MCT: Turismo e Digitalização

Duração
Candidaturas
Periodo do curso
Custo
O sector do turismo está a passar por uma transformação digital acelerada, impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças no comportamento dos consumidores. Ferramentas digitais como inteligência artificial, big data, realidade aumentada e plataformas online estão a reconfigurar a forma como os serviços turísticos são concebidos, promovidos e consumidos.
A digitalização oferece oportunidades para melhorar a experiência do cliente, otimizar operações e criar modelos de negócio mais sustentáveis. No entanto, também apresenta desafios, como a necessidade de adaptação às novas tecnologias, a gestão de dados pessoais e a competição em mercados digitais globais.
Destinatários
- Todas as pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento na área do turismo e digitalização;
- Todos os profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados às atividades que compõem o setor turístico;
- Todos os alunos universitários.
Condições de Frequência
Tratando-se de um curso de ensino a distância na modalidade de e-learning, a sua frequência exige que as/os candidatas/os tenham acesso a computador com ligação à Internet e possuam conhecimentos de informática, na ótica do utilizador. É também recomendável a competência de leitura de textos noutros idiomas.
Critérios de Admissão
a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;
b) O titular com residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.
Objetivos
- Compreender o impacto da digitalização no sector do turismo.
- Identificar as principais tendências tecnológicas e digitais aplicáveis ao turismo.
- Desenvolver competências para implementar ferramentas digitais na gestão e promoção de serviços turísticos.
- Avaliar os desafios éticos e operacionais associados à transformação digital no turismo.
- Explorar casos práticos e boas práticas de digitalização no sector.
Competências
- Compreender o papel de plataformas digitais básicas no turismo (redes sociais, marketing online).
- Identificar oportunidades iniciais para a digitalização de serviços turísticos.
- Reconhecer como tecnologias digitais podem apoiar práticas sustentáveis.
- Criar conteúdos simples e eficazes para atrair turistas online.
Avaliação
- Uma componente contínua ao longo do módulo (participação no fórum de discussão e eventual realização de e-atividades intermédias);
- Uma componente final do módulo baseada na realização de uma e-atividade final que pode revestir qualquer forma (trabalho, teste, projeto, etc.).
- Os instrumentos de avaliação de um módulo têm o mesmo peso e, por isso, a avaliação final do módulo é dada pela média simples das 2 ou 3 provas realizadas, numa escala de 0 a 20 valores.
- A média final da avaliação dos módulos traduz a classificação final.
Bibliografia
Harnessing Technology for Smart Destinations (2020). www.unwto.org.
OECD Tourism Trends and Policies Report (2021). www.oecd.org.
Castela, A. (2024). Resenha: Turismo digital. Uma comunicação para nómadas intermitentes.
Guimarães, A. S., Poggi, M., & Borges. (2010). E-TURISMO: INTERNET E NEGÓCIOS DO TURISMO. Cengage Learning Edições Ltda.
Moutinho, L., Abranja, N., Vargas-Sánchez, A., & Rodrigues, T. (2023). Turismo e Hotelaria: Futureland. Sustentabilidade e Tecnologías para o futuro. Lidel–Edições Técnicas.
Serra, J. (2008). As Tecnologias de Informação e Comunicação no Turismo:-a emergência do e-tourism.
Milheiro, E., Costa, C., & Santos, B. S. (2010). A informação turística e as tecnologias da informação e da comunicação: o caso português. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(13/14), 871-881.
Regime Ensino
As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em regime de ensino a distância, em ambiente completamente virtual com recurso a uma plataforma de e-learning.
O curso é antecedido por um módulo inicial de Ambientação Online com a duração de uma semana, com o objetivo de permitir que as/os estudantes se familiarizem com o ambiente de trabalho da PlataformAbERTA da Universidade Aberta e adquiram competências fundamentais de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual.
Estrutura Curricular
MÓDULO 1: Introdução à Digitalização no Turismo
- Conceitos-chave de digitalização e transformação digital no setor do turismo.
- Impactos das tecnologias digitais nas operações, gestão e experiência do cliente.
- Tendências atuais e exemplos práticos de digitalização em destinos e empresas turísticas.
- Desafios e oportunidades da adoção tecnológica no turismo.
MÓDULO 2: Ferramentas Digitais no Turismo
- Plataformas e ferramentas digitais essenciais: CRM, sistemas de reservas, gestão de reputação online.
- Aplicações práticas das ferramentas digitais na operação turística e atendimento ao cliente.
- Tecnologias emergentes: realidade aumentada, realidade virtual, visitas interativas.
- Seleção e adaptação de ferramentas conforme o tipo e escala de negócio turístico.
MÓDULO 3: Comunicação e Promoção Digital
- Fundamentos da comunicação digital e sua aplicação no turismo.
- Criação de conteúdos atrativos: texto, imagem e vídeo para promoção online.
- Introdução ao storytelling digital para fortalecer a identidade de marca.
- Utilização estratégica de redes sociais para promoção de destinos e serviços turísticos.
MÓDULO 4: Turismo Sustentável e Digitalização
- Conceito de turismo sustentável e o papel das tecnologias digitais na sua promoção.
- Ferramentas digitais para gestão eficiente de recursos e redução de impactos ambientais.
- Casos práticos de destinos e empresas que integram sustentabilidade e digitalização.
- Desenvolvimento de pequenas iniciativas digitais com impacto positivo no turismo sustentável.
Formadores
António Martins
Coordenador
José Porfírio
Coordenador
Michele Rosa
Formador
Maria Rocha
Formador