MCT: Comunicação Inclusiva em Contexto Turístico

Duração
Candidaturas
Periodo do curso
Custo

A Comunicação Acessível é um pilar essencial para garantir que todas as pessoas possam aceder à informação turística de forma equitativa e eficaz. Nesta microcredencial os alunos tomam contacto com os principais recursos de comunicação acessível e aprendem as regras básicas de comunicação com públicos com diversidade funcional a este nível, potenciando experiências turísticas verdadeiramente acessíveis e enriquecedoras para todos.
Destinatários
São destinatários desta microcredencial:
- Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas do Turismo;
- Profissionais do setor do turismo e público em geral com interesse na temática;
- Interessados na área.
Condições de Frequência
Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:
a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;
b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.
Critérios de Admissão
1º Ter submetido candidatura completa
2º Ordem cronológica do registo da candidatura
Objetivos
- Definir o conceito de comunicação inclusiva e identificar os seus princípios fundamentais, reconhecendo as barreiras e facilitadores existentes em contextos turísticos;
- Aplicar princípios de acessibilidade na criação e disponibilização de informação turística inclusiva;
- Identificar perfis e necessidades comunicacionais dos turistas, desenvolvendo estratégias de comunicação e interação adequadas a clientes com diversidade funcional;
- Integrar práticas de comunicação inclusiva no desenvolvimento de atividades turísticas;
- Identificar tecnologias de apoio que promovam a comunicação inclusiva;
- Identificar e avaliar a adequação de sinalética inclusiva e de orientação espacial para a autonomia de turistas com diversidade funcional;
- Promover e avaliar a acessibilidade digital em produtos e serviços turísticos.
Competências
- Compreender a importância da informação e comunicação inclusiva para o setor do turismo, promovendo o desenvolvimento de boas práticas neste tipo de contextos;
- Ser capaz de comunicar e interagir com públicos com diversidade funcional em contextos turísticos, contribuindo para a fruição de experiências gratificantes por este tipo de turistas;
- Ser capaz de identificar e avaliar a adequação de tecnologias facilitadoras da orientação, informação e comunicação com públicos com diversidade funcional em diferentes contextos turísticos, incluindo o digital.
Estrutura Curricular
Módulo 0 – Ambientação ao contexto on-line
- O ambiente virtual de aprendizagem e modos específicos de comunicação online;
- Operações na plataforma de aprendizagem;
- Percurso, temáticas e questões de formação.
Módulo 1 – Fundamentos da Comunicação Inclusiva
- Conceito e princípios da comunicação inclusiva;
- Barreiras e facilitadores comunicacionais;
- Informação turística inclusiva.
Módulo 2 – Comunicar com Público com Diversidade Funcional
- Perfis e especificidades comunicacionais dos turistas;
- Comunicar e interagir com clientes com diversidade funcional;
- Comunicação inclusiva nas atividades turísticas.
Módulo 3 – Tecnologias na comunicação inclusiva
- Tecnologias de apoio na informação e comunicação inclusivas;
- Sinalética inclusiva e orientação espacial;
- Acessibilidade digital no setor do turismo.
Formadores
António Martins
Coordenador
José Porfírio
Coordenador
Benedita Lima
Formador