Microcredenciais

MCTRD: Ansiedade em Contexto Académico

Créditos / ECTS

1 ECTS

Candidaturas

6 de janeiro a 9 de fevereiro de 2025

Periodo do curso

25 de fevereiro a 18 de março de 2025

Manter o bem-estar psicológico é essencial para uma vida equilibrada e saudável. Não obstante, segundo dados publicados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), entre 2004 e 2009, observou-se um aumento de cerca de 25% no consumo de ansiolíticos, hipnóticos, sedativos e antidepressivos, deixando Portugal acima da média dos países do grupo económico europeu.


A ansiedade pode ser definida como uma emoção que se refere ao futuro, caracterizada por perceções de incontrolabilidade e imprevisibilidade sobre situações bastantes aversivas (Barlow, 2002). Não obstante, a ansiedade também pode surgir em situações ditas normais do quotidiano. Assim, tal como defende Seco et al. (2012) a ansiedade nem sempre é uma dificuldade ou um problema, na medida em que permite, por exemplo, que o indivíduo se foque numa tarefa. No entanto, quando os níveis de ansiedade são elevados, poderá conduzir a quadros patológicos e comprometer a qualidade de vida do indivíduo.


Entre os diversos tipos de ansiedade, a ansiedade face às avaliações apresenta uma grande prevalência no Ensino Superior (Borralha, 2012). No entanto, após a pandemia Covid-19, os níveis de ansiedade dos estudantes do Ensino Superior aumentaram (Campos et al., 2021; Chang et al., 2021). Desta forma, numa perspetiva de prevenção, torna-se de extrema importância capacitar todos estudantes da Universidade Aberta (UAb) de modo que consigam implementar estratégias de redução dos níveis de ansiedade na sua vida pessoal, mas também em situações académicas, incluindo os momentos de avaliação.

Destinatários

O presente Curso destina-se apenas aos estudantes da Universidade Aberta.

Condições de Frequência

Estudantes que frequentam a Universidade Aberta, com prioridade para os de primeira matrícula.

Critérios de Admissão

1 – Ser estudante de 1ª matricula na UAb

2 – Ordem de chegada

Limite de Vagas: 40

Objetivos

  • Compreender o conceito de ansiedade e a sua sintomatologia;
  • Elaborar um plano de estratégias que visem a redução da ansiedade.
  • Compreender a ansiedade face às avaliações;
  • Compreender as diferentes estratégias de redução da ansiedade e da ansiedade
    face às avaliações;

Competências

No final do presente Curso cada estudante deverá ser capaz de conhecer e compreender o conceito de ansiedade e ansiedade face às avaliações, assim como a sintomatologia associada e as estratégias de redução de ansiedade. É ainda, importante que identifique e desenvolva estratégias individuais de redução dos níveis de ansiedade.

Avaliação

Os módulos do curso adotam o modelo de avaliação contínua, sendo a classificação final dos estudantes o resultado do trabalho desenvolvido ao longo da sua realização. A classificação final de cada estudante será feita tendo em conta as avaliações parcelares.
Participação nas interações propostas;


Terá em conta as seguintes dimensões:

  • E-atividades, que reflitam a aprendizagem adquirida (50%) – 10 valores
    – Nota: E-atividades dos módulos 1, 2 e 3
  • Realização de um trabalho final (e-atividade do módulo 4) traduzido num plano de redução da ansiedade adaptado às necessidades individuais, com reflexão crítica sobre o percurso realizado (50%) – 10 valores.

Regime Ensino

A modalidade de ensino/aprendizagem e de avaliação baseia-se num ambiente de turma virtual, com interação professor/estudante e estudante/ estudante em modo, essencialmente, assíncrono, assente em fóruns de discussão online.

No início da semana 1 será realizada uma sessão síncrona de forma que os estudantes presentes se conheçam e que sejam esclarecidas quaisquer questões sobre o desenvolvimento deste percurso formativo. No final da semana 3 será realizada, novamente, uma sessão síncrona com vista a explicar o trabalho de avaliação a realizar na semana seguinte, assim como esclarecer eventuais dúvidas aos estudantes.


Neste sentido, serão promovidas atividades de aprendizagem com recurso a ferramentas online adequadas, integradas num ambiente virtual (plataforma de e-learning), que permitam a flexibilidade temporal e espacial, enquanto caraterísticas das atuais metodologias de aprendizagem a distância (aprender em qualquer lugar, em qualquer momento).

Estrutura Curricular

  • Semana 1: Módulo 1 | A Ansiedade
  • Semana 2: Módulo 2 | Ansiedade face às avaliações
  • Semana 3: Módulo 3 | Reduzir a ansiedade é possível
  • Semana 4: Módulo 4 | Trabalho final

Formadores

Foto de Maria Goulão

Maria Goulão

Coordenador / Formador

Foto de Andrea Melanie Magalhães Sequeira

Andrea Sequeira

Formador