Os Jesuitas e a Cultura Portuguesa: Roteiros Materiais e Imateriais

Introdução

O património jesuíta em Portugal, tanto cultural como edificado, destaca-se como um legado de enorme relevância, construído ao longo de séculos, desde a chegada da Companhia de Jesus ao país. Este legado marcou profundamente alguns dos momentos mais decisivos da história portuguesa, desde as descobertas geográficas – que facilitaram o contacto com culturas asiáticas, africanas e indígenas brasileiras, bem como com os grandes centros políticos, religiosos e culturais da Europa – até às transformações da época pombalina e aos acontecimentos do século XX, atravessado pela ditadura e culminando na Revolução dos Cravos.

O impacto das instituições jesuítas manifesta-se na codificação de práticas como os Exercícios Espirituais, nas metodologias pedagógicas implementadas nos colégios e na construção de grandes igrejas, que moldaram o panorama artístico, religioso e cultural de Portugal, influências que ainda hoje se fazem sentir.


São precisamente esses patrimónios materiais e imateriais, herança da tradição jesuíta, que constituem os eixos temáticos essenciais desta microcredencial. Compreender e enquadrar a complexidade histórica destes testemunhos é fundamental para identificar oportunidades de oferta turística que combinem experiências recreativas com um enriquecimento cultural profundo, permitindo um contacto singular com uma das dimensões mais marcantes da identidade portuguesa.

Objetivos

A presente microcredencial tem como principal objetivo dotar o estudante de aptidões que permitam conhecer a realidade nacional, por forma a melhor compreender o potencial de oferta e trabalhá-lo com vista ao público-alvo desejado. A existência do património religioso em Portugal deve-se em grande medida à presença e atividade das ordens e congregações religiosas cristãs (e particularmente as católicas), desde a fundação do país e ao longo da sua história. Neste sentido, a conceção de ofertas turísticas que tenham como finalidade dar a conhecer a diversidade, autenticidade e vitalidade desse mesmo património carece necessariamente de um estudo mais localizado sobre esta temática, procurando o seu enquadramento e compreensão. Pretende-se com esta microcredencial munir os estudantes de uma visão histórica e sinóptica das ordens
religiosas, potenciando assim a projeção turística do património religioso. Os alunos terão não apenas contacto com a história destas instituições, mas ficarão também a conhecer uma linguagem, material e simbólica, que permitirá identificar e compreender este legado, de forma a enriquecer, qualificando, as suas ofertas turísticas.

Competências

  • Compreender criticamente a importância dos Jesuítas na edificação do património artístico e arquitetónico em Portugal;
  • Adquirir um conhecimento abrangente que permita diálogo com outras disciplinas, por forma a ser um fator de enriquecimento para o aluno.
  • Compreender os conceitos e as práticas relevantes que influenciaram a cultura promovida pelos jesuítas portugueses e que continuam a oferecer experiências marcantes no âmbito do turismo religioso;
  • Identificar símbolos e figuras fundamentais da história dos Jesuítas em Portugal;
  • Conhecer e identificar o património religioso material e imaterial que potencie a criação de roteiros turísticos;
  • Identificar os recursos e os agentes essenciais para a prática do turismo religioso, com foco particular na presença jesuíta;
  • Conceber uma proposta de atividade no âmbito do turismo religioso, com foco particular nas práticas inerentes à tradição jesuíta;

Destinatários

1) Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas da história do Turismo religioso;
2) Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários;
3) Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, mONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras.

Pré-requisitos para a Frequência do Curso

Tratando-se de um curso de ensino a distância na modalidade de e-learning, a sua frequência exige que as/os candidatas/os tenham acesso a computador com ligação à Internet e possuam conhecimentos de informática, na ótica do utilizador. É também recomendável a competência de leitura de textos noutros idiomas.

Critérios de Admissão

a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;
b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Bibliografia

ABREU, Luís Machado de, FRANCO, José Eduardo (coords.), Para a História das Ordens e Congregações Religiosas em Portugal, na Europa e no Mundo, 2 vols., Lisboa, Paulinas, 2014.
AZEVEDO, Carlos A. Moreira de (dir.), História Religiosa de Portugal, 3 vols., Lisboa,


Círculo de Leitores/Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, 2000-2002.


AZEVEDO, Carlos A. Moreira de (dir.), 4 vols., Dicionário de História Religiosa de Portugal, Círculo de Leitores/Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, 2000-2001.


FRANCO, José Eduardo (dir.), Dicionário Histórico das Ordens: Institutos Religiosos e Outras Formas de Vida Consagrada Católica em Portugal, Lisboa, Gradiva, 2010.


VILLARES, Artur, As Congregações Religiosas em Portugal (1901-1926), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

Estrutura Curricular

Introdução
1.1. A figura de Sto. Inácio de Loiola;
1.2. O nascimento da Companhia de Jesus;
1.3. A expansão da Companhia pelo mundo;
1.4. Glossário técnico fundamental.

Exercícios espirituais
2.1. O significado dos Exercícios espirituais;
2.2. O governo de si próprio e o governo da Companhia;
2.3. A tradição dos Exercícios em Portugal;
2.4. Uma experiência espiritual para religiosos e não religiosos.

Os jesuítas entre política e cultura
3.1. Breve história e contextualização;
3.2. À descoberta do mundo e de si próprios: as autobiografias;
3.3. Portugal cruzamento das rotas jesuítas: dicionários e cartas de missão;
3.4. Grandes figuras jesuítas portuguesas;
3.5. Conflitos políticos e culturais da Companhia em Portugal;
3.6. A revista Brotéria.

O mapa do património jesuíta em Portugal
4.1. Distribuição geográfica do património jesuíta;
4.2. Influências e heranças da arquitectura jesuíta;
4.3. Principais colégios jesuítas em Portugal;
4.4. Principais Igrejas jesuítas em Portugal.

Avaliação e Classificação Final

A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos
seguintes elementos e critérios:

  • Trabalho final – 70%
  • Presença e participação nas atividades propostas – 30%

Assim, a avaliação final do módulo é atribuída pela média simples numa escala de 0 a 10 valores. A classificação final do curso traduz a média da avaliação obtida nos módulos, expressa na escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota final igual ou superior a 9,5 valores.