Formação Continua de Professores

PPFCP: Cidadania e Segurança Online, Prevenir a Ciberviolência: bE_SAFE - 4ª edição

Duração

26h (Oficina de formação: 19h assíncronas, 7h síncronas e trabalho autónomo)

Candidaturas

14 de agosto a 30 de setembro de 2025

Periodo do curso

14 de outubro a 19 de dezembro de 2025

Custo

0€ (curso gratuito)

O uso da Internet trouxe liberdade de acesso ao mundo virtual e também novos riscos como a ciberviolência e a ciberviolência sexual, fenómeno crescente com impactos na vida de jovens e crianças, em especial do sexo feminino. Como preparar raparigas e rapazes para este fenómeno, conhecendo-o, compreendendo o seu impacto e sabendo utilizar internet de modo seguro? Esta oficina tratará do equilíbrio entre a liberdade online e a prevenção da ciberviolência sexual; do papel da educação digital na conscientização entre pares e na segurança das comunidades online; do combate à culpabilização e traumatização das vítimas.

Visa ainda aumentar o conhecimento sobre a ciberviolência sexual e capacitar docentes para preparar crianças e jovens para os seus riscos, com informação científica atualizada e aplicação um programa educativo de capacitação de discentes face à ciberviolência.

Esta oferta formativa insere-se no projeto europeu, bE_SAFE – Conscientização sobre a ciberviolência e defesa de um ambiente online mais seguro para raparigas e mulheres, promovido pela Ombudsperson for Gender Equality da República da Croácia com as parcerias do Institute for Social Research in Zagreb, CESI – Center for Education Counseling of Research e Domine, desenvolvido em Portugal pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e em Espanha pelo Lobby Europeo de Mujeres en España.

Conta com a colaboração de especialistas convidadas: Alexandra Silva, Diana Pinto, Maria Sepúlveda e Elsa Nogueira

Formação realizada em parceria com a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) no âmbito do Projeto Europeu bE_SAFE – Conscientização sobre a CIBERVIOLÊNCIA e defesa de um ambiente online mais SEGURO para raparigas e mulheres

(CERV-2022-DAPHNE-101096462-BE-SAFE), promovido pela Ombudsperson for Gender Equality da Croácia e financiado pela União Europeia (UE) no âmbito do Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV).

Critérios de Admissão

CRITÉRIOS E PRIORIDADES DE SELEÇÃO

 1. Ser docente do 2º ou 3.º ciclo e/ou ensino secundário com horário letivo atribuído no ano letivo 2025-2026 em escolas das regiões Alentejo, Centro e Área Metropolitana de Lisboa;

2. Grupos de docentes pertencentes à mesma escola ou agrupamento de escolas; 

3. Ser docente do 2º ou 3.º ciclo e/ou ensino secundário com horário letivo atribuído no ano letivo 2025-2026 em qualquer escola do continente e ilhas;

4. Ordem cronológica do registo da candidatura; 

5. Assumir o compromisso de concluir a formação quando tomar conhecimento da aceitação da candidatura.

Número máximo de formandos admitidos: 40

Estrutura Curricular

Após um enquadramento teórico de introdução e conscientização da problemática da ação de formação, será promovida a reflexão e aprofundamento sobre as situações de ciberviolência e de ciberviolência sexual, com vista à capacitação das e dos docentes para trabalharem com discentes, com base num Programa Educativo sobre esta temática específica. No final dos três primeiros módulos de formação seguir-se-á uma interrupção da oficina de formação durante a qual as e os docentes em formação aplicarão, em trabalho autónomo, o Programa Educativo sobre Ciberviolência junto das suas turmas. O último momento de formação será destinado à partilha dos resultados da aplicação. 

• Módulo 1 (6 horas: 4h assíncronas e 2h síncronas) Conteúdos: Enquadramento teórico (Estereótipos, sexismo, redes sociais, pegada digital, violência online e violência sexual online – causas, características, formas e impacto em rapazes e em raparigas). 

• Módulo 2 (6 horas: 5h assíncronas e 1h síncrona) Conteúdos: As novas gerações como agentes de mudança; combater a violência online (diferentes tipos de envolvimento na violência online, contenção da disseminação e denúncia). 

• Módulo 3 (7 horas: 5h assíncronas e 2h síncronas) Conteúdos: Violência online nas relações entre jovens (relações saudáveis e abusivas, centralidade do consentimento) 

• Módulo 4 (trabalho autónomo) e 3 horas (assíncronas) de apoio Conteúdos: Aplicação do Programa Educativo bE_SAFE em contexto escolar 

• Módulo 5 (4 horas: 2h assíncronas e 2h síncronas) Partilha dos resultados da aplicação 

Oficina de Formação: 19h assíncronas, 7h síncronas e trabalho autónomo. 

As sessões síncronas serão sempre em regime pós-laboral, entre as 19h e as 21h.

Calendário para as sessões síncronas:

21/10/2025; 30/10/2025; 04/11/2025; 10/11/2025; 11/12/2025; 12/12/2025

Formadores

Foto de Maria Teresa Valente Pinto

Maria Pinto

Coordenador

Foto de Anabela Salvado Diogo

Anabela Diogo

Formador

Foto de Maria Teresa Alvarez Nunes

Maria Nunes

Formador

Foto de Rita Correia

Rita Correia

Formador