Microcredenciais

MC: Comunicação em Saúde

Duração

52 horas

Candidaturas

10 de abril a 9 de maio de 2025

Periodo do curso

20 de maio a 8 de julho de 2025

Custo

Gratuito

A microcredencial Comunicação em Saúde pretende definir estratégias que aproximem instituições na área da saúde dos seus utentes, familiares, parceiros sociais e institucionais e dos media. O objetivo final é facilitar o diálogo em circunstâncias que geralmente são de maior tensão e fragilidade, promovendo a confiança na informação prestada, adequada às circunstâncias, e em momentos distintos.


Esta formação é particularmente importante dada a valorização que é dada à Saúde pela população, enquanto existem reconhecidas falhas na literacia sobre esta matéria, e por outro lado, a diversidade de interlocutores com que as instituições têm hoje que se relacionar. Ainda a ter em conta, a quantidade de informação hoje disponível, através das mais diversas fontes, sem que exista capacidade de distinguir a sua qualidade ou veracidade.


Uma informação clara e credível, permite ao cidadão tomar decisões informadas, que promovem não só o seu bem-estar, mas também o capacitam como agente de informação na comunidade e traz mais tranquilidade às instituições.

Os profissionais da linha da frente são, muitas vezes, os primeiros responsáveis pela comunicação mais decisiva, em contextos críticos, como assistimos por exemplo, durante a pandemia.

Destinatários

Gestores e administradores hospitalares, médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde, responsáveis pelo atendimento ao público e pela comunicação institucional, farmácias comunitárias, centros de saúde, clínicas e consultórios médicos, entidades públicas e privadas.

Condições de Frequência

Maiores de 23, residentes em Portugal com 12º ano como escolaridade obrigatória mínima.

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa
2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação por nossos parceiros
3º Ordem cronológica do registo da candidatura


Nº DE VAGAS: 50 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras)

Objetivos

– Tornar a comunicação assertiva e orientada para os objetivos institucionais
– Definir orientações prioritárias na comunicação com diferentes interlocutores: o tempo e a forma.
– Identificar conceitos e mensagens e encontrar soluções para os transmitir de forma rigorosa, mas percetível para o público-alvo.
– Transformar linguagem técnica e científica em termos acessíveis a uma audiência com baixa literacia
– Definir momentos críticos ou de crise, na gestão da informação institucional.
– Distinguir as melhores estratégias: comunicação oral, escrita, redes sociais, media e outros.
– Compreender a comunicação como estratégia de prevenção e de reação, em diferentes contextos.
– Distinguir causas e consequências de uma informação fidedigna vs desinformação.

Competências

– Saber identificar obstáculos a uma comunicação eficaz
– Implementar e desenvolver confiança na interação com o público
– Saber gerir a comunicação adequada a cada momento e a cada interlocutor
– Aplicar estratégias que garantem uma informação objetiva, rigorosa e geradora de confiança
– Aplicar técnicas de comunicação adequadas para as funções a desempenhar: linguagem verbal e não verbal, da comunicação escrita à oralidade.

Avaliação

Avaliação contínua ao longo do módulo: participação nos fóruns de discussão abertos no espaço do curso, trabalhos individuais e realização de uma e-atividade em grupo a submeter na plataforma.

Bibliografia

Consultar o Guia de Curso.

Regime Ensino

Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte do formador.

As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas previamente agendadas para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares.

Os formandos têm flexibilidade temporal, acesso permanente aos textos, troca de experiências com os seus pares e orientação online por parte do formador.

Estrutura Curricular

Semana 1
Apresentação e Introdução ao tema

Semana 2
Como tornar a minha comunicação assertiva?

Semana 3
Comunicação oral e escrita

Semana 4
Planear a comunicação

Semana 5
Gerir a comunicação: da prevenção à reação.

Semana 6
O processo de comunicação assertiva em saúde

Formadores

Foto de Filipa Penha Gonçalves Burnay

Filipa Burnay

Coordenador / Formador

Foto de Isabelle Duarte Simões Marques

Isabelle Marques

Coordenador