Viver com Vital_Idade

Introdução

O curso Viver com Vital_idade é uma oferta formativa não formal da Universidade Aberta, promovida pelos seus Centros Locais de Aprendizagem (CLA), que visa contribuir para um envelhecimento ativo, saudável e com significado.

É dirigido a pessoas mais velhas integradas em respostas socioeducativas (ex: Universidades/Academias Seniores, CLDS’s), em complemento às suas demais ofertas pedagógicas. Este curso decorre ao longo do ano letivo 2025/26, em regime híbrido, em ambientes virtuais e físicos (com momentos de comunicação síncrona e assíncrona), apostando numa abordagem pedagógica inovadora, centrada na valorização da identidade cultural, na criatividade colaborativa e na participação cívica.

Através de módulos temáticos e dinâmicas interativas de comunicação entre os vários atores envolvidos os participantes são desafiados a partilhar saberes culturais, explorar tradições locais difundidas numa lógica de rede colaborativa, desenvolver competências nas áreas da saúde e de bem-estar, literacia digital e da cidadania participativa. O percurso de ensino-aprendizagem culmina na cocriação de artefactos digitais coletivos que celebram as vivências e o património (i)material das comunidades envolvidas nas territorialidades de abrangência dos CLA.

GUIA DE CURSO

Objetivos

  • Promover um envelhecimento ativo, saudável e significativo, valorizando o percurso de vida, a autonomia e a participação social das pessoas mais velhas;
  • Estimular a expressão e partilha dos saberes locais e populares, reforçando a identidade cultural e o sentimento de pertença;
  • Envolver os participantes em processos criativos colaborativos, culminando na cocriação de produtos digitais coletivos;
  • Desenvolver competências nas áreas da saúde e bem-estar, literacia digital e cidadania participativa.

Competências

  • Reconhecer e valorizar o percurso de vida e identidade cultural;
  • Adotar hábitos de vida saudáveis e práticas de autocuidado;
  • Participar ativamente em contextos sociais, comunitários integrados num ecossistema de aprendizagem digital;
  • Utilizar ferramentas digitais básicas de forma autónoma e segura;
  • Expressar criatividade colaborativa através de dispositivos digitais;
  • Colaborar na cocriação de produtos finais que documentem saberes e vivências.

Destinatários

Pessoas com 65 ou mais anos com interesse em temáticas multidisciplinares associadas ao envelhecimento ativo, bem-estar e participação comunitária.

Residentes em áreas de abrangência dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta
(CLA/ UAb). Os interessados só serão aceites após contacto prévio com um CLA da UAb.

Em https://portal.uab.pt/umcla/cla/

Pré-requisitos para a Frequência do Curso

Inscrição realizada no prazo definido;

Enquadramento em parceria local (ex: Universidade/Academia Sénior, CLDS).

-Disponibilidade de participação semanal em atividades pedagógicas mediadas por sessões síncronas e assíncronas em ecossistemas digitais de aprendizagem;

-Interesse em partilhar saberes e experiências culturais;

-Preferencialmente com acesso a dispositivos digitais com ligação à Internet (com apoio de mediadores-coordenadores dos CLA e de técnicos dos parceiros locais).

Metodologia

A metodologia proposta para o presente Curso de Envelhecimento Ativo e Saudável – Viver com Vital_dade – assenta num modelo híbrido, flexível e centrado na valorização dos saberes locais e na promoção de multiliteracias (saúde, digital e cidadania participativa).

Esta proposta pedagógica combina sessões síncronas semanais com momentos assíncronos, promovendo a autonomia dos participantes com acompanhamento contínuo de mediadores pedagógicos.

Para mais informações consulte o Guia de Curso

Estrutura Curricular

Consulte o Guia de Curso