Microcredenciais

MCT: Liderança Resiliente de Pessoas em Contexto de Crise no Setor do Turismo

Duração

52 horas

Candidaturas

7 de julho a 5 de setembro de 2025

Periodo do curso

23 de setembro a 28 de outubro de 2025

Custo

Gratuito (financiamento PRR)

O setor do Turismo é reconhecido pela sua natureza dinâmica e vulnerável a choques externos — desde crises sanitárias e económicas, a eventos climáticos extremos, transformações tecnológicas e mudanças no comportamento dos consumidores. Estes fatores afetam diretamente o desempenho, bem-estar e coesão das equipas que operam nas mais variadas frentes do setor: hotelaria, restauração, transportes, eventos, agências, entre outras.


Em contextos como este, a liderança resiliente emerge como uma competência estratégica fundamental para sustentar o funcionamento das equipas, manter o foco em objetivos comuns, garantir o bem-estar organizacional e promover respostas ágeis e humanas face à incerteza.


Este curso foi concebido para habilitar líderes, gestores e profissionais do setor turístico a compreender e aplicar os princípios da liderança resiliente em ambientes de crise — planeando, reagindo e adaptando-se de forma eficaz, com foco nas pessoas.


Ao longo do curso, os participantes irão explorar conceitos de resiliência organizacional, inteligência emocional, comunicação em crise, gestão de conflitos, e motivação em cenários adversos, tudo adaptado à realidade prática do Turismo. Também se discutirão boas práticas organizacionais, estudos de caso reais e ferramentas de diagnóstico e planeamento para a liderança de equipas em contextos críticos.


O curso adota uma abordagem mista, aliando a partilha do conhecimento teórico a casos reais, promovendo uma liderança centrada nas pessoas, na ética e na sustentabilidade.

Destinatários

São destinatários desta microcredencial:

  • Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados ao setor do Turismo, em particular, com cargos de chefia, com formação mínima ao nível do 12º ano;
  • Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas da Liderança resiliente de pessoas em contexto de crise no setor do Turismo.

Condições de Frequência

Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:

a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;

b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa

2º Ordem cronológica do registo da candidatura

Objetivos

No fim do curso, os participantes deverão ser capazes de:

  1. Compreender os fundamentos da liderança resiliente e o seu papel em contextos de crise.
  2. Identificar os principais tipos de crises que têm impacto no setor do Turismo.
  3. Desenvolver competências de comunicação eficaz, tomada de decisão e empatia em situações de stress.
  4. Aplicar estratégias eficazes de gestão de pessoas e de equipas em contextos de crise.
  5. Analisar casos reais de liderança eficaz em crises no setor Turismo.
  6. Criar planos de ação e protocolos de gestão de crise.

Competências

  • Comunicação assertiva e motivadora em situações de crise
  • Gestão do stress e de conflitos em equipas
  • Tomada de decisão sob pressão
  • Liderança ética e adaptativa
  • Planeamento estratégico e agilidade organizacional
  • Desenvolvimento de planos e protocolos de resposta a crises

Avaliação

A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios:

  • Presença e participação nas atividades propostas ao longo dos módulos 1 a 4 – 30% (nesta componente contínua, cada um dos quatros módulos terá um peso de 25%);
  • Trabalho final, no âmbito do módulo 5, baseado na realização de um Plano de Ação Organizacional – 70%

Assim, a avaliação final do módulo é atribuída pela média simples numa escala de 0 a 10 valores. A classificação final do curso traduz a média da avaliação obtida nos módulos, expressa na escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota final igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia

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Estrutura Curricular

Módulo 1/Semana 1: O Setor do Turismo em Tempos de Crise (10h)

  • Tipos e exemplos de crises: sanitárias, económicas, ambientais, tecnológicas e de cibersegurança, políticas, sociais e culturais, operacionais (greves, falta de energia, falta de mão de obra), de sucessão e liderança e de reputação e imagem
  • O impacto das crises no setor do Turismo
  • Impactos diretos e indiretos, de crises, nas equipas e nas organizações
  • Diferença entre gestão de crise e gestão de risco
  • Tendências futuras e preparação do setor para cenários de crise

Módulo 2/Semana 2: Liderança Resiliente em Contexto de Crise (10h)

  • O que é liderança resiliente? Definições e modelos
  • Estilos de liderança adequados em tempos de crise
  • Inteligência emocional e resiliência individual
  • O papel da confiança e do exemplo na liderança
  • Diagnóstico do estilo de liderança próprio (instrumentos de autoconhecimento)
  • Vantagens da liderança partilhada e colaborativa em contextos críticos

Módulo 3/Semana 3: Gestão de Pessoas em Situações Adversas (10h)

  • Práticas de bem-estar organizacional e segurança psicológica
  • Comunicação assertiva e motivadora e feedback construtivo em cenários de crise
  • Gestão de conflitos, do stress e da incerteza
  • Práticas de engagement em momentos críticos

Módulo 4/Semana 4: Estratégias Institucionais de Resposta e Recuperação Organizacional (10h)

  • Tomada de decisão em ambientes de alta pressão
  • Protocolos de resposta rápida com foco nas pessoas
  • Comunicação institucional em tempos críticos
  • Gestão da reputação e da experiência do cliente durante a crise
  • Planos de continuidade do negócio (Business Continuity)
  • Cultura de aprendizagem com base em erros e experiências anteriores

Módulo 5/Semana 5: Projeto Final (12h)

  • Plano de Ação Organizacional (PAO)
  • Diagnóstico organizacional
  • Definição de um cenário de crise aplicável
  • Objetivos estratégicos do plano
  • Estratégias e medidas de resposta
  • Recursos e apoios necessários
  • Indicadores de eficácia
  • Plano de comunicação e recuperação

Formadores

Foto de Carla Marisa Rebelo de Magalhães

Carla Magalhães

Coordenador / Formador

Foto de António Eduardo Pais Falcão Barbosa Martins

António Martins

Coordenador

Foto de José Porfírio

José Porfírio

Coordenador