MCT: Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Sector do Turismo: Recrutamento e Seleção e Liderança

Duração
Candidaturas
Periodo do curso
Custo
O turismo em Portugal atravessa uma fase de forte dinamismo, contribuindo significativamente para o PIB nacional, com metas ambiciosas e muito próximas de serem alcançadas (ex. 27 mil milhões de euros em receitas projetados para 2027). No entanto, este crescimento tem gerado grande pressão sob a qualidade da oferta e a perceção pública, assumindo-se as sustentabilidades económica, social e ambiental como pilares fundamentais, com especial atenção para a valorização das pessoas que trabalham neste setor.
A Gestão de Recursos Humanos no turismo português enfrenta atualmente um cenário crítico, marcado pela escassez de profissionais qualificados, elevada rotatividade e dificuldades na retenção de talento. A sazonalidade do setor, aliada a condições laborais ainda pouco competitivas (ex. baixos salários, horários prolongados e falta de progressão na carreira), contribui para uma desvalorização do “trabalho” no turismo. De acordo com alguns especialistas estes fatores poderão ser considerados hoje dos maiores entraves à consolidação de Portugal como destino de excelência, dado que a qualidade do serviço depende diretamente do bem-estar e das competências das equipas no terreno.
A resposta a estes desafios exige, assim, uma estratégia de GRH centrada na valorização do capital humano: desde a melhoria das condições de trabalho, à aposta consistente em formação contínua, passando por planos de carreira mais claros e políticas de bem-estar organizacional. A atração de talento jovem e a reconversão de perfis vindos de outras áreas também se revelam determinantes. Adicionalmente, a digitalização e a sustentabilidade no turismo devem ser acompanhadas por práticas de gestão de RH mais estratégicas, ágeis e inclusivas. A cooperação com a Universidade
é essencial para transformar o turismo num setor não apenas rentável, mas também socialmente justo e atrativo para quem nele trabalha.
Destinatários
- Profissionais do setor do turismo (hotelaria, agências de viagens, restauração,
eventos)
- Gestores e técnicos de recursos humanos
- Trabalhadores em funções públicas direta ou indiretamente relacionados com o
setor do turismo
- Estudantes e recém-licenciados em turismo, gestão, RH ou outros
- Profissionais em reconversão de carreira
Condições de Frequência
Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:
a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;
b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.
Critérios de Admissão
1º Ter submetido candidatura completa
2º Ordem cronológica do registo da candidatura
Objetivos
- Capacitar os formandos para uma abordagem estratégica e inovadora na gestão de
pessoas no setor do turismo;
- Definir uma estratégia de planeamento e gestão, assente no recrutamento, seleção
e integração de profissionais em ambientes sazonais
- Liderar e gerir equipas num setor marcado por desafios como a sazonalidade,
diversidade cultural, inovação tecnológica e sustentabilidade.
Competências
Espera-se que os participantes adquiram as seguintes competências que lhes serão
certificadas/identificadas no documento certificador desta microcredencial:
a) Conceber planos de formação e desenvolvimento de competências
b) Promover o bem-estar e a retenção de talento
c) Aplicar ferramentas de avaliação de desempenho e indicadores de RH
Avaliação
A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios:
- Presença e participação nas atividades propostas ao longo dos módulos 1 a 4 –
30% (nesta componente contínua, cada um dos quatros módulos terá um peso
de 25%)
- Trabalho final, no âmbito do módulo 5, baseado na realização de um Plano de
Gestão de Pessoas no setor do Turismo, com aplicação da IA – 70%.
Assim, a avaliação final do módulo é atribuída pela média simples numa escala de 0 a 10 valores. A classificação final do curso traduz a média da avaliação obtida nos módulos, expressa na escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota final igual ou superior a 9,5 valores.
Bibliografia
Armstrong, M. (2022). Armstrong’s Handbook of Performance Management (7th Ed.). Kogan Page.
Bakker, A.B., & Demerouti, E. (2007). The Job Demands-Resources model: state of the art. Journal of Managerial Psychology, 22(3), 309–328.
Becker, B.E., & Huselid, M.A. (2006). Strategic human resources management: where
do we go from here? Journal of Management, 32(6), 898–925.
Boxall, P., Purcell, J., & Wright, P. (2008). The Oxford Handbook of Human Resource Management. Oxford University Press.
Garavan, T.N., Carbery, R., & Rock, A. (2012). Mapping talent development: definition, scope and architecture. European Journal of Training and Development, 36(1), 5–24.
Joppe, M.; Laesser, C.; Mann, S. (2024). Tourism Policies Reloaded: Towards a Comprehensive Framework. Emerald Publishing Limited Nickson, D. (2013). Human Resource Management for the Hospitality and Tourism Industries. Routledge.
Sirgy, M.J.; Efraty, M.; Siegel, P. & Lee, D. (2001). A new measure of quality of work life (QWL). Social Indicators Research, 55(3), 241–302.
UNWTO (2023). World Tourism Barometer. World Tourism Organization. Woods, R.H., Johanson, M. M., Sciarini, M. P. (2012). Managing Hospitality Human Resources. AHLEI.
Estrutura Curricular
Módulo 1 – Formação Contínua e Gestão dos Talentos no Turismo
(Duração: 16 horas teórico-práticas)
Módulo 2 – Bem-estar, Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho
(Duração: 16 horas teórico-práticas)
Módulo 3 – Avaliação de Desempenho e Indicadores Estratégicos de RH
(Duração: 20 horas teórico-práticas
Formadores
José Porfírio
Coordenador / Formador
Patricia Palma
Coordenador / Formador