Comunicação de Crise
Apresentação
Destinatarios
Profissionais das Forças de Segurança e Proteção Civil, dos Serviços de Saúde e Organismos do Governo Local e outros profissionais com interesse em adquirir competências em técnicas de comunicação em situações de crise.
Condições de Frequência
Maiores de 23, residentes em Portugal com a escolaridade obrigatória mínima 12º ano.
Critérios de Admissão
1º Ter submetido candidatura completa
2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação por nossos parceiros
3º Ordem cronológica do registo da candidatura
Nº DE VAGAS: 100 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras)
Objetivos
Competências
- Aprender a gerir a comunicação e o tempo
- Desenvolver a capacidade de ser empático, responsável, disponível e coerente com os valores da instituição
- Criar estratégias para transmitir informações credíveis, não abrindo espaço para falsas noticias
- Saber comunicar promovendo a tranquilidade e evitar o pânico.
Avaliação
Avaliação contínua ao longo do módulo: participação no fórum de discussão abertos no espaço do curso, trabalhos individuais e realização de uma e-atividade em grupo a submeter na plataforma.
A média final da avaliação dos módulos traduz a classificação final, numa escala de 0 a 20 valores.
Bibliografia
- António Marques Mendes e Francisco Costa Perteira: Crises – de Ameaças a Oportunidades. Gestão Estratégica de Comunicação de Crises. Edições Sílabo, 2006
- António José Mocho: Crise nas Empresas Comunicação com os Media – Guia para Emergências e Catástrofes. Bnomics, 2021
- João José Forni: Gestão de Crises e Comunicação. Gen atlas. 2019
- Joaquim Caetano, Paulo Vasconcelos e Maria Vasconcelos: Gestão de Crise. Editorial Presença, 2006
Regime de Ensino
Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte do formador.
As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas previamente agendadas para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares.
Os formandos têm flexibilidade temporal, acesso permanente aos textos, troca de experiências com os seus pares e orientação online por parte do formador.
Estrutura Curricular
- Semana 0: Ambientação e Apresentação do Módulo
- Semana 1: Objetivos e criação de plano de crise
- Semana 2 e 3: Crise, comunicação e emoção
- Semana 4: Exercício prático – trabalho individual