Microcredenciais

MC: Estratégia Digital e Marketing de Performance

Créditos / ECTS

1

Duração

26 horas

Candidaturas

1 de agosto a 1 de setembro de 2025

Periodo do curso

23 de setembro a 28 de outubro de 2025

Custo

Gratuito (financiamento PRR)
A presente Microcredencial, Estratégia Digital e Marketing de Performance, dirigida a profissionais do setor do turismo e público em geral, destina-se a capacitar e desenvolver uma melhoria das competências digitais dos profissionais do setor, nomeadamente, competências essenciais de literacia digital e competências mais avançadas de marketing digital, que potenciem uma eficaz transformação digital, geradora de valor para os negócios e para as pessoas. Esta Microcredencial ajudá-lo-á a adotar conhecimentos e competências para a edição digital de vídeos, através do uso de ferramentas gratuitas de edição e conhecimentos e competências vocacionados para a promoção de uma cultura de boas práticas online, através da utilização de ferramentas de planeamento e de gestão que permitam aos participantes definir alternativas estratégicas para o seu negócio turístico. Encontrará no decurso desta Microcredencial, oportunidades para otimizar o seu trabalho otimizar a sua presença em motores de pesquisa na componente orgânica (SEO) e paga (SEM), nomeadamente Google, melhorar e aprofundar técnicas de web design e e-commerce aplicado ao turismo, adquirir conhecimentos sobre as principais métricas de análise de performance de Marketing Digital (KPIs) e, ainda, criar e planear a sua estratégia de gestão de redes sociais na perspectiva da sua empresa. Embora, esteja vocacionada para o setor do Turismo, existem conhecimentos gerais que são transversais aos vários setores.

Destinatários

Dirigida a profissionais do setor do Turismo e público em geral.
Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025.

Nota: Para o efeito, se for o caso, selecionar na entidade empregadora, a opção “Associado do Turismo de Portugal” ou “Associado da ANAFRE” ou a opção “Polícia de Segurança Pública”.

Condições de Frequência

Maiores de 23 anos, residentes em Portugal.

 

 

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa
2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação pelo nosso parceiro
3º Ordem cronológica do registo da candidatura

• Nº DE VAGAS: 100 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras).

Objetivos

Estratégia Digital e Marketing de Performance:

• As métricas de análise da performance de Marketing digital (KPIs);
• Introdução ao e-commerce e Web Design;
• Redes Sociais (estratégia para empresas);
• SEO – Otimização de motores de pesquisa;
• SEM – Search Engine Marketing.

Competências

• Compreender e aplicar métricas essenciais para avaliar o desempenho em marketing digital bem como identificar os Key Perfomance Indicators (KPIs) relevantes no âmbito do marketing digital; • Familiarização com os princípios básicos do e-commerce, nomeadamente compreensão de boas práticas na construção de websites atraentes e funcionais, métodos de pagamento e processos de otimização de conversão bem como aplicação de princípios de usabilidade e experiência do utilizador; • Compreender os fundamentos de SEO para melhorar a visibilidade nos motores de busca bem como utilizar palavras-chave, otimizar conteúdo e boas práticas recomendadas para melhorar o ranking nos resultados de pesquisa; • Desenvolver estratégias eficazes de presença e envolvimento nas redes sociais aplicadas ao turismo bem compreender como utilizar as mesmas para aumentar a visibilidade da marca, interagir com a audiência e promover os seus produtos/serviços; • Implementar estratégias de marketing em motores de busca para aumentar a visibilidade através de publicidade paga bem como compreender como utilizar ferramentas de gestão de campanhas e otimização de anúncios para alcançar objetivos específicos.

Avaliação

A avaliação será sumativa, classificada numa escala de 0 a 20 valores. Esta será reflexo da participação nas interações, na realização dos desafios/exercícios propostos e na realização de trabalhos individuais.

Regime Ensino

Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte de formadores. As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas previamente agendadas para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares. Os formandos dispõem de flexibilidade espaciotemporal, acesso permanente a textos, atividades/exercícios e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte dos formadores.

Estrutura Curricular

Semana 0: Ambientação e Apresentação do Módulo
Semana 1: Introdução ao e-commerce & Web Design
Semana 2: Redes Sociais (estratégia para empresas);
Semana 3: SEO – Search Engine Optimization
Semana 4: SEM – Search Engine Marketing

Formadores

Foto de Carla Filipa Gomes de Almeida Santos Calhôa

Carla Calhôa

Coordenador

Foto de José Mamede

José Mamede

Coordenador

Foto de João Pedro Martins Freitas

João Freitas

Formador