MCT: Turismo Acessivel e Inclusivo

Duração
Candidaturas
Periodo do curso
Custo
O Turismo Acessível e Inclusivo assume-se como um imperativo ético, legal e estratégico num setor cada vez mais atento à diversidade dos seus públicos. A promoção da acessibilidade no turismo visa garantir que todas as pessoas, independentemente das suas capacidades físicas, sensoriais, cognitivas ou socioeconómicas, possam usufruir, de forma autónoma e digna, de experiências turísticas seguras e enriquecedoras. Este curso procura dotar os formandos de conhecimentos e ferramentas para identificar barreiras, propor soluções inclusivas e promover um turismo mais justo, sustentável e centrado na pessoa.
Destinatários
- Todas as pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento na área do turismo e inclusão;
- Todos os profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados às atividades que compõem o setor turístico;
- Todos os alunos universitários.
Condições de Frequência
Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:
a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;
b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.
Critérios de Admissão
1º Ter submetido candidatura completa
2º Ordem cronológica do registo da candidatura
Objetivos
- Compreender os fundamentos e o enquadramento legal e social do turismo acessível e inclusivo;
- Identificar as principais barreiras à acessibilidade em contextos turísticos e propor medidas de melhoria;
- Conhecer boas práticas e casos de sucesso em turismo inclusivo a nível nacional e internacional;
- Desenvolver competências para planear e implementar estratégias de acessibilidade e inclusão no setor do turismo.
Competências
- Capacidade de análise crítica das condições de acessibilidade em diferentes contextos turísticos;
- Competência para aplicar princípios de design universal e inclusão no planeamento turístico;
- Aptidão para comunicar e sensibilizar stakeholders sobre a importância da acessibilidade;
- Conhecimento técnico para contribuir para a construção de produtos, serviços e experiências turísticas inclusivas.
Avaliação
A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios:
• Participação nas atividades propostas – 40%
• Trabalho final – 60%
Consideram-se com aproveitamento e credores da Microcredencial em Turismo Acessível e Inclusivo os formandos que obtiverem numa escala de 0 a 20, em cada um dos módulos 1 e 2, uma classificação igual ou superior a 8 valores e, no conjunto dos dois módulos, uma média mínima de 9,5 valores.
Bibliografia
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World Tourism Organization (2018). Global Report on Inclusive Tourism Destinations: model and success stories. Madrid: UNWTO.
Estrutura Curricular
MÓDULO 1: Fundamentos do Turismo Acessível
Objetivos
- Entender o conceito de acessibilidade e inclusão aplicado ao turismo;
- Conhecer o enquadramento legal nacional e internacional;
- Identificar os principais perfis de públicos com necessidades específicas.
MÓDULO 2: Estratégias e Práticas para um Turismo Inclusivo
Objetivos
- Aplicar boas práticas de inclusão em projetos turísticos;
- Analisar casos de estudo;
- Planear iniciativas e serviços turísticos acessíveis.
Formadores
António Martins
Coordenador
José Porfírio
Coordenador
Rúben Feijão
Formador