MC: Comunicação de Crise

Duração
Candidaturas
Periodo do curso
Custo
A microcredencial Comunicação de Crise, destina-se a capacitar profissionais que sejam, ou possam vir a ser, porta-voz institucionais em situações de crise. Nesta formação ambicionamos criar novas formas de pensar e ver a emoção na comunicação. Avaliar ameaças, identificar oportunidades e escolher as mensagens-chave. Não omitir informações nem atrasar a resposta. O objetivo é comunicar de forma rápida, clara e objetiva.
Neste contexto, vão ser simuladas diferentes situações de comunicação de crise (internas e externas). Os formandos vão fazer role-playing, assumindo o papel de porta-voz da instituição em cenário de crise com vista ao desenvolvimento de habilidades de comunicação.
Destinatários
Profissionais das Forças de Segurança e Proteção Civil, dos Serviços de Saúde e Organismos do Governo Local e outros profissionais com interesse em adquirir competências em técnicas de comunicação em situações de crise.
Condições de Frequência
Maiores de 23, residentes em Portugal com a escolaridade obrigatória mínima 12º ano.
Critérios de Admissão
1º Ter submetido candidatura completa
2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação por nossos parceiros
3º Ordem cronológica do registo da candidatura
Nº DE VAGAS: 100 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras)
Objetivos
- Desenvolver estratégias de gestão das emoções, calma e objetividade face a uma situação de crise.
- Dotar os formandos de capacidade de resposta, gerindo os tempos de comunicação e os tempos de silêncio.
- Distinguir a melhor utilização de técnicas de comunicação oral e escrita por forma a conseguirem uma maior eficácia na mensagem.
- Aprender a usar metodologias de escrita, em formatos adequados à comunicação de crise: press release, comunicados, entrevistas e redes sociais.
- Aprender a usar metodologias de comunicação oral, em formatos adequados à comunicação de crise: entrevistas e conferências de imprensa.
- Compreender e dominar as técnicas de televisão, nomeadamente, em momentos de crise.
- Desenvolver estratégias eficientes para que se torne num entrevistado credível.
Competências
- Aprender a gerir a comunicação e o tempo
- Desenvolver a capacidade de ser empático, responsável, disponível e coerente com os valores da instituição
- Criar estratégias para transmitir informações credíveis, não abrindo espaço para falsas noticias
- Saber comunicar promovendo a tranquilidade e evitar o pânico.
Avaliação
Avaliação contínua ao longo do módulo: participação no fórum de discussão abertos no espaço do curso, trabalhos individuais e realização de uma e-atividade em grupo a submeter na plataforma.
A média final da avaliação dos módulos traduz a classificação final, numa escala de 0 a 20 valores.
Bibliografia
- António Marques Mendes e Francisco Costa Perteira: Crises – de Ameaças a Oportunidades. Gestão Estratégica de Comunicação de Crises. Edições Sílabo, 2006
- António José Mocho: Crise nas Empresas Comunicação com os Media – Guia para Emergências e Catástrofes. Bnomics, 2021
- João José Forni: Gestão de Crises e Comunicação. Gen atlas. 2019
- Joaquim Caetano, Paulo Vasconcelos e Maria Vasconcelos: Gestão de Crise. Editorial Presença, 2006
Regime Ensino
Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte do formador.
As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas previamente agendadas para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares.
Os formandos têm flexibilidade temporal, acesso permanente aos textos, troca de experiências com os seus pares e orientação online por parte do formador.
Estrutura Curricular
- Semana 0: Ambientação e Apresentação do Módulo
- Semana 1: Objetivos e criação de plano de crise
- Semana 2 e 3: Crise, comunicação e emoção
- Semana 4: Exercício prático – trabalho individual
Formadores
Isabelle Marques
Coordenador
Teresa Botelheiro
Coordenador / Formador