MC: Análise Forense Digital e a Inteligência de Ameaças Cibernéticas

Candidaturas
Periodo do curso
A análise forense digital e a inteligência de ameaças cibernéticas são
componentes essenciais da cibersegurança moderna, permitindo a
investigação de incidentes, a recuperação de evidências digitais e a
identificação de ameaças cibernéticas emergentes.
O curso de Analista Forense Digital e CTI destina-se a profissionais e estudantes
que desejam aprofundar os seus conhecimentos em análise forense digital e
inteligência de ameaças cibernéticas, combinando uma abordagem teórica e
prática. O curso aborda desde os conceitos fundamentais da análise forense até
técnicas avançadas de investigação, utilizando ferramentas especializadas para
análise de sistemas Windows, Linux, dispositivos móveis e redes.
Critérios de Admissão
1º Ter submetido candidatura completa
2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação por nossos parceiros
3º Ordem cronológica do registo da candidatura
Nº DE VAGAS: 50 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras)
Objetivos
- Conhecer os aspetos legais e éticos associados à análise forense digital e à inteligência de
ameaças cibernéticas - Identificar, recolher e preservar evidências digitais
- Analisar artefactos digitais em diferentes sistemas operativos
- Investigar logs, metadados e outros vestígios digitais para compreender a
origem e o impacto de incidentes de segurança - Utilizar ferramentas especializadas para análise forense
- Realizar análise forense de rede, identificando tráfego suspeito e
correlacionando dados com outras descobertas forenses - Compreender e aplicar conceitos fundamentais de inteligência de ameaças
cibernéticas (CTI) - Correlacionar indicadores de comprometimento (IoCs) com os eventos forenses
- Estruturar e redigir relatórios forenses detalhados para públicos técnicos e não
técnicos - Aplicar metodologias de investigação digital para auxiliar processos judiciais corporativos
Competências
Competências técnicas:
- Aplicar os conceitos fundamentais da análise forense digital na investigação
de incidentes de cibersegurança. - Aplicar técnicas de análise forense em sistemas Linux, incluindo a interpretação de logs e rastreamento de atividades suspeitas.
- Identificar e preservar evidências digitais de forma adequada, garantindo a integridade dos dados.
- Analisar estruturas de sistemas de ficheiros e utilizar técnicas de recuperação de dados.
- Redigir relatórios forenses claros e estruturados, adequados para públicos técnicos e não técnicos.
- Identificar e interpretar artefactos do sistema Windows para análise de atividades e rastreio de utilizadores.
- Utilizar ferramentas forenses para análise de logs, registos e eventos do Windows.
- Realizar a recolha e análise de dados forenses em dispositivos móveis, incluindo extração de mensagens, chamadas e dados de localização.
- Capturar e analisar pacotes de rede para deteção de atividades suspeitas e correlação com outras evidências forenses.
- Aplicar metodologias de inteligência de ameaças para complementar a análise forense e melhorar a resposta a incidentes.
- Usar plataformas de inteligência de ameaças (Threat Intelligence) para análise e correlação de indicadores de comprometimento (IoCs).
Competências Transversais
- Desenvolver um pensamento analítico e crítico para a investigação de
incidentes e correlação de evidências. - Aprender continuamente e adaptar-se às novas ameaças e desafios da
cibersegurança. - Trabalhar em equipa em investigações forenses e partilhar descobertas com
diferentes stakeholders. - Gerir eficazmente o tempo e organizar investigações forenses de forma
metódica. - Comunicar descobertas forenses de forma clara e objetiva, tanto para equipas
técnicas como para gestores e decisores.
Avaliação
Verificar o Guia do Curso (brevemente).
Estrutura Curricular
A metodologia seguida neste curso é a estabelecida no Modelo Pedagógico
Virtual da UAb. A forma de trabalho utilizada neste curso compreende (1) a leitura e reflexão
individuais dos conteúdos disponibilizados ou de outros sobre os mesmos
temas obtidos pelos formandos, (2) a partilha da reflexão e do estudo com os
colegas, assim como também (3) o esclarecimento de dúvidas nos fóruns
moderados pelo formador e a (4) realização das e-atividades propostas.
A tutoria a prestar pelos formadores será ativa e permanente e far-se-á
preferencialmente através dos fóruns de discussão abertos nos diversos
tópicos (correspondentes aos módulos da estrutura do curso) na
PlataformAbERTA. Podem realizar-se sessões síncronas de discussão online (chats), em datas,
horários e locais (Tópicos) a comunicar antecipadamente pelos formadores.
Formadores
André Calvinho
Coordenador / Formador
Luís Dias
Coordenador / Formador