Estratégia Digital e Marketing de Performance

Introdução



A presente Microcredencial, Estratégia Digital e Marketing de Performance, dirigida a profissionais do setor do turismo e público em geral, destina-se a capacitar e desenvolver uma melhoria das competências digitais dos profissionais do setor, nomeadamente, competências essenciais de literacia digital e competências mais avançadas de marketing digital, que potenciem uma eficaz transformação digital, geradora de valor para os negócios e para as pessoas.
Esta Microcredencial ajudá-lo-á a adotar conhecimentos e competências para a edição digital de vídeos, através do uso de ferramentas gratuitas de edição e conhecimentos e competências vocacionados para a promoção de uma cultura de boas práticas online, através da utilização de ferramentas de planeamento e de gestão que permitam aos participantes definir alternativas estratégicas para o seu negócio turístico.
Encontrará no decurso desta Microcredencial, oportunidades para otimizar o seu trabalho otimizar a sua presença em motores de pesquisa na componente orgânica (SEO) e paga (SEM), nomeadamente Google, melhorar e aprofundar técnicas de web design e e-commerce aplicado ao turismo, adquirir conhecimentos sobre as principais métricas de análise de performance de Marketing Digital (KPIs) e, ainda, criar e planear a sua estratégia de gestão de redes sociais na perspectiva da sua empresa.
Embora, esteja vocacionada para o setor do Turismo, existem conhecimentos gerais que são transversais aos vários setores.

Objetivos

Estratégia Digital e Marketing de Performance:

• As métricas de análise da performance de Marketing digital (KPIs);
• Introdução ao e-commerce e Web Design;
• Redes Sociais (estratégia para empresas);
• SEO – Otimização de motores de pesquisa;
• SEM – Search Engine Marketing.

Competências

• Compreender e aplicar métricas essenciais para avaliar o desempenho em marketing digital bem como identificar os Key Perfomance Indicators (KPIs) relevantes no âmbito do marketing digital; • Familiarização com os princípios básicos do e-commerce, nomeadamente compreensão de boas práticas na construção de websites atraentes e funcionais, métodos de pagamento e processos de otimização de conversão bem como aplicação de princípios de usabilidade e experiência do utilizador; • Compreender os fundamentos de SEO para melhorar a visibilidade nos motores de busca bem como utilizar palavras-chave, otimizar conteúdo e boas práticas recomendadas para melhorar o ranking nos resultados de pesquisa; • Desenvolver estratégias eficazes de presença e envolvimento nas redes sociais aplicadas ao turismo bem compreender como utilizar as mesmas para aumentar a visibilidade da marca, interagir com a audiência e promover os seus produtos/serviços; • Implementar estratégias de marketing em motores de busca para aumentar a visibilidade através de publicidade paga bem como compreender como utilizar ferramentas de gestão de campanhas e otimização de anúncios para alcançar objetivos específicos.

Destinatários

Dirigida a profissionais do setor do Turismo e público em geral.
Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025.

Nota: Para o efeito, se for o caso, selecionar na entidade empregadora, a opção “Associado do Turismo de Portugal” ou “Associado da ANAFRE” ou a opção “Polícia de Segurança Pública”.

Pré-requisitos para a Frequência do Curso

Maiores de 23 anos, residentes em Portugal.

 

 

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa
2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação pelo nosso parceiro
3º Ordem cronológica do registo da candidatura

• Nº DE VAGAS: 100 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras).

Avaliação e Classificação Final

A avaliação será sumativa, classificada numa escala de 0 a 20 valores. Esta será reflexo da participação nas interações, na realização dos desafios/exercícios propostos e na realização de trabalhos individuais.

Metodologia

Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte de formadores. As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas previamente agendadas para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares. Os formandos dispõem de flexibilidade espaciotemporal, acesso permanente a textos, atividades/exercícios e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte dos formadores.

Estrutura Curricular

Semana 0: Ambientação e Apresentação do Módulo
Semana 1: Introdução ao e-commerce & Web Design
Semana 2: Redes Sociais (estratégia para empresas);
Semana 3: SEO – Search Engine Optimization
Semana 4: SEM – Search Engine Marketing