Comunicação Inclusiva

Introdução

A Comunicação Acessível é um pilar essencial para garantir que todas as pessoas possam aceder à informação e comunicar com os outros de forma equitativa e eficaz. Nesta microcredencial os alunos tomam contacto com os principais recursos de comunicação acessível e aprendem as regras básicas de comunicação com públicos com diversidade funcional a este nível, potenciando experiências comunicacionais verdadeiramente acessíveis e enriquecedoras para todos.

Objetivos

Definir o conceito de comunicação inclusiva e identificar os seus princípios fundamentais, reconhecendo as barreiras e facilitadores existentes em diversos contextos;

Aplicar princípios de acessibilidade na criação e disponibilização de informação inclusiva;

Identificar perfis e respetivas necessidades comunicacionais, desenvolvendo estratégias de comunicação e interação adequadas a pessoas com diversidade funcional;

Integrar práticas de comunicação inclusiva no desenvolvimento de atividades;

Identificar tecnologias de apoio que promovam a comunicação inclusiva;

Identificar e avaliar a adequação de sinalética inclusiva e de orientação espacial para a autonomia de pessoas com diversidade funcional;

Promover e avaliar a acessibilidade digital em produtos e serviços.

Competências

Compreender a importância da informação e comunicação inclusiva para os diversos setores de atividade, promovendo o desenvolvimento de boas práticas;

Ser capaz de comunicar e interagir com públicos com diversidade funcional em vários tipos de contextos, contribuindo para a fruição de experiências gratificantes por este tipo de pessoas;

Ser capaz de identificar e avaliar a adequação de tecnologias facilitadoras da orientação, informação e comunicação com públicos com diversidade funcional em diferentes contextos, incluindo o digital.

Destinatários

Profissionais que mantenham contacto com pessoas com diversidade funcional e público em geral com interesse na temática.

Pré-requisitos para a Frequência do Curso

a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;

b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa
2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação por nossos parceiros
3º Ordem cronológica do registo da candidatura


Nº DE VAGAS: 50 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras)

Metodologia

A metodologia é definida no Modelo Pedagógico Virtual da UAb para ações de aprendizagem ao longo da vida a desenvolver em regime de e-learning. Os formandos terão acesso aos conteúdos de forma sequencial e maioritariamente assíncrona, com algumas sessões síncronas. Esta metodologia permite flexibilidade espaciotemporal, acesso permanente a textos, atividades, debates e troca de experiências com os pares, sendo ainda assegurada orientação online ativa e permanente por parte dos formadores, nomeadamente através dos fóruns de discussão abertos nos diversos tópicos, na plataforma Moodle.

Avaliação e Classificação Final

Esta microcredencial adota o modelo de avaliação contínua, pelo que a classificação final reflete o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do curso, nomeadamente, a participação ativa nos fóruns e a realização das atividades de avaliação propostas, com apresentação de um trabalho final individual.

A classificação final é calculada com base nos seguintes elementos e critérios:

• Participação nas atividades propostas – 50%

• Trabalho final – 50%

Consideram-se com aproveitamento os formandos que, no final do curso, obtenham uma classificação igual ou superior a 9,5 valores, numa escala de 0 a 20.