PPFCP: Happy Schools: como promover a felicidade nas escolas
Créditos / ECTS
Duração
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Periodo do curso
Custo
O tema da felicidade e do bem-estar está na ordem do dia. Sendo as escolas organizações vivas e dinâmicas, a felicidade e o bem-estar de quem as habita é foco de atenção.
O objetivo da formação é capacitar os formandos de conhecimentos sobre o conceito de Happy School e das vantagens que o seu estudo traz às escolas, pelas melhorias ou manutenção de boas práticas identificadas nas escolas que optam por seguir este modelo de atuação.
A orientação das escolas pelo modelo das escolas felizes pode contribuir para a melhoria do ambiente nas escolas, para o aumento do respeito pela diversidade e diferença que povoa as escolas, pela diminuição do bullying nos espaços escolares, por uma tomada de consciência de todos das melhorias a fazer ao ambiente escolar.
CANDIDATURAS EM: https://portal.uab.pt/alv/cursos_alv/happy-schools-como-promover-a-felicidade-nas-escolas/
Destinatários
Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para fins do artigo 9º, não releva para progressão em carreira na área cientifico-didática.
ÁREA DE FORMAÇÃO – Formação educacional geral e das organizações educativas
Registo de Acreditação – CCPFC/ACC-123074/24, CCPFC/ACC-123075/24
Condições de Frequência
É essencial que o formando possua uma conta de correio eletrónico ativa, disponha de acesso regular à internet e tenha conhecimentos informáticos básicos na ótica do utilizador.
Critérios de Admissão
Só são aceites candidaturas de:
- Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial do sistema educativo português, regulado pelo Estado através do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Objetivos
Os objetivos da formação pretendem levar os formandos a considerar como a felicidade das escolas pode:
- Ajudar a incorporar atividades de aprendizagem que promovam o desenvolvimento da felicidade das escolas.
- Melhorar as estratégias de ensino/aprendizagem existentes, nomeadamente criando ambientes e práticas letivas conducentes a um maior nível de felicidade da escolas;
Competências
- Conhecer e apropriar-se do conceito de Happy School ao nível nacional e internacional;
- Identificar fatores conducentes à felicidade ou infelicidade das escolas;
- Conhecer e aplicar estratégias/ferramentas para promover a felicidade das escolas;
- Conhecer os questionários Happy Schools para alunos e pais/encarregados de educação e aplicá-lo numa ou na sua turma, se viável;
- Fomentar práticas letivas e não letivas conducentes à felicidade das escolas, em consonância com o trabalho realizado ao longo da formação.
Avaliação
Trabalho final: Elaboração de uma planificação semanal promotora de uma Happy School, em articulação com a matriz curricular e o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade obrigatória.
Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a redação dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada:
- EXCELENTE: de 9 a 10 valores
- MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores
- BOM: de 6,5 a 7,9 valores
- REGULAR: de 5 a 6,4 valores
- INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores
Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a ação de formação frequentada.
A avaliação é contínua, compreendendo a participação nas discussões em fórum e a elaboração de um trabalho final.
Bibliografia
- Gramaxo, P., Flores, I., Dutschke, G. and Seabra, F. (2023). “What makes a school a happy school? Portuguese students’ perspectives.” Frontiers in Education 8:14. doi: 10.3389/feduc.2023.1267308.
- Gramaxo, P., Seabra, F., Abelha, M., & Dutschke, G. (2023). What makes a school a happy school? Parents´ perspectives. Education Sciences, 13(4), 375. doi:10.3390/educsci13040375
- UNESCO United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2016). Happy Schools! A framework for learner well-being in the Asia-Pacific. Paris: UNESCO Digital Library.
Available at: https://bangkok.unesco.org/content/happy-schools-framework-learner-well-being-asia-pacific
- Bin Mahfooz, S., & Normén-Smith, J. (2022). Going global with the Happy Schools framework: Supporting holistic school happiness to improve teaching, learning and well-being. Paris: UNESCO Digital Library.
Available at: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000382002
- UNESCO United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2022). Happy Schools guide and toolkit: A resource for happiness, learners´s well-being and social and emotional learning in the Asia-Pacific region. Paris: UNESCO Digital Library.
Available at:
https://bangkok.unesco.org/content/happy-schools-guide-and-toolkit-resource-happiness-learners-well-being-and-social-and
Regime Ensino
A formação orienta-se metodologicamente pelo modelo pedagógico em vigor na Universidade Aberta. As atividades de ensino e aprendizagem da formação serão realizadas em regime on-line (e-learning, com recurso a uma plataforma), valorizando-se formas de comunicação assíncronas.
Desenvolver-se-á uma aprendizagem com base na construção partilhada de conhecimentos, no trabalho colaborativo e na autoaprendizagem.
Os formandos participarão de forma assíncrona nos fóruns de discussão, após leitura individual da literatura fornecida. Realizarão trabalhos individuais, em pares ou em grupo, valorizando os seus conhecimentos e experiências profissionais.
Estrutura Curricular
Módulo de Ambientação online e apresentação (2 Horas)
Módulo 1 (5 Horas)
- Enquadramento teórico: o conceito de Happy Schools
1.1. As pessoas, os processos e os espaços como pilares para uma escola feliz
Módulo 2 (5 Horas)
- Happy Schools: a realidade portuguesa
2.1. A visão dos pais/encarregados de educação portugueses sobre o tema (debate)
2.2. A visão dos alunos portugueses sobre o tema (debate)
Módulo 3 (9 Horas)
- A Happy School dos formandos
3.1. Instrumentos que medem a felicidade das escolas portuguesas (devidamente autorizados pela Direção Geral de Educação)
3.2. Preparação/aplicação prática dos instrumentos nas escolas dos formandos (trabalho autónomo de grupo/individual)
Módulo 4 (9 Horas)
- Promover uma Happy School
4.1. A teoria na prática: estratégias ao nível da sala de aula (trabalho prático individual)
4.1. A teoria na prática: estratégias ao nível da escola (trabalho prático em grupo)
Módulo 5 (9 Horas)
- A Happy School dos formandos
5.1. Identificação e análise dos níveis/indicadores de felicidade da escola do formando
5.2. Elaboração uma de proposta de ação de melhoria a três indicadores encontrados (trabalho autónomo de grupo/individual)
Módulo 6 (9 Horas)
- Happy Schools na organização da prática letiva
6.1. Como agregar o conceito Happy School nos documentos estruturantes do Agrupamento (trabalho prático em grupo)
Avaliação final (4 Horas)
Formadores
Filipa Borges
Coordenador
Patricia Gramaxo
Formador