Microcredenciais

MCT: Comunicação, Literatura de Viagens e Turismo Cultural

Duração

52 horas

Candidaturas

28 de abril a 25 de maio de 2025

Periodo do curso

3 de junho a 15 de julho de 2025

Custo

Gratuito

Numa altura em que muito do que fazemos pode ser substituído pela Inteligência Artificial, importa valorizar o que nos torna únicos. Perante a tendência do turismo de massas, experiências e sensações serão cada vez mais o mote distintivo. E o que são viagens senão uma experiência que cada um vive à sua maneira, de um modo único?


Uma das formas mais completas de viajar é partir de um livro. Com ele, podemos viajar sem sair do mesmo lugar ou viver esse lugar de forma absolutamente distinta porque o envolvemos na viagem física, mas também na sensorial.


Neste curso, vamos identificar, conhecer e praticar o estilo literatura de viagens, através de exemplos de Jornalismo Literário e da Reportagem. Identificar e fruir destes textos, tanto em contexto nacional como internacional, ajudará a ver o turismo pelos olhos de “viajantes profissionais”, que nos trazem o mundo através de lentes muito próprias e identitárias.
Olhamos para o “outro” através dos lugares percorridos por diversos autores e, com isso, criamos novas viagens – dentro e fora de nós.


Esta microcredencial visa explorar a relação entre comunicação, literatura de viagens e turismo cultural, potenciando a criação de programas turísticos ancorados na memória e na experiência sensorial dos viajantes.

Destinatários

  • Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento na área da Literatura de Viagens e Turismo Cultural;
  • Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários;
  • Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Associações, entre outras.

Condições de Frequência

a) Titulares que tenham obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;
b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa

2º Ordem cronológica do registo da candidatura

Objetivos

A presente microcredencial tem como principal objetivo dotar o estudante de competências que permitam aprofundar o conhecimento sobre textos de literatura de viagens que possam inspirar novos percursos turísticos ou tirar novas experiências dos já existentes.


Antecedida por um módulo de ambientação ao e-learning, a componente letiva divide-se em três módulos complementares e sequenciais: um primeiro, de teor eminentemente teórico, que visa fornecer aos formandos ferramentas teórico-conceptuais para a compreensão da relação comunicação, literatura de viagens, jornalismo literário e turismo cultural; um segundo módulo visa apresentar formas eficazes de comunicação, distinguindo turista e viajante; um terceiro e último módulo apresentará exemplos de textos de autores portugueses e estrangeiros, evidenciando o potencial turístico destes lugares.

Competências

  • Problematizar os conceitos de “comunicação”, “jornalismo literário” e “literatura de viagens”;
  • Conhecer e analisar as dinâmicas entre os vários conceitos;
  • Compreender a importância do papel do turismo para a preservação dos lugares de afetos e de memória no jornalismo e na literatura;
  • Usar a atualidade para potenciar o interesse por temáticas que levem à criação de novos roteiros turísticos.

Avaliação

A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios:

  • Presença e participação nas atividades propostas – 30%;
  • Trabalho final – 70%.

Assim, a avaliação final do módulo é atribuída pela média simples numa escala de 0 a 10 valores. A classificação final do curso traduz a média da avaliação obtida nos módulos, expressa na escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota final igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia

Literatura de Viagens – Da Tradicional à Nova e à Novíssima (2009). Coimbra. Almedina


Brum, E. (2017). O olho da rua: uma repórter em busca da literatura da vida real. Arquipélago Editorial Ltda.


Coelho, A. L. (2022). Caderno Afegão. Leya.


Miller, Henry (2011). O Colosso de Maroussi. Lisboa: Tinta da China.


Nery, I. (2009). O Inferno aqui tão perto. Literatura de Viagens e Reportagem de Guerra. https://www.isabelnery.info/_files/ugd/add29c_935eb065347644ab89002c7f1bc2c45b.pdf


Nery, I. (2024). Our Brain and the News: The Psychophysiological Impact of Journalism. Springer International Publishing AG.


Ochoa, R. (2020). Pés na terra. Leya.

Estrutura Curricular

SEMANA 1— MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO

  1. Apresentação do curso;
  2. Ambientação online.

SEMANA 2 — MÓDULO 1.
JORNALISMO E COMUNICAÇÃO

  1. Recetor e Emissor;
  2. O outro e a comunicação;
  3. O jornalismo enquanto forma de comunicação

SEMANA 3 — MÓDULO 2.
DO JORNALISMO AO JORNALISMO LITERÁRIO: NOVOS PERCURSOS E NOVAS EXPERIÊNCIAS DOS LUGARES

  1. As emoções e a leitura explicadas pelas neurociências;
  2. Jornalismo literário;
  3. Literatura de Viagens;
  4. Estilos e práticas para novas vivências dos lugares através da palavra e das experiências dos próprios autores.

SEMANA 4 — MÓDULO 3.
TURISTA OU VIAJANTE: A PALAVRA COMO DESTINO TURÍSTICO EM PORTUGAL

  1. De Navegadores/Viajantes a contadores do mundo;
  2. Lugares de histórias, lugares de turismo.

SEMANA 5 — ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL

  1. Elaboração, apresentação e discussão do trabalho final.

Formadores

Foto de António Eduardo Pais Falcão Barbosa Martins

António Martins

Coordenador

Foto de Isabel Lopes Almeida Nery Oliveira

Isabel Oliveira

Coordenador / Formador

Foto de José Eduardo Franco

José Franco

Coordenador

Foto de José Porfírio

José Porfírio

Coordenador

Foto de Jeffrey Childs

Jeffrey Childs

Formador