MCT: Psico-Oncologia II

Duração
Candidaturas
Periodo do curso
Custo
Os cuidadores informais na doença oncológica são atualmente um grande foco de atenção e intervenção. Embora não estejam disponíveis estimativas recentes que registem o número de cuidadores de doentes oncológicos em Portugal, sabe-se que quem cuida é, maioritariamente, familiar direto do doente, passando por um processo de mudança e consequente reorganização da estrutura familiar.
Considerando as elevadas taxas de incidência da doença oncológica, o número de cuidadores informais tenderá a aumentar. Os familiares cuidadores de doentes com cancro desempenham um papel crítico no suporte e prestação de cuidados que providenciam aos pacientes durante o período de tratamento da doença oncológica, havendo naturalmente um impacto na sua saúde física e psicológica, autonomia e relações sociais.
Atualmente, é sabido que a intervenção em grupo, quer para doentes, sobreviventes e cuidadores, pode dar resposta a aos seus principais problemas. É de referir que a telepsicologia se assume hoje como uma nova estratégia de entrega de cuidados à distância, pelo que também neste contexto, podemos identificar intervenções mediadas pelas novas tecnologias da informação e da comunicação.
Esta unidade curricular visa promover a aquisição de conhecimentos sobre o familiar como cuidador informal e a qualidade de vida na fase de sobrevivência, com destaque para os riscos psicossociais associados ao regresso ao trabalho. São igualmente tratados aspetos relacionados com as intervenções psicoeducativas com doentes, sobreviventes e cuidadores, designadamente as intervenções mediadas pelas novas tecnologias da informação e da comunicação.
Destinatários
- Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas de turismo e bem-estar;
- Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários;
- Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras.
Condições de Frequência
a) Titulares que tenham obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;
b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.
Critérios de Admissão
1º Ter submetido candidatura completa
2º Ordem cronológica do registo da candidatura
Objetivos
Com a presente unidade curricular, pretende-se essencialmente promover a aquisição de conhecimentos sobre o familiar como cuidador informal e a qualidade de vida na fase de sobrevivência, com destaque para os riscos psicossociais associados ao regresso ao trabalho, mas também sobre as intervenções psicoeducativas atualmente disponíveis para doentes, sobreviventes e cuidadores.
Assim, os objetivos são:
- Explorar e refletir acerca do papel do familiar como cuidador informal;
- Examinar a qualidade de vida na sobrevivência;
- Identificar e analisar intervenções psicoeducativas na doença oncológica;
- Identificar e analisar intervenções psicoeducativas à distância na doença oncológica.
Competências
Espera-se que os participantes adquiram as seguintes competências que lhes serão certificadas/ identificadas no documento certificador desta microcredencial:
- Compreender a importância do familiar cuidador na doença oncológica;
- Reconhecer as necessidades psicossociais do familiar cuidador;
- Caraterizar a qualidade de vida dos sobreviventes;
- Reconhecer a importância das intervenções psicoeducativas na doença oncológica;
- Conhecer intervenções psicoeducativas à distância na doença oncológica.
Avaliação
Todos os módulos do curso são sujeitos a avaliação que integra:
- Uma componente contínua ao longo do módulo (participação no fórum de discussão e eventual realização de e-atividades intermédias);
- Uma componente final do módulo baseada na realização de uma e-atividade final que pode revestir qualquer forma (trabalho, teste, projeto, etc.).
Assim, a avaliação final do módulo é atribuída pela média simples numa escala de 0 a 10 valores.
A classificação final do curso traduz a média da avaliação obtida nos módulos, expressa na escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota final igual ou superior a 9,5 valores.
Bibliografia
Albuquerque, E., & Cabral, A. S. (2015). Psico-oncologia. Temas fundamentais. Lisboa: Lidel.
Bártolo, A., Emelda, P., Rodrigues, F., Pereira, A., Monteiro, S., & Santos, I. M. (2017). Effectiveness of psycho-educational interventions with telecommunication technologies on emotional distress and quality of life of adult cancer patients: a systematic review. Disability and Rehabilitation, 7, 1-9. doi: 10.1080/09638288.2017.1411534.
Leykin, Y., Thekdi, S. M., Shumay, D. M., Muñoz, R. F., Riba, M., & Dunn, L. B. (2012). Internet interventions for improving psychological well-being in psycho-oncology. Review and recommendations. Psychooncology, 21(9), 1016-1025. doi: 10.1002/pon.1993
Rodin, G. (2018). From evidence to implementation. The global challenge for psychosocial oncology. Psychooncology, 27(10), 2310-2316. doi: 10.1002/pon.4837.
Estrutura Curricular
1. A família e a doença oncológica: o familiar como cuidador informal
- Conceito de cuidador informal;
- Impacto do cancro pediátrico e juvenil nos pais e cuidadores;
- Impacto do cancro adulto e idoso nos cuidadores.
2. Qualidade de vida na sobrevivência
- Caraterização da qualidade de vida nos sobreviventes;
- Instrumentos de avaliação da qualidade de vida dos sobreviventes;
- Sequelas a longo prazo;
- Capacidade para o trabalho após o cancro.
3. Intervenção psicoeducativa na doença oncológica
- Conceito de intervenções psicoeducativas;
- Eficácia das intervenções psicoeducativas;
- Intervenções psicoeducativas à distância.
Formadores
António Martins
Coordenador
José Porfírio
Coordenador
Monique Palma
Coordenador
Sara Monteiro
Formador