Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Sector do Turismo: Formação, Bem-estar e Avaliação do Desempenho
Apresentação
Destinatarios
- Profissionais do setor do turismo (hotelaria, agências de viagens, restauração, eventos)
- Gestores e técnicos de recursos humanos
- Trabalhadores em funções públicas direta ou indiretamente relacionados com o setor do turismo
- Estudantes e recém-licenciados em turismo, gestão, RH ou outros
- Profissionais em reconversão de carreira
Condições de Frequência
Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:
a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;
b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.
Critérios de Admissão
1º Ter submetido candidatura completa
2º Ordem cronológica do registo da candidatura
Objetivos
- Capacitar os formandos para uma abordagem estratégica e inovadora na gestão de pessoas no setor do turismo;
- Definir uma estratégia de planeamento e gestão, assente na elaboração de sistemas de RH e implementação de práticas alinhadas com os objetivos e cultura organizacional e promotoras do engagement e bem-estar dos colaboradores;
- Avaliar e definir KPIs num setor marcado por desafios como a sazonalidade, diversidade cultural, inovação tecnológica e sustentabilidade.
Competências
a) Conceber planos de formação e desenvolvimento de competências
b) Promover o bem-estar e a retenção de talento
c) Aplicar ferramentas de avaliação de desempenho e indicadores de RH
Avaliação
Bibliografia
Estrutura Curricular
Módulo 1 – Formação Contínua e Gestão dos Talentos no Turismo
(Duração: 16 horas teórico-práticas)
Módulo 2 – Bem-estar, Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho
(Duração: 16 horas teórico-práticas)
Módulo 3 – Avaliação de Desempenho e Indicadores Estratégicos de RH
(Duração: 20 horas teórico-práticas)