Introdução à Implementação Local dos ODS

Introdução

 

A presente Microcredencial, Introdução aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Local, destina-se a capacitar os colaboradores das câmaras municipais e juntas de freguesia para a implementação dos ODS ao nível local, contribuindo para que adquiram novos conhecimentos e desenvolvam novas competências que lhes permitam integrar os ODS no planeamento e nas ações desenvolvidas ao nível local.

Objetivos

– Conhecer o conceito de Desenvolvimento Sustentável (DS). – Compreender os principais elementos que compõem o DS, bem como os desafios que lhe estão inerentes. – Conhecer a Agenda 2030, e os 17 ODS. – Estabelecer uma relação entre as principais dimensões geográficas ao nível da implementação dos ODS – Reconhecer oportunidades e identificar as metas mais significativas para os municípios – Conhecer as possibilidades de atuação ao nível das freguesias – Tomar contacto com um caso concreto de um projeto de localização dos ODS

Competências

– Reconhecer os desafios do Desenvolvimento Sustentável e a sua efetivação ao nível dos ODS; – Compreender o processo de formulação dos ODS de uma escala global até ao nível local; – Refletir sobre a implementação ao nível local, nomeadamente em municípios e freguesias.

Destinatários

Colaboradores de câmaras municipais e juntas de freguesias, e público em geral com interesse nesta temática.

Pré-requisitos para a Frequência do Curso

• Escolaridade mínima: 12º ano ou equivalente;
• Residência em Portugal, durante a frequência da formação.

Critérios de prioridade para admissão:

1º Ter submetido candidatura completa

2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação por nossos parceiros

3º Ordem cronológica do registo da candidatura

⇒ N.º de vagas: 100

Avaliação e Classificação Final

Existirão quatro momentos de avaliação no total, cada um no final de cada semana.

Metodologia

Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte de formadores. As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas previamente agendadas, para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares. Os formandos dispõem de flexibilidade espaciotemporal, acesso permanente a textos, atividades, debates e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte dos formadores.

Estrutura Curricular

1. Desenvolvimento Sustentável 1.1- Perspetiva histórica 1.2- Conceito 1.3- Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2. As políticas Locais 2.1 À escala global 2.2 Na Europa 2.3 Em Portugal 3. Os ODS e os municípios 3.1 Oportunidades para a implementação 3.2 Metas relevantes ao nível local 4. Os ODS e as freguesias 4.1 A atuação das juntas 4.2 O caso da Junta de Freguesia da Misericórdia