Eneagrama como Caminho para o Bem-Estar: Autoconhecimento e Relações Humanas

Duração

312 horas

Candidaturas

10 de julho a 5 de setembro de 2025

Periodo do curso

23 de setembro a 18 de novembro de 2025

Custo

Gratuito (financiamento PRR)

Este curso tem como objetivo proporcionar uma compreensão aprofundada do Eneagrama como ferramenta de autoconhecimento e transformação pessoal, com foco específico na sua aplicação no setor do turismo. Através do estudo dos nove tipos de personalidade — os eneatipos — os participantes irão explorar os padrões de comportamento, motivações, desafios e formas de interação de cada tipo, com o intuito de aplicar esse conhecimento na melhoria das relações interpessoais, na gestão de equipas e na promoção do bem-estar em contextos turísticos.

O trabalho que sustenta este curso centra-se na utilização do Eneagrama como instrumento de desenvolvimento de pessoas dentro das organizações, com especial ênfase em ambientes ligados ao turismo e hospitalidade. Ao promover o autoconhecimento, esta ferramenta auxilia na compreensão mútua, melhorando o clima organizacional, a qualidade do acolhimento ao turista e a experiência global da pessoa.

Descrevem-se as características dos nove eneatipos, suas características emocionais, modos de agir em equipa e impacto no desempenho diário em ambientes que exigem empatia, atenção ao outro e gestão emocional — características essenciais em qualquer contexto turístico.

A abordagem metodológica será teórico-prática, permitindo que os participantes conheçam os fundamentos do Eneagrama e, posteriormente, explorem formas práticas de aplicação nos seus contextos profissionais. Através da observação e análise das formas de estar e comunicar dos diferentes perfis, os participantes serão capazes de identificar estratégias para oferecer um atendimento mais personalizado, empático e eficiente, contribuindo para a excelência no acolhimento e para a construção de experiências turísticas mais humanas e transformadoras.

A estruturação do curso foi baseada em pesquisa bibliográfica de autores que estudam o Eneagrama nas suas diversas vertentes, incluindo abordagens específicas para contextos profissionais e turísticos. Como resultado esperado, destaca-se o desenvolvimento de competências emocionais e relacionais que favorecem a resolução de conflitos, a cooperação em equipa e a promoção de ambientes harmoniosos. Ao aplicar o Eneagrama no setor do turismo, amplia-se a qualidade da formação dos profissionais e a capacidade de criar experiências mais significativas e acolhedoras para todos os envolvidos.

Destinatários

São destinatários desta microcredencial:

  • Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam
    aprofundar o seu conhecimento nas áreas do Turismo;
  • Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo,
    ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras;
  • Interessados na área.

Condições de Frequência

Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:

a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;

b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa

2º Ordem cronológica do registo da candidatura

Objetivos

No fim do curso, os participantes deverão ser capazes de:

A presente microcredencial tem como principal objetivo capacitar os estudantes com competências que lhes permitam compreender de forma aprofundada o Eneagrama, reconhecendo a sua relevância enquanto ferramenta de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e interpessoal.

Pretende-se que os participantes sejam capazes de: identificar os nove tipos de personalidade; compreender os seus padrões de comportamento, motivações e desafios, e aplicar esse conhecimento de forma crítica e contextualizada nos ambientes profissionais em que atuam.

Ao integrar esses referenciais à sua prática, os estudantes poderão promover relações mais saudáveis, melhorar a comunicação interpessoal e contribuir ativamente para o bem-estar social e coletivo, com especial ênfase em contextos que exigem empatia, acolhimento e trabalho colaborativo, como é o caso do setor do turismo e da hospitalidade.

Competências

  • Análise crítica do Eneagrama enquanto ferramenta de desenvolvimento humano, considerando os seus limites e potencialidades.
  • Interpretação do Eneagrama como instrumento de apoio à construção de relações interpessoais saudáveis, particularmente em contextos de hospitalidade e atendimento ao público.
  • Domínio dos conceitos fundamentais, das terminologias técnicas e das origens históricas associadas ao Eneagrama.
  • Identificação e descrição dos nove eneatipos, incluindo os seus padrões comportamentais, motivações internas, virtudes, desafios e formas de interação social.
  • Reconhecimento da manifestação prática dos diferentes eneatipos no comportamento de indivíduos em contextos reais.
  • Desconstrução de estereótipos e crenças limitantes relacionados com o Eneagrama, promovendo uma abordagem ética, crítica e fundamentada.
  • Aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre o Eneagrama em contextos profissionais do turismo e da hospitalidade.

Avaliação

A classificação será expressa numa escala de pontuação de 0-20. A aprovação no curso exige classificação igual ou superior a 10 valores. Será feita a seguinte ponderação:

  • Tema 1 – 20% (4 valores)
  • Tema 2 – 20% (4 valores)
  • Tema 3 -20% (4 valores)
  • Trabalho final – 40% (8 valores)

Bibliografia

Costa, V.( 2025) A escolha de UNO: uma viagem através da sabedoria milenar do eneagrama. Editora Leya Oficina do Livro, Lisboa.
Chestnut, B. (2021). O eneagrama completo: O mapa definitivo para o autoconhecimento e a transformação pessoal (L. E. Pereira, Trad.). Pergaminho. (Obra original publicada em 2013)
Jardim, J. (2024). Escola e autocuidado: Fundamentos e práticas para humanizar a educação com base no Eneagrama. SkillsResearch.
Jardim, M. Jacinto & Franco, José & Pereira, Anabela. (2021). História do Eneagrama Da Tradição Oral à Escrita e a Globalização de um Sistema de Autoconhecimento [History of the Enneagram From Oral Tradition to Writing and the Globalization of a Self-Knowledge System]. 10.13140/RG.2.2.27870.56641
Ouspensky, P. D. (2002). O quarto caminho (M. Carvalho, Trad.). Pensamento. (Obra original publicada em 1957).
Riso, D. R. (2003). A sabedoria do Eneagrama: Guia completo para o crescimento psicológico e espiritual dos nove tipos de personalidade. Cultrix.
Guimarães, A. B., Roma, A., & Cursino, N. (2019). Eneagrama com PNL: Descubra como potencializar seu desenvolvimento. Editora Leader.

Estrutura Curricular

Semana 1 – Ambientação e Apresentação Do Curso

Semana 2, 3 – Introdução ao Eneagrama

  • História e origens do Eneagrama: raízes filosóficas e espirituais (Gurdjieff, Ichazo e Naranjo);
  • A estrutura do Eneagrama: os nove tipos de personalidade.

Semana 4 – Identificação, Asas e subtipos

  • Autopreservação (foco na segurança e necessidades básicas)
  • Social (interação em grupos e pertencimento)
  • Sexual (busca por intensidade nos relacionamentos)

Semana 5 – Identificação o seu tipo de personalidade com o eneagrama

Semana 6 e 7 – Como utilizar esse conhecimento para evolução pessoal?

  • Eneagrama nas relações interpessoais: empatia e comunicação assertiva;
  • Eneagrama no ambiente de trabalho: liderança e trabalho em equipe;
  • Eneagrama e inteligência emocional: desenvolvimento da autoconsciência e autorregulação;
  • Como usar o Eneagrama na tomada de decisões e na resolução de conflitos;
    – Relacionamento interpessoal com clientes e colegas.
    – Personalização de serviços de acordo com diferentes perfis de personalidade.

Semana 8 – Finalização do curso e trabalho fina

Formadores

Foto de Daniela Barros

Daniela Barros

Coordenador

Foto de José Eduardo Franco

José Franco

Coordenador

Foto de Manuel Jacinto de Ascensão Jardim

Manuel Jardim

Coordenador

Foto de Fernanda Hansch Beuren

Fernanda Beuren

Formador