impulso-2025,1

MC: Análise Forense Digital e a Inteligência de Ameaças Cibernéticas

Candidaturas

18 de junho a 17 de julho de 2025

Periodo do curso

9 de setembro a 25 de novembro de 2025

A análise forense digital e a inteligência de ameaças cibernéticas são
componentes essenciais da cibersegurança moderna, permitindo a
investigação de incidentes, a recuperação de evidências digitais e a
identificação de ameaças cibernéticas emergentes.

O curso de Analista Forense Digital e CTI destina-se a profissionais e estudantes
que desejam aprofundar os seus conhecimentos em análise forense digital e
inteligência de ameaças cibernéticas, combinando uma abordagem teórica e
prática. O curso aborda desde os conceitos fundamentais da análise forense até
técnicas avançadas de investigação, utilizando ferramentas especializadas para
análise de sistemas Windows, Linux, dispositivos móveis e redes.

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa
2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação por nossos parceiros
3º Ordem cronológica do registo da candidatura

Nº DE VAGAS: 50 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras)

Objetivos

  • Conhecer os aspetos legais e éticos associados à análise forense digital e à inteligência de
    ameaças cibernéticas
  • Identificar, recolher e preservar evidências digitais
  • Analisar artefactos digitais em diferentes sistemas operativos
  • Investigar logs, metadados e outros vestígios digitais para compreender a
    origem e o impacto de incidentes de segurança
  • Utilizar ferramentas especializadas para análise forense
  • Realizar análise forense de rede, identificando tráfego suspeito e
    correlacionando dados com outras descobertas forenses
  • Compreender e aplicar conceitos fundamentais de inteligência de ameaças
    cibernéticas (CTI)
  • Correlacionar indicadores de comprometimento (IoCs) com os eventos forenses
  • Estruturar e redigir relatórios forenses detalhados para públicos técnicos e não
    técnicos
  • Aplicar metodologias de investigação digital para auxiliar processos judiciais corporativos

Competências

Competências técnicas:

  • Aplicar os conceitos fundamentais da análise forense digital na investigação
    de incidentes de cibersegurança.
  • Aplicar técnicas de análise forense em sistemas Linux, incluindo a interpretação de logs e rastreamento de atividades suspeitas.
  • Identificar e preservar evidências digitais de forma adequada, garantindo a integridade dos dados.
  • Analisar estruturas de sistemas de ficheiros e utilizar técnicas de recuperação de dados.
  • Redigir relatórios forenses claros e estruturados, adequados para públicos técnicos e não técnicos.
  • Identificar e interpretar artefactos do sistema Windows para análise de atividades e rastreio de utilizadores.
  • Utilizar ferramentas forenses para análise de logs, registos e eventos do Windows.
  • Realizar a recolha e análise de dados forenses em dispositivos móveis, incluindo extração de mensagens, chamadas e dados de localização.
  • Capturar e analisar pacotes de rede para deteção de atividades suspeitas e correlação com outras evidências forenses.
  • Aplicar metodologias de inteligência de ameaças para complementar a análise forense e melhorar a resposta a incidentes.
  • Usar plataformas de inteligência de ameaças (Threat Intelligence) para análise e correlação de indicadores de comprometimento (IoCs).

Competências Transversais

  • Desenvolver um pensamento analítico e crítico para a investigação de
    incidentes e correlação de evidências.
  • Aprender continuamente e adaptar-se às novas ameaças e desafios da
    cibersegurança.
  • Trabalhar em equipa em investigações forenses e partilhar descobertas com
    diferentes stakeholders.
  • Gerir eficazmente o tempo e organizar investigações forenses de forma
    metódica.
  • Comunicar descobertas forenses de forma clara e objetiva, tanto para equipas
    técnicas como para gestores e decisores.

Avaliação

Verificar o Guia do Curso (brevemente).

Estrutura Curricular

A metodologia seguida neste curso é a estabelecida no Modelo Pedagógico
Virtual da UAb. A forma de trabalho utilizada neste curso compreende (1) a leitura e reflexão
individuais dos conteúdos disponibilizados ou de outros sobre os mesmos
temas obtidos pelos formandos, (2) a partilha da reflexão e do estudo com os
colegas, assim como também (3) o esclarecimento de dúvidas nos fóruns
moderados pelo formador e a (4) realização das e-atividades propostas.

A tutoria a prestar pelos formadores será ativa e permanente e far-se-á
preferencialmente através dos fóruns de discussão abertos nos diversos
tópicos (correspondentes aos módulos da estrutura do curso) na
PlataformAbERTA. Podem realizar-se sessões síncronas de discussão online (chats), em datas,
horários e locais (Tópicos) a comunicar antecipadamente pelos formadores.


Formadores

Foto de André Vicente Calvinho

André Calvinho

Coordenador / Formador

Foto de Luís Filipe Xavier Cavaco de Mendonça Dias

Luís Dias

Coordenador / Formador