Literacia Financeira e Bem-Estar Financeiro

Introdução

A microcredencial em Literacia Financeira foi concebida para dotar os participantes com conhecimentos e competências fundamentais para uma gestão consciente dos recursos financeiros pessoais e familiares. Aborda de forma prática temas como orçamento, poupança, crédito, investimento e gestão de riscos, proporcionando aos participantes a capacidade de tomar decisões financeiras informadas, alinhadas com os seus objetivos de vida e com as exigências de um mercado cada vez mais digital e complexo.
Num contexto de transformação económica, instabilidade social e digitalização acelerada dos serviços financeiros, esta formação adquire especial relevância social, cultural e profissional. Visa contribuir para o bem-estar financeiro e emocional dos trabalhadores, ajudando a reduzir o stress associado às finanças pessoais, o que tem impactos diretos na produtividade, motivação e estabilidade no local de trabalho.
Esta microcredencial responde às exigências de upskilling dos profissionais no ativo, que necessitam de competências atualizadas para melhor gerir os seus recursos financeiros, e de reskilling para quem assume novas responsabilidades que envolvem planeamento, controlo orçamental ou apoio à gestão. Adicionalmente, a formação apoia o desenvolvimento de uma cultura organizacional mais consciente e resiliente, alicerçada na capacitação financeira dos colaboradores.
Alinhada com os referenciais da OECD/INFE e com o Plano Nacional de Formação Financeira em Portugal, esta microcredencial estimula o pensamento crítico, a responsabilidade e a autonomia financeira. Através de metodologias ativas e casos práticos, os formandos serão desafiados a aplicar os conceitos à sua realidade, a construir o seu plano financeiro pessoal e a identificar riscos e oportunidades, promovendo maior segurança económica a curto, médio e longo prazo.

Objetivos

Aprender a:

• Compreender conceitos-chave de literacia financeira;

• Elaborar e gerir um orçamento pessoal/familiar;

• Identificar hábitos financeiros saudáveis;

• Avaliar o impacto do endividamento e uso de crédito;

• Analisar diferentes formas de poupança e investimento;

• Interpretar informação financeira básica (extratos, taxas, encargos);

• Avaliar riscos financeiros no dia a dia;

• Prevenir comportamentos de risco como fraudes e consumo impulsivo.

Competências

• Planeamento financeiro pessoal e familiar;

• Análise crítica de produtos financeiros;

• Gestão de orçamento e fluxo de caixa;

• Capacidade de tomada de decisão informada;

• Redução de riscos associados a maus hábitos financeiros;

• Promoção da saúde financeira e bem-estar económico.

Destinatários

Todos os que pretendam adquirir ou reforçar competências práticas em finanças pessoais, orçamento familiar, poupança, investimento e gestão de risco.

Pré-requisitos para a Frequência do Curso

Maiores de 23 anos, residentes em Portugal com a escolaridade obrigatória mínima 12º ano.

Critérios de Admissão

Ter submetido a candidatura completa;

Pertencer a entidade parceira da UAb no âmbito do Projeto Impulso 2025. Se for o caso, no formulário da candidatura indicar a “Entidade patronal”;

3º Ordem cronológica do registo da candidatura.

Nº de Vagas: 25 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras).

Metodologia

Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte do formador.
As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas previamente agendadas para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares.
Os formandos têm flexibilidade temporal, acesso permanente aos textos, troca de experiências com os seus pares e orientação online por parte do formador.

Estrutura Curricular

Semana 1 Introdução à Literacia Financeira

Semana 2 Orçamento e Gestão de Rendimentos:

Semana 3 Endividamento e Crédito

Semana 4 Poupança e Investimento

Semana 5 Gestão de Risco e Fraudes Financeiras

Semana 6 Plano Financeiro Pessoal

Avaliação e Classificação Final

Avaliação contínua ao longo do módulo: participação nos fóruns de discussão abertos no espaço do curso, trabalhos individuais e realização de uma e-atividade em grupo a submeter na plataforma.
A média final da avaliação dos módulos traduz a classificação final, numa escala de 0 a 20 valores.