Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Sector do Turismo: Recrutamento e Seleção e Liderança

Apresentação

O turismo em Portugal atravessa uma fase de forte dinamismo, contribuindo significativamente para o PIB nacional, com metas ambiciosas e muito próximas de serem alcançadas (ex. 27 mil milhões de euros em receitas projetados para 2027). No entanto, este crescimento tem gerado grande pressão sob a qualidade da oferta e a perceção pública, assumindo-se as sustentabilidades económica, social e ambiental como pilares fundamentais, com especial atenção para a valorização das pessoas que trabalham neste setor.


A Gestão de Recursos Humanos no turismo português enfrenta atualmente um cenário crítico, marcado pela escassez de profissionais qualificados, elevada rotatividade e dificuldades na retenção de talento. A sazonalidade do setor, aliada a condições laborais ainda pouco competitivas (ex. baixos salários, horários prolongados e falta de progressão na carreira), contribui para uma desvalorização do “trabalho” no turismo. De acordo com alguns especialistas estes fatores poderão ser considerados hoje dos maiores entraves à consolidação de Portugal como destino de excelência, dado que a qualidade do serviço depende diretamente do bem-estar e das competências das equipas no terreno.


A resposta a estes desafios exige, assim, uma estratégia de GRH centrada na valorização do capital humano: desde a melhoria das condições de trabalho, à aposta consistente em formação contínua, passando por planos de carreira mais claros e políticas de bem-estar organizacional. A atração de talento jovem e a reconversão de perfis vindos de outras áreas também se revelam determinantes. Adicionalmente, a digitalização e a sustentabilidade no turismo devem ser acompanhadas por práticas de gestão de RH mais estratégicas, ágeis e inclusivas. A cooperação com a Universidade é essencial para transformar o turismo num setor não apenas rentável, mas também socialmente justo e atrativo para quem nele trabalha.

Destinatarios

  • Profissionais do setor do turismo (hotelaria, agências de viagens, restauração, eventos);
  • Gestores e técnicos de recursos humanos;
  • Trabalhadores em funções públicas direta ou indiretamente relacionados com o setor do turismo;
  • Estudantes e recém-licenciados em turismo, gestão, RH ou outros;
  • Profissionais em reconversão de carreira.

Condições de Frequência

Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:

a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;

b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa

2º Ordem cronológica do registo da candidatura

Objetivos

  • Capacitar os formandos para uma abordagem estratégica e inovadora na gestão de pessoas no setor do turismo;
  • Definir uma estratégia de planeamento e gestão, assente no recrutamento, seleção e integração de profissionais em ambientes sazonais;
  • Liderar e gerir equipas num setor marcado por desafios como a sazonalidade, diversidade cultural, inovação tecnológica e sustentabilidade.

Competências

Espera-se que os participantes adquiram as seguintes competências que lhes serão certificadas/identificadas no documento certificador desta microcredencial:
a) Capacidade de diagnóstico das necessidades de recursos humanos em contextos turísticos;
b) Implementar estratégias de atração, seleção e integração de talento;
c) Liderar e motivar equipas multiculturais em contextos operacionais exigentes.

Avaliação

A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios:

  • Presença e participação nas atividades propostas ao longo dos módulos 1 a 4 – 30% (nesta componente contínua, cada um dos quatros módulos terá um peso de 25%)
  • Trabalho final, no âmbito do módulo 5, baseado na realização de um Plano de Gestão de Pessoas no setor do Turismo, com aplicação da IA – 70%.

Assim, a avaliação final do módulo é atribuída pela média simples numa escala de 0 a 10 valores. A classificação final do curso traduz a média da avaliação obtida nos módulos, expressa na escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota final igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia

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Becker, B.E., & Huselid, M.A. (2006). Strategic human resources management: where do we go from here? Journal of Management, 32(6), 898–925.


Boxall, P., Purcell, J., & Wright, P. (2008). The Oxford Handbook of Human Resource Management. Oxford University Press.


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Nickson, D. (2013). Human Resource Management for the Hospitality and Tourism Industries. Routledge.


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Estrutura Curricular

Módulo 1 – Planeamento Estratégico de Recursos Humanos no Turismo
(Duração: 12 horas teórico-práticas)


Módulo 2 – Recrutamento, Seleção e Integração em Ambientes Sazonais
(Duração: 20 horas teórico-práticas)


Módulo 3 – Liderança e Gestão de Equipas Multiculturais
(Duração: 20 horas teórico-práticas)