Microcredenciais

MCT: Comunicação Inclusiva em Contexto Turístico

Duração

52 horas

Candidaturas

12 de agosto a 12 de setembro de 2025

Periodo do curso

30 de setembro a 11 de novembro de 2025

Custo

Gratuito (financiamento PRR)

A Comunicação Acessível é um pilar essencial para garantir que todas as pessoas possam aceder à informação turística de forma equitativa e eficaz. Nesta microcredencial os alunos tomam contacto com os principais recursos de comunicação acessível e aprendem as regras básicas de comunicação com públicos com diversidade funcional a este nível, potenciando experiências turísticas verdadeiramente acessíveis e enriquecedoras para todos.

Destinatários

São destinatários desta microcredencial:

  • Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas do Turismo;
  • Profissionais do setor do turismo e público em geral com interesse na temática;
  • Interessados na área.

Condições de Frequência

Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:

a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;

b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa

2º Ordem cronológica do registo da candidatura

Objetivos

  • Definir o conceito de comunicação inclusiva e identificar os seus princípios fundamentais, reconhecendo as barreiras e facilitadores existentes em contextos turísticos;
  • Aplicar princípios de acessibilidade na criação e disponibilização de informação turística inclusiva;
  • Identificar perfis e necessidades comunicacionais dos turistas, desenvolvendo estratégias de comunicação e interação adequadas a clientes com diversidade funcional;
  • Integrar práticas de comunicação inclusiva no desenvolvimento de atividades turísticas;
  • Identificar tecnologias de apoio que promovam a comunicação inclusiva;
  • Identificar e avaliar a adequação de sinalética inclusiva e de orientação espacial para a autonomia de turistas com diversidade funcional;
  • Promover e avaliar a acessibilidade digital em produtos e serviços turísticos.

Competências

  • Compreender a importância da informação e comunicação inclusiva para o setor do turismo, promovendo o desenvolvimento de boas práticas neste tipo de contextos;
  • Ser capaz de comunicar e interagir com públicos com diversidade funcional em contextos turísticos, contribuindo para a fruição de experiências gratificantes por este tipo de turistas;
  • Ser capaz de identificar e avaliar a adequação de tecnologias facilitadoras da orientação, informação e comunicação com públicos com diversidade funcional em diferentes contextos turísticos, incluindo o digital.

Estrutura Curricular

Módulo 0 – Ambientação ao contexto on-line

  • O ambiente virtual de aprendizagem e modos específicos de comunicação online;
  • Operações na plataforma de aprendizagem;
  • Percurso, temáticas e questões de formação.

Módulo 1 – Fundamentos da Comunicação Inclusiva

  • Conceito e princípios da comunicação inclusiva;
  • Barreiras e facilitadores comunicacionais;
  • Informação turística inclusiva.

Módulo 2 – Comunicar com Público com Diversidade Funcional

  • Perfis e especificidades comunicacionais dos turistas;
  • Comunicar e interagir com clientes com diversidade funcional;
  • Comunicação inclusiva nas atividades turísticas.

Módulo 3 – Tecnologias na comunicação inclusiva  

  • Tecnologias de apoio na informação e comunicação inclusivas;
  • Sinalética inclusiva e orientação espacial;
  • Acessibilidade digital no setor do turismo.

Formadores

Foto de António Eduardo Pais Falcão Barbosa Martins

António Martins

Coordenador

Foto de José Porfírio

José Porfírio

Coordenador

Foto de Benedita Lima

Benedita Lima

Formador