Microcredenciais

MC: Comunicação e Atendimento ao Cidadão

Créditos / ECTS

1

Duração

26 horas

Candidaturas

17 de junho a 21 de julho de 2025

Periodo do curso

16 de setembro a 21 de outubro de 2025

Custo

Gratuito (financiamento PRR)

A Microcredencial “Comunicação e atendimento ao cidadão” destina-se a capacitar os formandos a compreenderem os processos de comunicação em contexto organizacional e melhorar as suas capacidades e competências em contexto de atendimento ao cidadão, bem como facilitar o desenvolvimento de processos colaborativos de comunicação, tanto presenciais como a distância.

Destinatários

Adultos maiores de 23 anos, encaminhados por Entidades Parceiras da UAb no âmbito do Projeto Impulso 2025 e público individual, residentes em Portugal, com a escolaridade mínima obrigatória (12º ano). Será dada prioridade aos candidatos provenientes dos Parceiros.

Condições de Frequência

• Escolaridade mínima: 12.º ano de escolaridade ou equivalente;

• Residência em Portugal, durante a frequência da formação.

Critérios de Admissão

• Ter realizado a candidatura completa;


• Pertencer a entidade parceira da UAb no âmbito do Projeto Impulso 2025. Se for o caso, no formulário da candidatura selecionar na “Entidade patronal”: Associado do Turismo de Portugal, SONAE, Polícia de Segurança Pública (PSP), Polícia Judiciária (PJ), Guarda Nacional Republicana (GNR), Associado da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias), MEDICARE, Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) ou a Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET).

• Ordem cronológica do registo da candidatura.

• LIMITE DE VAGAS: 100

Objetivos

• Compreender o conceito e os processos de comunicação;

• Identificar barreiras à comunicação e definir estratégias para a resolução de conflitos;

• Compreender as dinâmicas existentes entre a comunicação e o envolvimento, a cooperação, a motivação e o desempenho das equipas;

• Identificar a utilização das TIC nos processos de comunicação organizacional;

• Desenvolver competências relacionais e comunicacionais capazes de favorecer um atendimento ao cidadão eficaz e adequado.

Avaliação

A avaliação é formativa. Ponderação de 100% da avaliação relativa à avaliação formativa ao longo dos 4 tópicos: participação nos fóruns, realização das atividades propostas e comentários (5 valores por tópico). Nota final: De 0 a 20 valores. Os formandos que não obtenham 10 valores como nota final terão de realizar um trabalho individual escrito.

Regime Ensino

A Microcredencial realiza-se em regime de e-learning, através do Modelo Pedagógico Virtual da UAb.

Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte de formadores. As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas previamente agendadas, para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares.

Os formandos dispõem de flexibilidade espaciotemporal, acesso permanente a textos, atividades, debates e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte dos formadores.

Estrutura Curricular

Esta Microcredencial tem a duração de 26 horas (1 ECTS da UAb) e está estruturada em 4 módulos com a duração de uma semana cada. Os módulos desenvolvem-se sequencialmente. Estes módulos são precedidos de um módulo de ambientação ao contexto online do curso e de integração dos participantes, designado módulo 0 ou pré-curso:

0. Ambientação ao contexto online;

1. O que é a Comunicação?;

2. Comunicação com Público Externo e Interno à Organização; 

3. Processos de Comunicação;

4. Atendimento ao Cidadão. 

Formadores

Foto de Isabelle Duarte Simões Marques

Isabelle Marques

Coordenador

Foto de Mariana Rosa Moita Silva Ninitas

Mariana Ninitas

Formador

Foto de Silvia Pais Barbosa

Silvia Barbosa

Formador