Gestão do Tempo e do Stress em Contexto Turístico

Introdução

O setor do turismo é marcado por ritmos intensos, elevada exigência no atendimento ao cliente e necessidade constante de adaptação. Esta microcredencial visa dotar os profissionais de competências práticas para gerir eficazmente o tempo e lidar com a pressão e o stress do quotidiano profissional.

Ao longo de dois módulos complementares, os participantes aprendem a organizar o seu tempo de forma produtiva, a definir prioridades, a lidar com imprevistos e a manter o foco nas tarefas mais relevantes. Paralelamente, desenvolvem estratégias para reconhecer e gerir o stress, aumentar o seu equilíbrio emocional e manter um desempenho eficaz mesmo em ambientes exigentes e imprevisíveis.

Objetivos

  • Utilizar adequadamente o tempo como recurso estratégico para a organização pessoal e profissional;
  • Priorizar as suas atividades, distinguindo o que é importante do que é urgente em função do seu papel no setor do turismo;
  • Planear de forma flexível, gerir imprevistos e minimizar interrupções no quotidiano profissional;
  • Otimizar o tempo nas interações com colegas, parceiros e clientes;
  • Compreender o conceito de stress e reconhecer os principais fatores que o desencadeiam no contexto turístico;
  • Selecionar e aplicar estratégias eficazes de gestão do stress pessoal e profissional;
  • Desenvolver a proatividade, o equilíbrio emocional e o autodomínio;
  • Elaborar um plano individual de gestão do stress para promover a eficácia e o bem-estar em ambiente profissional.

Competências

  • Gerir eficazmente o tempo e organizar tarefas no contexto da atividade turística;
  • Distinguir o que é urgente do que é importante e definir prioridades com realismo e flexibilidade;
  • Reduzir a perda de tempo causada por interrupções, imprevistos e má planificação;
  • Reconhecer os fatores que originam stress no setor do turismo e as suas consequências;
  • Aplicar estratégias práticas para lidar com o stress de forma equilibrada e proativa;
  • Desenvolver o autodomínio, a resiliência e a eficácia pessoal em ambientes exigentes;
  • Criar um plano pessoal de gestão do stress ajustado ao seu perfil e realidade profissional.

Destinatários

São destinatários desta microcredencial:

  • Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas do relacionamento profissional assertivo e positivo, nomeadamente no sector do turismo;
  • Estudantes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários;
  • Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras.

Pré-requisitos para a Frequência do Curso

Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:

a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;

b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Critérios de Admissão

  • 1º Ter submetido candidatura completa
  • 2º Ordem cronológica do registo da candidatura

Estrutura Curricular

Módulo 1 – Gestão do Tempo e da Produtividade Pessoal

  • Utilizar adequadamente o tempo, como forma de aumentar a eficácia da sua organização pessoal;
  • Priorizar as suas atividades, distinguindo o importante do urgente em função da sua atividade;
  • Planear de forma realista e flexível, gerir os imprevistos e as interrupções múltiplas;
  • Otimizar a utilização do tempo nas relações com o meio.

Módulo 2 – Gestão do stress e da pressão inerente ao setor do turismo

  • Definir o conceito de stress;
  • Identificar os fatores geradores de stress e como lhes responder;
  • Selecionar e aplicar estratégias adequadas para lidar eficazmente com o stress;
  • Desenvolver a proatividade, gerir o stress e aumentar o autodomínio;
  • Elaboração de um plano individual de eficácia pessoal ao nível da gestão eficaz do stress.