Microcredenciais

MCT: Qualidade em Turismo

Duração

52 horas

Candidaturas

25 de junho a 5 de setembro de 2025

Periodo do curso

23 de setembro a 18 de novembro de 2025

Custo

Gratuito (financiamento PRR)

A qualidade, no contexto do turismo, ultrapassa a mera conformidade com padrões de serviço, esta assume-se como um elemento estratégico para a diferenciação, a competitividade e a sustentabilidade dos destinos e empresas turísticas. Num setor onde a experiência do cliente é central, e onde as exigências dos consumidores se cruzam com a crescente necessidade de responsabilidade social e ambiental, garantir elevados níveis de qualidade torna-se uma exigência transversal, da conceção do produto à gestão da relação com o visitante.

Nos últimos anos, Portugal tem investido fortemente na promoção da qualidade como valor distintivo da sua oferta turística, evidenciado pela criação de selos, programas de certificação e indicadores de monitorização. Esta microcredencial incide na compreensão dos modelos, ferramentas e práticas associadas à gestão da qualidade em turismo.

Destinatários

  • Todas as pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento na área do turismo e inclusão;
  • Todos os profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados às atividades que compõem o setor turístico;
  • Todos os alunos universitários.

Condições de Frequência

Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:

a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;

b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa

2º Ordem cronológica do registo da candidatura

Objetivos

  • Compreender a importância da qualidade enquanto eixo estratégico no setor do turismo;
  • Identificar os principais referenciais, normas e selos de qualidade aplicáveis à atividade turística;
  • Reconhecer o papel das políticas públicas e das entidades certificadoras na promoção da qualidade.

Competências

  • Capacidade de reconhecer a relevância estratégica da qualidade para a competitividade e sustentabilidade do setor turístico;
  • Conhecimento dos principais referenciais normativos e selos de qualidade aplicáveis ao turismo em Portugal e no contexto internacional;
  • Aptidão para interpretar criticamente os discursos e práticas em torno da qualidade no turismo;
  • Consciência dos desafios e tendências emergentes associados à gestão da qualidade no setor, em particular no contexto da experiência do visitante e da sustentabilidade.

Avaliação

A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios:

  • Participação nas atividades propostas – 40%
  • Trabalho final – 60%

Consideram-se com aproveitamento e credores da Microcredencial em Qualidade em Turismo os formandos que obtiverem numa escala de 0 a 20, em cada um dos módulos 1 e 2, uma classificação igual ou superior a 8 valores e, no conjunto dos dois módulos, uma média mínima de 9,5 valores.

Bibliografia

Antunes, M. L. (2011). Documentação do SPQ para principiantes. Lisboa: Edições Sílabo.

Butnaru, G. I., & Miller, A. (2012). Conceptual approaches on quality and theory of tourism services. Procedia Economics and Finance, 3, 375–380.

Comissão Europeia. (2004). A manual for evaluating the quality performance of tourist destinations and services. Luxemburgo: Official Publications of the European Communities.

Cronjé, D. F., & du Plessis, E. (2020). A review on tourism destination competitiveness. Journal of Hospitality and Tourism Management, 45, 256–265.

Ejarque, J. (2005). Destinos turísticos de éxito – Diseño, creación, gestión y marketing. Madrid: Ediciones.

Evans, N. (2016). Sustainable competitive advantage in tourism organizations: A strategic model applying service dominant logic and tourism’s defining characteristics. Tourism Management Perspectives, 18, 14–25.

Ghalia, T., Fidrmuc, I., Samargandi, N., & Sohag, K. (2019). Institutional quality, political risk and tourism. Tourism Management Perspectives, 32.

Hight, S. K., Gaijar, T., & Okumus, F. (2019). Managers from “hell” in the hospitality industry: How do hospitality employees profile bad managers? International Journal of Hospitality Management, 77, 97–107.

Jennings, G., & Polovitz Nickerson, N. (Eds.). (2006). Quality tourism experiences. Amsterdam: Elsevier.

Kim, K., Uysal, M., & Sirgy, M. J. (2013). How does tourism in a community impact the quality of life of community residents? Tourism Management, 36, 527–540.

Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., & Berry, L. L. (1985). A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, 49(4), 41–50.

Pinto, A., & Soares, I. (2010). Sistemas de gestão da qualidade – Guia para a sua implementação. Lisboa: Edições Sílabo.

Pires, A. (2016). Sistemas de gestão da qualidade (2.ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

Silva, J. A., Umbelino, J., & Mendes, J. (2017). A importância da qualidade no turismo. In F. Silva & J. Umbelino (Coords.), Planeamento e desenvolvimento turístico (cap. 13, pp. 183–193). Lisboa: Lidel Edições Técnicas.

UNWTO. (2017). Practical guidelines for integrated quality management in tourism destinations. Madrid: World Tourism Organization.

Regime Ensino

As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em regime de ensino a distância, em ambiente completamente virtual com recurso a uma plataforma de e-learning.

O curso é antecedido por um módulo inicial de Ambientação Online com a duração de uma semana, com o objetivo de permitir que as/os estudantes se familiarizem com o ambiente de trabalho da PlataformAbERTA da Universidade Aberta e adquiram competências fundamentais de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual.

Estrutura Curricular

MÓDULO 1: Fundamentos da Qualidade em Turismo

Objetivos do módulo:

  • Compreender os conceitos e evolução do pensamento em torno da qualidade no turismo;
  • Refletir sobre o papel da qualidade na gestão da experiência turística e na competitividade dos destinos;
  • Identificar os principais modelos e abordagens à qualidade na prestação de serviços.

MÓDULO 2: Perfis e Tendências dos Mercados Turísticos Internacionais

Objetivos do módulo:

  • Conhecer os principais sistemas e selos de certificação da qualidade em turismo, nacionais e internacionais;
  • Explorar o papel das políticas públicas na estruturação de sistemas de qualidade;
  • Refletir sobre os desafios atuais da implementação da qualidade em diferentes contextos turísticos.

Formadores

Foto de António Eduardo Pais Falcão Barbosa Martins

António Martins

Coordenador

Foto de José Porfírio

José Porfírio

Coordenador

Foto de Rúben José Pereira Feijão

Rúben Feijão

Formador