Ansiedade: Compreender, Gerir e Superar

Introdução

A Microcredencial, “Ansiedade: Compreender, Gerir e Superar” destina-se a adultos que pretendam adquirir conhecimentos e desenvolver competências práticas para lidar com a ansiedade. Estruturado em 6 semanas, a presente Microcredencial combina momentos síncronos com atividades assíncronas, promovendo uma aprendizagem progressiva, reflexiva e centrada no bem-estar do/a formando/a.
Após uma semana de ambientação ao espaço online, o/a formando/a será convidado/a a compreender a ansiedade, bem como os mecanismos que contribuem para a sua manutenção. De seguida, serão introduzidas estratégias baseadas na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que ajudarão cada formando/a a gerir a sua própria ansiedade. Por fim, o/a formando/a é convidado/a a desenvolver um plano pessoal de gestão da ansiedade, integrando os conhecimentos e ferramentas adquiridos ao longo do curso. Todo o percurso será acompanhado pela formadora e docente responsável pela Microcredencial.
Desta forma, com uma abordagem acessível, científica e prática, esta microcredencial visa capacitar os participantes para compreenderem melhor os seus estados ansiosos e promoverem uma vida mais equilibrada e satisfatória

Objetivos

. Conhecer o conceito de ansiedade e a sua sintomatologia;
. Compreender o ciclo de manutenção da ansiedade, reconhecendo os mecanismos implicados;
. Compreender as diferentes estratégias de gestão da ansiedade, incluindo estratégias cognitivas, comportamentais e estilo de vida;
. Elaborar um plano pessoal de gestão da ansiedade, com base nas estratégias aprendidas ao longo do curso;
. Compreender quando é necessário procurar ajuda profissional.

Competências

. Identificar e descrever os principais sinais, sintomas e manifestações cognitivas, fisiológicas e comportamentais da ansiedade, distinguindo-os de outras respostas emocionais.
. Analisar e explicar o ciclo de manutenção da ansiedade, reconhecendo os fatores cognitivos, emocionais e comportamentais que contribuem para o seu agravamento ou perpetuação.
. Selecionar e justificar estratégias de gestão da ansiedade adequadas a diferentes situações, integrando técnicas cognitivas, comportamentais e práticas de autocuidado e estilo de vida.
. Planificar e desenvolver um plano individual de gestão da ansiedade, articulando objetivos, estratégias e monitorização, aplicável no quotidiano académico e pessoal.
. Reconhecer sinais de gravidade ou de limitação funcional que indicam a necessidade de apoio especializado e tomar decisões informadas sobre quando e como procurar ajuda profissional.

Destinatários

Adultos com interesse em compreender, gerir e superar a sua necessidade. Não são necessários conhecimentos prévios na área da psicologia.

Pré-requisitos para a Frequência do Curso

a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;

b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Candidaturas encerradas – Número limite de candidatos inscritos atingido.

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa

2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação por nossos parceiros

3º Ordem cronológica do registo da candidatura


Nº DE VAGAS: 50

Metodologia

As atividades de ensino-aprendizagem serão lecionadas, em português de Portugal, integralmente online, seguindo os parâmetros determinados pelo Modelo Pedagógico Virtual® (MPV) definido e adotado pela Universidade Aberta. A modalidade de ensino/aprendizagem e de avaliação baseia-se num ambiente de turma virtual, com interação formadora/estudante e estudante/estudante em modo, essencialmente, assíncrono, assente em fóruns de discussão online. No início da semana 1 será realizada uma sessão síncrona de forma que os estudantes presentes se conheçam e que sejam esclarecidas quaisquer questões sobre o desenvolvimento deste percurso formativo. No final da semana 5 será realizada, novamente, uma sessão síncrona com vista a explicar o trabalho de avaliação a realizar na semana seguinte, assim como esclarecer eventuais dúvidas aos estudantes.
Neste sentido, serão promovidas atividades de aprendizagem com recurso a ferramentas online adequadas, integradas num ambiente virtual (plataforma de e-learning), que permitam a flexibilidade temporal e espacial, enquanto caraterísticas das atuais metodologias de aprendizagem a distância (aprender em qualquer lugar, em qualquer momento).

Avaliação e Classificação Final

Os módulos do curso adotam o modelo de avaliação contínua, sendo a classificação final dos estudantes o resultado do trabalho desenvolvido ao longo da sua realização. A classificação final de cada estudante será feita tendo em conta as avaliações parcelares.