MCT: Ordens Religiosas em Portugal: Património Material e Imaterial

Duração
Candidaturas
Periodo do curso
Custo
A riqueza do património religioso em Portugal, tanto cultural como edificado, evidencia a importância de um legado que se foi construindo a partir a fundação do país, desde logo com a ação determinante das ordens militares que auxiliaram na fixação e povoamento do território. Reconhece-se, por isso, uma realidade plena de significado simbólico e material que potencia a criação de programas diferenciados e qualificados. O papel de instituições como as ordens religiosas constitui os eixos temáticos essenciais desta microcredencial. Importa, por isso, compreender e enquadrar a complexidade histórica destes testemunhos, para poder identificar oportunidades de oferta turística que se configurem, em simultâneo, em experiências recreativa e culturalmente relevantes.
Destinatários
- Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas da história do Turismo religioso;
- Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários;
- Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras.
Condições de Frequência
- Titulares que tenha obtido, no mínimo, o grau de ensino secundário completo (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;
- Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.
Critérios de Admissão
1º Ter submetido candidatura completa
2º Ordem cronológica do registo da candidatura
Objetivos
A presente microcredencial tem como principal objetivo dotar o estudante de aptidões que permitam conhecer a realidade nacional, por forma a melhor compreender o potencial de oferta e trabalhá-lo com vista ao público-alvo desejado.
A existência do património religioso em Portugal deve-se em grande medida à presença e atividade das ordens e congregações religiosas cristãs (e particularmente as católicas), desde a fundação do país e ao longo da sua história. Neste sentido, a conceção de ofertas turísticas que tenham como finalidade dar a conhecer a diversidade, autenticidade e vitalidade desse mesmo património carece necessariamente de um estudo mais localizado sobre esta temática, procurando o seu enquadramento e compreensão.
Pretende-se com esta microcredencial munir os estudantes de uma visão histórica e sinóptica das ordens religiosas, potenciando assim a projeção turística do património religioso. Os alunos terão não apenas contacto com a história destas instituições, mas ficarão também a conhecer uma linguagem, material e simbólica, que permitirá identificar e compreender este legado, de forma a enriquecer, qualificando, as suas ofertas turísticas.
Competências
- Compreender criticamente a importância das ordens religiosas na edificação do património religioso em Portugal;
- Conhecer e compreender conceitos técnicos relevantes para a prática do turismo religioso;
- Identificar símbolos e figuras fundamentais da história religiosa em Portugal;
- Conhecer e identificar património religioso material e imaterial que potencie a criação de roteiros turísticos;
- Conceber uma proposta de atividade no âmbito do turismo religioso;
- Adquirir conhecimento abrangente que permita o diálogo com outras disciplinas, por forma a ser um fator de enriquecimento para o aluno.
Avaliação
A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios:
- Presença e participação nas atividades propostas – 30%;
- Trabalho final – 70%.
Assim, a avaliação final do módulo é atribuída pela média simples numa escala de 0 a 10 valores. A classificação final do curso traduz a média da avaliação obtida nos módulos, expressa na escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota final igual ou superior a 9,5 valores.
Bibliografia
ABREU, Luís Machado de, FRANCO, José Eduardo (coords.), Para a História das Ordens e Congregações Religiosas em Portugal, na Europa e no Mundo, 2 vols., Lisboa, Paulinas, 2014.
AZEVEDO, Carlos A. Moreira de (dir.), História Religiosa de Portugal, 3 vols., Lisboa, Círculo de Leitores/Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, 2000-2002.
AZEVEDO, Carlos A. Moreira de (dir.), 4 vols., Dicionário de História Religiosa de Portugal, Círculo de Leitores/Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, 2000-2001.
FRANCO, José Eduardo (dir.), Dicionário Histórico das Ordens: Institutos Religiosos e Outras Formas de Vida Consagrada Católica em Portugal, Lisboa, Gradiva, 2010.
VILLARES, Artur, As Congregações Religiosas em Portugal (1901-1926), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
Estrutura Curricular
- 1. Introdução
1.1. Conceitos de ordem e congregação religiosa
1.2. Tipologia das ordens religiosas (e.g., monásticas, militares, mendicantes, regrantes)
1.3. A atração das vidas extremas
1.4. Glossário técnico fundamental
- 2. Ordens e congregações religiosas em Portugal
2.1. A Cruzada do Ocidente: a importância das ordens militares na consolidação do território nacional
2.2. O esplendor da austeridade: as ordens monásticas em Portugal
2.3. Partir para aproximar: a implementação das ordens mendicantes
2.4. O boom contemporâneo das congregações religiosas
2.5. Da fuga mundi ao regressus mundi: a emergência dos institutos seculares e instituições afins - 3. Simbologia e imagética
3.1. Cores, hábitos e vestes
3.2. Símbolos e iconografia
3.3. Principais figuras e imagens - 4. Recursos fundamentais
4.1. Inventário patrimonial: o site da Direção-Geral do Património Cultural
4.2. Dicionários e repertórios impressos e digitais
Formadores
António Martins
Coordenador
José Franco
Coordenador / Formador
José Porfírio
Coordenador
Maria Andrade
Formador
Paula Carreira
Formador