Formação Continua de Professores

PPFCP: Happy Schools: como promover a felicidade nas escolas

Créditos / ECTS

2 ECTS

Duração

52h

Candidaturas

6 de janeiro a 2 de março de 2025

Periodo do curso

18 de março a 16 de maio de 2025

Custo

153€

O tema da felicidade e do bem-estar está na ordem do dia. Sendo as escolas organizações vivas e dinâmicas, a felicidade e o bem-estar de quem as habita é foco de atenção.
O objetivo da formação é capacitar os formandos de conhecimentos sobre o conceito de Happy School e das vantagens que o seu estudo traz às escolas, pelas melhorias ou manutenção de boas práticas identificadas nas escolas que optam por seguir este modelo de atuação.

A orientação das escolas pelo modelo das escolas felizes pode contribuir para a melhoria do ambiente nas escolas, para o aumento do respeito pela diversidade e diferença que povoa as escolas, pela diminuição do bullying nos espaços escolares, por uma tomada de consciência de todos das melhorias a fazer ao ambiente escolar.


CANDIDATURAS EM: https://portal.uab.pt/alv/cursos_alv/happy-schools-como-promover-a-felicidade-nas-escolas/

Destinatários

Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para fins do artigo 9º, não releva para progressão em carreira na área cientifico-didática.


ÁREA DE FORMAÇÃO – Formação educacional geral e das organizações educativas

Registo de Acreditação – CCPFC/ACC-123074/24, CCPFC/ACC-123075/24

Condições de Frequência

É essencial que o formando possua uma conta de correio eletrónico ativa, disponha de acesso regular à internet e tenha conhecimentos informáticos básicos na ótica do utilizador.

Critérios de Admissão

Só são aceites candidaturas de:

  • Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial do sistema educativo português, regulado pelo Estado através do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivos

Os objetivos da formação pretendem levar os formandos a considerar como a felicidade das escolas pode:

  • Ajudar a incorporar atividades de aprendizagem que promovam o desenvolvimento da felicidade das escolas.
  • Melhorar as estratégias de ensino/aprendizagem existentes, nomeadamente criando ambientes e práticas letivas conducentes a um maior nível de felicidade da escolas;

Competências

  • Conhecer e apropriar-se do conceito de Happy School ao nível nacional e internacional;
  • Identificar fatores conducentes à felicidade ou infelicidade das escolas;
  • Conhecer e aplicar estratégias/ferramentas para promover a felicidade das escolas;
  • Conhecer os questionários Happy Schools para alunos e pais/encarregados de educação e aplicá-lo numa ou na sua turma, se viável;
  • Fomentar práticas letivas e não letivas conducentes à felicidade das escolas, em consonância com o trabalho realizado ao longo da formação.

Avaliação

Trabalho final: Elaboração de uma planificação semanal promotora de uma Happy School, em articulação com a matriz curricular e o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade obrigatória.

Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a redação dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada:

  • EXCELENTE: de 9 a 10 valores
  • MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores
  • BOM: de 6,5 a 7,9 valores
  • REGULAR: de 5 a 6,4 valores
  • INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores

Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a ação de formação frequentada.
A avaliação é contínua, compreendendo a participação nas discussões em fórum e a elaboração de um trabalho final.

Bibliografia

  • Gramaxo, P., Flores, I., Dutschke, G. and Seabra, F. (2023). “What makes a school a happy school? Portuguese students’ perspectives.” Frontiers in Education 8:14. doi: 10.3389/feduc.2023.1267308.
  • Gramaxo, P., Seabra, F., Abelha, M., & Dutschke, G. (2023). What makes a school a happy school? Parents´ perspectives. Education Sciences, 13(4), 375. doi:10.3390/educsci13040375
  • UNESCO United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2016). Happy Schools! A framework for learner well-being in the Asia-Pacific. Paris: UNESCO Digital Library.
    Available at: https://bangkok.unesco.org/content/happy-schools-framework-learner-well-being-asia-pacific
  • Bin Mahfooz, S., & Normén-Smith, J. (2022). Going global with the Happy Schools framework: Supporting holistic school happiness to improve teaching, learning and well-being. Paris: UNESCO Digital Library.
    Available at: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000382002
  • UNESCO United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2022). Happy Schools guide and toolkit: A resource for happiness, learners´s well-being and social and emotional learning in the Asia-Pacific region. Paris: UNESCO Digital Library.
    Available at:
    https://bangkok.unesco.org/content/happy-schools-guide-and-toolkit-resource-happiness-learners-well-being-and-social-and

Regime Ensino

A formação orienta-se metodologicamente pelo modelo pedagógico em vigor na Universidade Aberta. As atividades de ensino e aprendizagem da formação serão realizadas em regime on-line (e-learning, com recurso a uma plataforma), valorizando-se formas de comunicação assíncronas.
Desenvolver-se-á uma aprendizagem com base na construção partilhada de conhecimentos, no trabalho colaborativo e na autoaprendizagem.

Os formandos participarão de forma assíncrona nos fóruns de discussão, após leitura individual da literatura fornecida. Realizarão trabalhos individuais, em pares ou em grupo, valorizando os seus conhecimentos e experiências profissionais.

Estrutura Curricular

Módulo de Ambientação online e apresentação (2 Horas)

Módulo 1 (5 Horas)

  1. Enquadramento teórico: o conceito de Happy Schools
    1.1. As pessoas, os processos e os espaços como pilares para uma escola feliz

Módulo 2 (5 Horas)

  1. Happy Schools: a realidade portuguesa
    2.1. A visão dos pais/encarregados de educação portugueses sobre o tema (debate)
    2.2. A visão dos alunos portugueses sobre o tema (debate)

Módulo 3 (9 Horas)

  1. A Happy School dos formandos
    3.1. Instrumentos que medem a felicidade das escolas portuguesas (devidamente autorizados pela Direção Geral de Educação)
    3.2. Preparação/aplicação prática dos instrumentos nas escolas dos formandos (trabalho autónomo de grupo/individual)

Módulo 4 (9 Horas)

  1. Promover uma Happy School
    4.1. A teoria na prática: estratégias ao nível da sala de aula (trabalho prático individual)
    4.1. A teoria na prática: estratégias ao nível da escola (trabalho prático em grupo)

Módulo 5 (9 Horas)

  1. A Happy School dos formandos
    5.1. Identificação e análise dos níveis/indicadores de felicidade da escola do formando
    5.2. Elaboração uma de proposta de ação de melhoria a três indicadores encontrados (trabalho autónomo de grupo/individual)

Módulo 6 (9 Horas)

  1. Happy Schools na organização da prática letiva
    6.1. Como agregar o conceito Happy School nos documentos estruturantes do Agrupamento (trabalho prático em grupo)

Avaliação final (4 Horas)

Formadores

Foto de Filipa Isabel Barreto de Seabra Borges

Filipa Borges

Coordenador

Foto de Patricia Leonor Mendes Gramaxo

Patricia Gramaxo

Formador