Microcredenciais

MCT: Turismo Acessivel e Inclusivo

Duração

52 horas

Candidaturas

25 de junho a 3 de setembro de 2025

Periodo do curso

23 de setembro a 18 de novembro de 2025

Custo

Gratuito (financiamento PRR)

O Turismo Acessível e Inclusivo assume-se como um imperativo ético, legal e estratégico num setor cada vez mais atento à diversidade dos seus públicos. A promoção da acessibilidade no turismo visa garantir que todas as pessoas, independentemente das suas capacidades físicas, sensoriais, cognitivas ou socioeconómicas, possam usufruir, de forma autónoma e digna, de experiências turísticas seguras e enriquecedoras. Este curso procura dotar os formandos de conhecimentos e ferramentas para identificar barreiras, propor soluções inclusivas e promover um turismo mais justo, sustentável e centrado na pessoa. 

Destinatários

  • Todas as pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento na área do turismo e inclusão;  
  • Todos os profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados às atividades que compõem o setor turístico; 
  • Todos os alunos universitários. 

Condições de Frequência

Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:

a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;

b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa

2º Ordem cronológica do registo da candidatura

Objetivos

  • Compreender os fundamentos e o enquadramento legal e social do turismo acessível e inclusivo; 
  • Identificar as principais barreiras à acessibilidade em contextos turísticos e propor medidas de melhoria; 
  • Conhecer boas práticas e casos de sucesso em turismo inclusivo a nível nacional e internacional; 
  • Desenvolver competências para planear e implementar estratégias de acessibilidade e inclusão no setor do turismo. 

Competências

  • Capacidade de análise crítica das condições de acessibilidade em diferentes contextos turísticos; 
  • Competência para aplicar princípios de design universal e inclusão no planeamento turístico; 
  • Aptidão para comunicar e sensibilizar stakeholders sobre a importância da acessibilidade; 
  • Conhecimento técnico para contribuir para a construção de produtos, serviços e experiências turísticas inclusivas. 

Avaliação

A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios: 

• Participação nas atividades propostas – 40% 

• Trabalho final – 60% 

Consideram-se com aproveitamento e credores da Microcredencial em Turismo Acessível e Inclusivo os formandos que obtiverem numa escala de 0 a 20, em cada um dos módulos 1 e 2, uma classificação igual ou superior a 8 valores e, no conjunto dos dois módulos, uma média mínima de 9,5 valores. 

Bibliografia

Ambrose, I., Garcia, A., Papamichail, K. & Veitch, C. (2017). Manual de Gestão de Destinos Turísticos Acessíveis. Lisboa: Turismo de Portugal I.P. 

Biddulph, R., & Scheyvens, R. (2018). Introducing inclusive tourism. Tourism Geographies, 20(4), 583–588. https://doi.org/10.1080/14616688.2018.1486880 

Buhalis, D. & Darcy, S. (2011). Accessible Tourism: Concepts and Issues. Channel View Publications. 

Catena, D., et al. (2004). Promotion and marketing of accessible tourism products: Project Eu.for.me. http://www.euforme.net/css/uk/project_work/promotion.pdf 

Darcy, S., et al. (2008). Developing business case studies for accessible tourism. CRC for Sustainable Tourism. http://www.crctourism.com.au/bookshop/SearchResult.aspx 

Devile, E. (2011). O Desenvolvimento do Turismo Acessível: dos Argumentos Sociais aos Argumentos de Mercado. Turismo & Desenvolvimento, (11), 39-46. 

Diekmann, A., McCabe, S & Ferreira, C. (2018). Social tourism: research advances, but stasis in policy. Journal of Policy Research in Tourism, Leisure and Events, 10(3), 181-188. 

King, S. (2009). Accessible tourism: Big business, yet undiscovered. Tourism Review. http://www.tourism-review.com/accessible-tourism-big-business-yet-undiscovered-news1315 

Liasidou, S., Umbelino, J., & Amorim, É. (2018). Revisiting tourism studies curriculum to highlight accessible and inclusive tourism. Journal of Teaching in Travel & Tourism. 18(4), 303–320. https://doi.org/10.1080/15313220.2018.1522289 

Packer, T., & Carter, M. (2004). Out of the blue! Valuing the disability market in tourism: Report of the 5th National Nican Conference, Perth, 20–22 September 2004. http://espace.library.curtin.edu.au/R?func=dbin-jump-full&local_base=gen01-era02&object_id=19328 

Turismo de Portugal (2012). Guia de boas práticas de acessibilidade na hotelaria. http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/turismodeportugal/publicacoes/Documents/Guia%20acessibilidade%20hotelaria%202012.pdf 

Turismo de Portugal (2014). Guia de boas práticas de acessibilidade – Turismo ativo. http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/turismodeportugal/publicacoes/Documents/Guia%20de%20boas%20praticas%20acessibilidade_%20turismo%20ativo.pdf 

World Bank Group (2017). Women and Tourism: designing for inclusion. Washington: The World Bank Group. 

World Tourism Organization (2018). Global Report on Inclusive Tourism Destinations: model and success stories. Madrid: UNWTO. 

Estrutura Curricular

MÓDULO 1: Fundamentos do Turismo Acessível 

Objetivos

  • Entender o conceito de acessibilidade e inclusão aplicado ao turismo; 
  • Conhecer o enquadramento legal nacional e internacional; 
  • Identificar os principais perfis de públicos com necessidades específicas. 

MÓDULO 2: Estratégias e Práticas para um Turismo Inclusivo 

Objetivos

  • Aplicar boas práticas de inclusão em projetos turísticos; 
  • Analisar casos de estudo; 
  • Planear iniciativas e serviços turísticos acessíveis. 

Formadores

Foto de António Eduardo Pais Falcão Barbosa Martins

António Martins

Coordenador

Foto de José Porfírio

José Porfírio

Coordenador

Foto de Rúben José Pereira Feijão

Rúben Feijão

Formador