Comunicação Inclusiva em Contexto Turístico

Introdução

A Comunicação Acessível é um pilar essencial para garantir que todas as pessoas possam aceder à informação turística de forma equitativa e eficaz. Nesta microcredencial os alunos tomam contacto com os principais recursos de comunicação acessível e aprendem as regras básicas de comunicação com públicos com diversidade funcional a este nível, potenciando experiências turísticas verdadeiramente acessíveis e enriquecedoras para todos.

Objetivos

  • Definir o conceito de comunicação inclusiva e identificar os seus princípios fundamentais, reconhecendo as barreiras e facilitadores existentes em contextos turísticos;
  • Aplicar princípios de acessibilidade na criação e disponibilização de informação turística inclusiva;
  • Identificar perfis e necessidades comunicacionais dos turistas, desenvolvendo estratégias de comunicação e interação adequadas a clientes com diversidade funcional;
  • Integrar práticas de comunicação inclusiva no desenvolvimento de atividades turísticas;
  • Identificar tecnologias de apoio que promovam a comunicação inclusiva;
  • Identificar e avaliar a adequação de sinalética inclusiva e de orientação espacial para a autonomia de turistas com diversidade funcional;
  • Promover e avaliar a acessibilidade digital em produtos e serviços turísticos.

Competências

  • Compreender a importância da informação e comunicação inclusiva para o setor do turismo, promovendo o desenvolvimento de boas práticas neste tipo de contextos;
  • Ser capaz de comunicar e interagir com públicos com diversidade funcional em contextos turísticos, contribuindo para a fruição de experiências gratificantes por este tipo de turistas;
  • Ser capaz de identificar e avaliar a adequação de tecnologias facilitadoras da orientação, informação e comunicação com públicos com diversidade funcional em diferentes contextos turísticos, incluindo o digital.

Destinatários

São destinatários desta microcredencial:

  • Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas do Turismo;
  • Profissionais do setor do turismo e público em geral com interesse na temática;
  • Interessados na área.

Pré-requisitos para a Frequência do Curso

Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:

a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;

b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa

2º Ordem cronológica do registo da candidatura

Estrutura Curricular

Módulo 0 – Ambientação ao contexto on-line

  • O ambiente virtual de aprendizagem e modos específicos de comunicação online;
  • Operações na plataforma de aprendizagem;
  • Percurso, temáticas e questões de formação.

Módulo 1 – Fundamentos da Comunicação Inclusiva

  • Conceito e princípios da comunicação inclusiva;
  • Barreiras e facilitadores comunicacionais;
  • Informação turística inclusiva.

Módulo 2 – Comunicar com Público com Diversidade Funcional

  • Perfis e especificidades comunicacionais dos turistas;
  • Comunicar e interagir com clientes com diversidade funcional;
  • Comunicação inclusiva nas atividades turísticas.

Módulo 3 – Tecnologias na comunicação inclusiva  

  • Tecnologias de apoio na informação e comunicação inclusivas;
  • Sinalética inclusiva e orientação espacial;
  • Acessibilidade digital no setor do turismo.