MC: Comunicação em Saúde

Duração
Candidaturas
Periodo do curso
Custo
A microcredencial Comunicação em Saúde pretende definir estratégias que aproximem instituições na área da saúde dos seus utentes, familiares, parceiros sociais e institucionais e dos media. O objetivo final é facilitar o diálogo em circunstâncias que geralmente são de maior tensão e fragilidade, promovendo a confiança na informação prestada, adequada às circunstâncias, e em momentos distintos.
Esta formação é particularmente importante dada a valorização que é dada à Saúde pela população, enquanto existem reconhecidas falhas na literacia sobre esta matéria, e por outro lado, a diversidade de interlocutores com que as instituições têm hoje que se relacionar. Ainda a ter em conta, a quantidade de informação hoje disponível, através das mais diversas fontes, sem que exista capacidade de distinguir a sua qualidade ou veracidade.
Uma informação clara e credível, permite ao cidadão tomar decisões informadas, que promovem não só o seu bem-estar, mas também o capacitam como agente de informação na comunidade e traz mais tranquilidade às instituições.
Os profissionais da linha da frente são, muitas vezes, os primeiros responsáveis pela comunicação mais decisiva, em contextos críticos, como assistimos por exemplo, durante a pandemia.
Destinatários
Gestores e administradores hospitalares, médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde, responsáveis pelo atendimento ao público e pela comunicação institucional, farmácias comunitárias, centros de saúde, clínicas e consultórios médicos, entidades públicas e privadas.
Condições de Frequência
Maiores de 23, residentes em Portugal com 12º ano como escolaridade obrigatória mínima.
Critérios de Admissão
1º Ter submetido candidatura completa
2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação por nossos parceiros
3º Ordem cronológica do registo da candidatura
Nº DE VAGAS: 50 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras)
Objetivos
– Tornar a comunicação assertiva e orientada para os objetivos institucionais
– Definir orientações prioritárias na comunicação com diferentes interlocutores: o tempo e a forma.
– Identificar conceitos e mensagens e encontrar soluções para os transmitir de forma rigorosa, mas percetível para o público-alvo.
– Transformar linguagem técnica e científica em termos acessíveis a uma audiência com baixa literacia
– Definir momentos críticos ou de crise, na gestão da informação institucional.
– Distinguir as melhores estratégias: comunicação oral, escrita, redes sociais, media e outros.
– Compreender a comunicação como estratégia de prevenção e de reação, em diferentes contextos.
– Distinguir causas e consequências de uma informação fidedigna vs desinformação.
Competências
– Saber identificar obstáculos a uma comunicação eficaz
– Implementar e desenvolver confiança na interação com o público
– Saber gerir a comunicação adequada a cada momento e a cada interlocutor
– Aplicar estratégias que garantem uma informação objetiva, rigorosa e geradora de confiança
– Aplicar técnicas de comunicação adequadas para as funções a desempenhar: linguagem verbal e não verbal, da comunicação escrita à oralidade.
Avaliação
Avaliação contínua ao longo do módulo: participação nos fóruns de discussão abertos no espaço do curso, trabalhos individuais e realização de uma e-atividade em grupo a submeter na plataforma.
Bibliografia
Consultar o Guia de Curso.
Regime Ensino
Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte do formador.
As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas previamente agendadas para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares.
Os formandos têm flexibilidade temporal, acesso permanente aos textos, troca de experiências com os seus pares e orientação online por parte do formador.
Estrutura Curricular
Semana 1
Apresentação e Introdução ao tema
Semana 2
Como tornar a minha comunicação assertiva?
Semana 3
Comunicação oral e escrita
Semana 4
Planear a comunicação
Semana 5
Gerir a comunicação: da prevenção à reação.
Semana 6
O processo de comunicação assertiva em saúde
Formadores
Filipa Burnay
Coordenador / Formador
Isabelle Marques
Coordenador