MCT: A Nova Força de Trabalho no Turismo: Atrair e Gerir Talentos Multiculturais e Multigeracionais

Duração
Candidaturas
Periodo do curso
Custo
O setor do Turismo atravessa uma profunda transformação na sua composição laboral, refletindo dinâmicas globais como a mobilidade internacional, a digitalização do trabalho, o envelhecimento da população, a chegada de novas gerações ao mercado e a dinamização do trabalho remoto.
A nova força de trabalho no Turismo já não é homogénea nem previsível: inclui nómadas digitais, profissionais migrantes e imigrantes, freelancers internacionais, colaboradores remotos, bem como as gerações Z, Y, X e baby boomers que, muitas vezes, partilham os mesmos espaços organizacionais, mas com motivações, competências e expectativas distintas.
Este curso visa capacitar profissionais, gestores e empreendedores do setor do Turismo para compreender, atrair, integrar e gerir equipas culturalmente diversas e multigeracionais, promovendo ambientes de trabalho inclusivos, inovadores e sustentáveis. Para isso, são exploradas estratégias de recrutamento global, integração e comunicação multicultural e multigeracional e retenção e desenvolvimento de talento em contextos digitais e híbridos.
Destinatários
São destinatários desta microcredencial:
- Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados ao setor do Turismo, em particular, com cargos de chefia, com formação mínima ao nível do 12º ano;
- Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas da Gestão de Talentos Multiculturais e Multigeracionais.
Condições de Frequência
Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:
a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;
b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.
Critérios de Admissão
1º Ter submetido candidatura completa
2º Ordem cronológica do registo da candidatura
Objetivos
No fim do curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Compreender as características e necessidades das diferentes gerações e perfis culturais que integram a nova força de trabalho.
- Promover uma liderança global e inclusiva, adaptada a contextos de diversidade etária, cultural e tecnológica.
- Analisar os desafios e oportunidades da mobilidade global e do trabalho remoto no setor do Turismo.
- Desenvolver estratégias para atrair, integrar e reter talentos diversos em ambientes híbridos e multiculturais.
- Criar planos de gestão de talento alinhados com os valores, expectativas e competências da força de trabalho emergente no setor do Turismo.
Competências
- Literacia multicultural e multigeracional
- Recrutamento e onboarding em contexto multicultural e multigeracional
- Gestão de equipas multiculturais e multigeracionais
- Comunicação e motivação multicultural e multigeracional
- Liderança inclusiva e adaptativa
- Estratégias de retenção e desenvolvimento em ambientes híbridos
- Sensibilidade ética e cultural no contexto da globalização laboral
Avaliação
A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios:
- Presença e participação nas atividades propostas ao longo dos módulos 1 a 4 – 30% (nesta componente contínua, cada um dos quatros módulos terá um peso de 25%);
- Trabalho final, no âmbito do módulo 5, baseado na realização de um Plano de Gestão de Pessoas no setor do Turismo, com aplicação da IA – 70%.
Assim, a avaliação final do módulo é atribuída pela média simples numa escala de 0 a 10 valores. A classificação final do curso traduz a média da avaliação obtida nos módulos, expressa na escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota final igual ou superior a 9,5 valores.
Bibliografia
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White, M., & Scarpitti, S. (2024). 4-Gen leadership: Thriving in a multi-generational workplace. Business Expert Press.
Estrutura Curricular
Módulo 1/Semana 1: A Nova Força de Trabalho no Turismo (10h)
- Características das gerações atuais (Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z)
- Nómadas digitais, freelancers e trabalhadores remotos internacionais
- Migração e Imigração laboral no Turismo: oportunidades e tensões
- Tendências globais no emprego turístico (trabalho híbrido, economia de plataformas, gig economy)
- Impactos da globalização, da tecnologia e da diversidade na configuração das equipas
Módulo 2/Semana 2: Atrair Talentos Globais – Recrutamento, Employer Branding e Diversidade (10h)
- Employer branding em ambientes multiculturais e multigeracionais
- Recrutamento remoto e internacional: canais e boas práticas
- Ética e responsabilidade social no recrutamento em contexto de diversidade
- Estratégias para atrair e reter recursos humanos numa ótica de diversidade
- Casos de sucesso: programas de mobilidade laboral e intercâmbio de talentos
Módulo 3/Semana 3: Integração e Comunicação em Contextos Multiculturais e Multigeracionais (10h)
- Onboarding multicultural e multigeracional: práticas inclusivas de acolhimento
- Comunicação multigeracional e multicultural: estilos, canais e barreiras
- Choques culturais e gestão da diversidade
- Gestão de conflitos em equipas diversas
- Estratégias de retenção e engagement em contextos multiculturais e
multigeracionais
Módulo 4/Semana 4: Liderança Global e Inclusiva e Desenvolvimento de Talento em Ambientes Híbridos (10h)
- O novo papel do líder no turismo global e digital
- Competências para liderar equipas híbridas e remotas, multiculturais e
multigeracionais - Desenvolvimento de carreiras para diferentes perfis etários e culturais
- Programas de mentoria multigeracional e coaching multicultural
- Políticas de flexibilidade e equilíbrio pessoa-trabalho
Módulo 5/Semana 5: Projeto Final – Plano de Gestão Integrada da Nova Força de Trabalho (12h)
- Diagnóstico do perfil atual da força de trabalho
- Identificação de lacunas e oportunidades de melhoria
- Definição de objetivos estratégicos de Recursos Humanos inclusivos e
inovadores - Ações para recrutamento, integração, desenvolvimento e retenção de talentos
globais - Indicadores de sucesso e plano de monitorização
Formadores
Carla Magalhães
Coordenador / Formador
António Martins
Coordenador
José Porfírio
Coordenador