Media Training

Introdução

A microcredencial Media Training, destina-se a capacitar um profissional que
pretenda atuar como porta-voz de uma organização. A formação irá ajudá-lo a adotar
conhecimentos e competências para se posicionar em relação à comunicação social.
Serão simuladas situações de comunicação de crise, onde o porta-voz será confrontado
pelos diferentes meios de comunicação, em situação de entrevista, direto, conferência
de imprensa ou na elaboração de comunicados de imprensa (press realease). As
particularidades da comunicação através das redes sociais, diferentes dos meios de
comunicação tradicionais, seja pela sua ampla difusão, seja pela brevidade e eficácia
que as mensagens devem ter, vão ser também abordadas na formação.
Atendendo à importância que a comunicação social tem na formação da opinião pública,
é fulcral para os profissionais saberem comunicar garantindo ao mesmo tempo a clareza
da informação e o sigilo necessário ao desempenho das suas funções.

Objetivos

  • Adquirir conhecimentos teóricos e práticos no âmbito da escrita e imagem, de forma a habilitá-lo pedagogicamente a compreender/escrever textos jornalísticos;

  • Utilizar técnicas de escrita narrativa: princípios, fontes e pesquisa, técnicas base, géneros e formatos;

  • Utilizar técnicas e metodologias de escrita, em formatos adequados à comunicação corporativa: texto jornalístico/informativo, relações públicas, press release, discursos, apresentações e comunicações internas;

  • Compreender e dominar as técnicas de televisão, nomeadamente, em momentos de crise;

  • Desenvolver estratégias eficazes para que se torne num entrevistado requisitado.

Competências

  • Compreender e aprender a usar a linguagem audiovisual;
  • Desenvolver a capacidade de construção de narrativa e síntese, tonando-se
    eficiente nas entrevistas.
  • Aprender a gerir a comunicação e o tempo;
  • Implementar estratégias para transmitir uma informação, empregar vocabulário
    adequado e falar em público com confiança;
  • Desenvolver técnicas de postura e utilização adequada da linguagem gestual e
    utilização adequada da voz e dicção;

Destinatários

Profissionais com interesse em adquirir competências em técnicas de comunicação organizacional.

Pré-requisitos para a Frequência do Curso

Escolaridade mínima: 12.º ano de escolaridade ou equivalente;

Residência em Portugal, durante a frequência da formação.

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa
2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação por nossos parceiros
3º Ordem cronológica do registo da candidatura


Nº DE VAGAS: 100 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras)

Metodologia

Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte do formador.


As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas previamente agendadas para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares.


Os formandos têm flexibilidade temporal, acesso permanente aos textos, troca de experiências com os seus pares e orientação online por parte do formador.

Avaliação e Classificação Final

Avaliação contínua ao longo do módulo: participação no fórum de discussão aberto
no espaço do curso, trabalhos individuais e realização de uma e-atividade em grupo a
submeter na plataforma.
A média final da avaliação dos módulos traduz a classificação final, numa escala de 0
a 20 valores.