Microcredenciais

MCT: TURISMO 5.0: Gestão de Pessoas em Contextos Digitais e com Inteligência Artificial

Duração

52 horas

Candidaturas

7 de julho a 5 de setembro de 2025

Periodo do curso

23 de setembro a 28 de outubro de 2025

Custo

Gratuito (financiamento PRR)

Vivemos numa era de transição para um novo paradigma no setor turístico: o Turismo 5.0, onde a tecnologia e a inteligência artificial (IA) se aliam à criatividade e empatia humanas.


Este curso oferece uma abordagem atual e aplicada sobre a gestão de pessoas no setor do Turismo, mediada pela tecnologia.


Pretende-se aprofundar como é que a automação, a IA e outras ferramentas digitais estão a redesenhar a forma como hotéis, agências e empresas de Turismo atraem, desenvolvem e retêm talento, ao mesmo tempo que analisamos o novo papel do profissional do Turismo, através de estudos de caso, análise de experiências reais e apresentação de ferramentas práticas de IA, com um olhar ético, sustentável e centrado nas pessoas.

Destinatários

São destinatários desta microcredencial:

  1. Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados ao setor do Turismo, em particular, com cargos de chefia, com formação mínima ao nível do 12º ano;
  2. Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas da Gestão de Pessoas em Contextos Digitais e com IA.

Condições de Frequência

Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:

a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;

b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa

2º Ordem cronológica do registo da candidatura

Objetivos

No fim do curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Compreender e contextualizar o Turismo 5.0 no âmbito da gestão de pessoas e de equipas no setor do Turismo
  • Compreender a aplicação de tecnologias de IA no recrutamento e seleção, onboarding, formação, avaliação de desempenho e gestão de carreiras
  • Analisar ferramentas e sistemas de automação em ambientes turísticos (hotéis, agências e outros operadores).
  • Liderar equipas híbridas, com competências digitais e inteligência emocional.
  • Criar estratégias eficazes de retenção e motivação de colaboradores em ambientes mediados por IA.
  • Analisar criticamente os impactos éticos e sociais da utilização de IA na gestão de pessoas.

Competências

  • Liderança digital e gestão de equipas híbridas
  • Uso de ferramentas de IA em Recursos Humanos
  • Pensamento crítico e ético na implementação de tecnologias
  • Desenvolvimento de estratégias de gestão de pessoas em ambientes automatizados
  • Capacidade de identificar e implementar soluções Homem-Máquina no Turismo
  • Planeamento estratégico com foco em pessoas, tecnologia e sustentabilidade

Avaliação

A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios:

  • Presença e participação nas atividades propostas ao longo dos módulos 1 a 4 – 30% (nesta componente contínua, cada um dos quatros módulos terá um peso de 25%);
  • Trabalho final, no âmbito do módulo 5, baseado na realização de um Plano de Gestão de Pessoas no setor do Turismo, com aplicação da IA – 70%.

Assim, a avaliação final do módulo é atribuída pela média simples numa escala de 0 a 10 valores. A classificação final do curso traduz a média da avaliação obtida nos módulos, expressa na escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota final igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia

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Eysenck, M., & Eysenck, C. (2023). Inteligência Artificial X Humanos: O que a Ciência Cognitiva nos Ensina ao Colocar Frente a Frente a Mente Humana e a IA. Artmed.

Fermino, H. (2024). Recrutamento e Seleção e a Inteligência Artificial – Automação eficiência de processos para profissionais de RH (Portuguese Edition). Kindle.

Kams, M. (2023). Gestão de Equipes Híbridas: Como criar um ambiente de trabalho produtivo, engajado e inclusivo (Portuguese Edition). Kindle.

Lee, K. (2019). Inteligência artificial. Globo livros.

Maia, L., Silveira, M., & Albuquerque, W. (2024). IA no onboarding e na gestão de pessoas: como utilizar chatbots e assistentes virtuais para otimizar a comunicação interna. Ciências Humanas, 29. DOI: 10.69849/revistaft/cl10202411251602

Martins, G. et al (2024). Inteligência Artificial e Recursos Humanos. Curitiba: Letra e Forma Editora. DOI 10.29327/5435233. https://publicacoes.even3.com.br/book/inteligencia-artificial-e-recursos-humanos-4352335

Oliveira, D., Fonteles, A., Costa, C. & Melo, Karla. (2023). Recursos humanos frente as novas tecnologias – posturas e atribuições. Revista Eletrônica Amplamente, 2, 439-452. 10.47538/RA-2023.V2N3-27.

Pantour (2024). Relatório: Perfis de competências no setor do Turismo. https://escolas.turismodeportugal.pt/cms/storage/1122/perfis-de-competencias-do-setor-do-turismo.pdf

Santos, S. G. (2023). Inovação e digitalização no turismo: Um caminho para a sustentabilidade. Lisboa: GEE. https://www.gee.gov.pt/pt/

Seal, P., & Gupta, P. (2024). Artificial Intelligence in Human Resource Management in Hotels: A Qualitative Approach. IGI Gobal. 10.4018/979-8-3693-1978-9.ch013.

Taulli, T. (2019). Artificial Intelligence Basics: A Non-Technical Approach. Apress.

Estrutura Curricular

Módulo 1/Semana 1: Turismo 5.0 – Pessoas e Tecnologia (10h)

  • Turismo 5.0: valores, missão e identidade
  • Digitalização no Turismo: impactos nos Recursos Humanos, liderança e cultura
    organizacional
  • O novo profissional do Turismo: competências humanas, digitais e híbridas
  • Introdução a Hotéis Inteligentes, Agências Automatizadas e Experiências Real-World

Módulo 2/Semana 2: Liderança em contextos digitais e automatizados(10h)

  • Liderança em contextos digitais: estilos, competências e desafios
  • Inteligência emocional, empatia digital e soft skills
  • Comunicação remota e colaborativa com IA
  • Estratégias de motivação, engagement e retenção em ambientes mediados pela
    tecnologia

Módulo 3/Semana 3: Ferramentas e Tecnologias de IA Aplicadas à Gestão de Pessoas no Turismo (10h)

  • Recrutamento e Seleção inteligentes
  • Onboarding digital e automatizado
  • Employee Experience
  • Formação e desenvolvimento com IA
  • Avaliação de desempenho com IA
  • Gestão de carreira e mobilidade interna com IA

Módulo 4/Semana 4: Ética e Sustentabilidade na Gestão de pessoas com IA (10h)

  • Sustentabilidade e bem-estar na era digital
  • Ética, responsabilidade digital e regulamentação
  • Estratégias de gestão e proteção de dados
  • Inclusão e literacia no uso da IA

Módulo 5/Semana 5: Projeto Final – Plano de Gestão de Pessoas no setor do Turismo, com aplicação da IA (12h)

  • Diagnóstico organizacional e enquadramento digital
  • Criação de uma estratégia de recrutamento, desenvolvimento e retenção com IA
  • Definição de KPIs e métricas de sucesso

Formadores

Foto de Carla Marisa Rebelo de Magalhães

Carla Magalhães

Coordenador / Formador

Foto de António Eduardo Pais Falcão Barbosa Martins

António Martins

Coordenador

Foto de José Porfírio

José Porfírio

Coordenador