Atualização de Diretores de Segurança

Introdução

O presente curso pode ser frequentado por qualquer pessoa interessada exigindo-se apenas, e como pré-requisito, o 12º ano de escolaridade ou curso legalmente equivalente. No entanto o curso foi desenhado para atualizar conhecimentos e competências dos Diretores de Segurança que já realizaram os seus cursos de qualificação inicial há 5 ou mais anos e pretendam renovar o seu título profissional junto do DSP/PSP. (ver Portaria nº 304/2021, de 17 de dezembro).


Matricula e Acesso ao Curso

O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa.

Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina).

Anulação de Matrícula
Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula.

A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada.


GUIA DE CURSO

Objetivos

Os objetivos do curso são:

• Proporcionar aos participantes conhecimentos atualizados sobre os diversos tipos de segurança que fazem parte do currículo do curso e sobre ameaças atuais e riscos emergentes;

• Proporcionar conhecimentos e competências atualizadas que permitam aos participantes, continuar a desempenhar as funções que legalmente competem aos Diretores de Segurança, designadamente:

a) Planear, coordenar e controlar a execução dos serviços de empresas de segurança privada;

b) Gerir os recursos relacionados com a segurança privada que lhe estejam atribuídos; c) Organizar, dirigir e inspecionar o pessoal de segurança privada e promover a formação e atualização profissional do referido pessoal;

d) Assegurar o contacto adequado com as forças e serviços de segurança públicas;

e) Zelar pelo cumprimento das normas aplicáveis ao exercício da atividade de segurança privada;

f) Realizar análises de risco, auditorias, inspeções e planos de segurança, bem como assessorar os corpos gerentes das entidades de segurança privada;

g) Proporcionar aos alunos os conhecimentos e capacidades para adotar medidas de defesa que lhes permitam melhorar a sua segurança no ciberespaço.

Competências

No final do curso espera-se que os participantes tenham adquirido as seguintes competências:

• Avaliar situações de risco e planear atuações concretas que permitam eliminar ou minimizar essas situações;

• Gerir recursos humanos e materiais sob a sua supervisão;

• Propor a adoção de sistemas de segurança adequados e supervisionar a sua aplicação;

• Controlar a formação contínua do pessoal à sua responsabilidade e propor à entidade de segurança privada a adoção de iniciativas adequadas para atingir a preparação necessária desse mesmo pessoal;

• Zelar, na sua empresa, pelo integral cumprimento das leis, normas e regulamentos de segurança privada;

• Dotar os alunos com as capacidades para adotar medidas de defesa ativa que lhes permitam melhorar a sua cibersegurança;

• Desenvolver competências e ficar apto utilizar a internet de forma segura.

• Intercomunicar online de forma assíncrona e síncrona e utilizar de forma eficaz todas as ferramentas e recursos da plataforma informática de formação/aprendizagem utilizada;

• Pesquisar e organizar informação, de forma orientada, com recurso à Web.

Destinatários

• Qualquer pessoa interessada que possua o pré-requisito exigido (12º ano ou equivalência).

• Diretores de segurança que desejem atualizar conhecimentos e competências e/ou renovar o seu titulo profissional.

Critérios de Admissão

Os formandos devem possuir:

• Habilitações mínimas ao nível do 12.º ano ou curso legalmente equivalente.

Metodologia

A metodologia seguida neste curso é a estabelecida no Modelo Pedagógico Virtual da UAb para ações de aprendizagem ao longo da vida a desenvolver em regime de e-learning e adota o modelo de ensino/aprendizagem de 5 níveis de que nos fala Gilly Salmon (2000).

Estrutura Curricular

MÓDULO 0: Ambientação ao contexto online do curso e à PlataformAbERTA

MÓDULO 1: Regime jurídico da Segurança Privada e colaboração com a segurança púbica

MÓDULO 2: Planeamento e gestão da segurança privada

MÓDULO 3: Segurança física face às ameaças e riscos emergentes

MÓDULO 4: Segurança da informação, cibersegurança e proteção de dados pessoais e institucionais

MÓDULO 5: Segurança eletrónica, novas tecnologias e sua aplicação na SP

Avaliação e Classificação Final

Consultar, por favor, o Guia de Curso.