Microcredenciais

MCT: Publicidade e Marketing de Influência

Duração

52 horas

Candidaturas

25 de junho a 5 de setembro de 2025

Periodo do curso

30 de setembro a 25 de novembro de 2025

Custo

Gratuito (financiamento PRR)

Num cenário competitivo, a publicidade e o marketing de influência tornaram-se ferramentas indispensáveis para captar a atenção de um público exigente e global, no setor do turismo.
Esta microcredencial aprofunda estratégias e práticas que tornam as campanhas de marketing mais eficazes e impactantes, especialmente no contexto do turismo. Desde a identificação dos influenciadores até à criação de conteúdos autênticos e à análise de resultados, o programa oferece uma visão prática e atual sobre como utilizar estas ferramentas para promover serviços e construir marcas turísticas sólidas.

Destinatários

São destinatários desta microcredencial:

  • Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas do Turismo;
  • Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários;
  • Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras.

Condições de Frequência

Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:

a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;

b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa

2º Ordem cronológica do registo da candidatura

Objetivos

  • Compreender os fundamentos do marketing de influência e publicidade no contexto do turismo;
  • Aprender a planear, implementar e avaliar campanhas de marketing de influência eficazes;
  • Analisar casos de estudo e boas práticas na aplicação do marketing de influência no setor do turismo.

Competências

  • Saber identificar tendências e práticas do marketing de influência;
  • Planear campanhas alinhadas com os objetivos estratégicos de empresas no setor do turismo;
  • Saber avaliar a eficácia de campanhas e otimizar resultados.

Avaliação

A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios:

  • Presença e participação nas atividades propostas – 30%;
  • Trabalho final – 70%.

Assim, a avaliação final do módulo é atribuída pela média simples numa escala de 0 a 10 valores. A classificação final do curso traduz a média da avaliação obtida nos módulos, expressa na escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota final igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia

Chaffey, D., & Smith, P. R. (2022). Digital Marketing Excellence: Planning, Optimizing and Integrating Online Marketing. Routledge.
Kotler, P., & Keller, K. L. (2022). Marketing Management. Pearson.
Schaefer, M. W. (2021). Return on Influence: The Revolutionary Power of Klout, Social Scoring, and Influence Marketing. McGraw-Hill.
Tuten, T. L., & Solomon, M. R. (2021). Social Media Marketing. Sage Publications.

Estrutura Curricular

MÓDULO 1 | INTRODUÇÃO AO MARKETING DE INFLUÊNCIA E PUBLICIDADE
1.1 Evolução do marketing digital e o papel da publicidade.
1.2 Definição e relevância do marketing de influência.

MÓDULO 2 | ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE INFLUÊNCIA 2.1 Identificação de Influenciadores;
2.2 Parcerias estratégicas e co-criação de conteúdos;
2.3 Definição de Objetivos e Métricas em Turismo.

MÓDULO 3 | CRIAÇÃO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
3.3 Planeamento de Campanhas;
3.2 Plataformas de gestão de influenciadores;
3.3 Anúncios nas redes sociais.

Formadores

Foto de José Porfírio

José Porfírio

Coordenador

Foto de António Eduardo Pais Falcão Barbosa Martins

António Martins

Vice-coordenador

Foto de Sara Cristina Valente dos Santos

Sara Santos

Vice-coordenador / Formador