MCT: Comunicação, Literatura de Viagens e Turismo Cultural

Duração
Candidaturas
Periodo do curso
Custo
Numa altura em que muito do que fazemos pode ser substituído pela Inteligência Artificial, importa valorizar o que nos torna únicos. Perante a tendência do turismo de massas, experiências e sensações serão cada vez mais o mote distintivo. E o que são viagens senão uma experiência que cada um vive à sua maneira, de um modo único?
Uma das formas mais completas de viajar é partir de um livro. Com ele, podemos viajar sem sair do mesmo lugar ou viver esse lugar de forma absolutamente distinta porque o envolvemos na viagem física, mas também na sensorial.
Neste curso, vamos identificar, conhecer e praticar o estilo literatura de viagens, através de exemplos de Jornalismo Literário e da Reportagem. Identificar e fruir destes textos, tanto em contexto nacional como internacional, ajudará a ver o turismo pelos olhos de “viajantes profissionais”, que nos trazem o mundo através de lentes muito próprias e identitárias.
Olhamos para o “outro” através dos lugares percorridos por diversos autores e, com isso, criamos novas viagens – dentro e fora de nós.
Esta microcredencial visa explorar a relação entre comunicação, literatura de viagens e turismo cultural, potenciando a criação de programas turísticos ancorados na memória e na experiência sensorial dos viajantes.
Destinatários
- Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento na área da Literatura de Viagens e Turismo Cultural;
- Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários;
- Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Associações, entre outras.
Condições de Frequência
a) Titulares que tenham obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;
b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.
Critérios de Admissão
1º Ter submetido candidatura completa
2º Ordem cronológica do registo da candidatura
Objetivos
A presente microcredencial tem como principal objetivo dotar o estudante de competências que permitam aprofundar o conhecimento sobre textos de literatura de viagens que possam inspirar novos percursos turísticos ou tirar novas experiências dos já existentes.
Antecedida por um módulo de ambientação ao e-learning, a componente letiva divide-se em três módulos complementares e sequenciais: um primeiro, de teor eminentemente teórico, que visa fornecer aos formandos ferramentas teórico-conceptuais para a compreensão da relação comunicação, literatura de viagens, jornalismo literário e turismo cultural; um segundo módulo visa apresentar formas eficazes de comunicação, distinguindo turista e viajante; um terceiro e último módulo apresentará exemplos de textos de autores portugueses e estrangeiros, evidenciando o potencial turístico destes lugares.
Competências
- Problematizar os conceitos de “comunicação”, “jornalismo literário” e “literatura de viagens”;
- Conhecer e analisar as dinâmicas entre os vários conceitos;
- Compreender a importância do papel do turismo para a preservação dos lugares de afetos e de memória no jornalismo e na literatura;
- Usar a atualidade para potenciar o interesse por temáticas que levem à criação de novos roteiros turísticos.
Avaliação
A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios:
- Presença e participação nas atividades propostas – 30%;
- Trabalho final – 70%.
Assim, a avaliação final do módulo é atribuída pela média simples numa escala de 0 a 10 valores. A classificação final do curso traduz a média da avaliação obtida nos módulos, expressa na escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota final igual ou superior a 9,5 valores.
Bibliografia
Literatura de Viagens – Da Tradicional à Nova e à Novíssima (2009). Coimbra. Almedina
Brum, E. (2017). O olho da rua: uma repórter em busca da literatura da vida real. Arquipélago Editorial Ltda.
Coelho, A. L. (2022). Caderno Afegão. Leya.
Miller, Henry (2011). O Colosso de Maroussi. Lisboa: Tinta da China.
Nery, I. (2009). O Inferno aqui tão perto. Literatura de Viagens e Reportagem de Guerra. https://www.isabelnery.info/_files/ugd/add29c_935eb065347644ab89002c7f1bc2c45b.pdf
Nery, I. (2024). Our Brain and the News: The Psychophysiological Impact of Journalism. Springer International Publishing AG.
Ochoa, R. (2020). Pés na terra. Leya.
Estrutura Curricular
SEMANA 1— MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO
- Apresentação do curso;
- Ambientação online.
SEMANA 2 — MÓDULO 1.
JORNALISMO E COMUNICAÇÃO
- Recetor e Emissor;
- O outro e a comunicação;
- O jornalismo enquanto forma de comunicação
SEMANA 3 — MÓDULO 2.
DO JORNALISMO AO JORNALISMO LITERÁRIO: NOVOS PERCURSOS E NOVAS EXPERIÊNCIAS DOS LUGARES
- As emoções e a leitura explicadas pelas neurociências;
- Jornalismo literário;
- Literatura de Viagens;
- Estilos e práticas para novas vivências dos lugares através da palavra e das experiências dos próprios autores.
SEMANA 4 — MÓDULO 3.
TURISTA OU VIAJANTE: A PALAVRA COMO DESTINO TURÍSTICO EM PORTUGAL
- De Navegadores/Viajantes a contadores do mundo;
- Lugares de histórias, lugares de turismo.
SEMANA 5 — ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL
- Elaboração, apresentação e discussão do trabalho final.
Formadores
António Martins
Coordenador
Isabel Oliveira
Coordenador / Formador
José Franco
Coordenador
José Porfírio
Coordenador
Jeffrey Childs
Formador