Mercados Turísticos

Introdução

A compreensão dos mercados turísticos internacionais denota-se basilar para a formulação de estratégias eficazes de promoção, de captação e de fidelização de turistas. Num contexto global em constante mutação, marcado por crises, transformações tecnológicas e mudanças comportamentais, a leitura informada dos dados de mobilidade turística, das tendências de consumo e das dinâmicas geoeconómicas permite que os gestores de destinos turísticos aufiram de uma atuação mais competitiva e alinhada com as tendências da procura global. Esta microcredencial foca-se na análise dos mercados emissores, com base em fontes oficiais de turismo, e no posicionamento de Portugal no panorama internacional.

Objetivos

  • Compreender os fundamentos da segmentação e análise de mercados turísticos internacionais;
  • Conhecer os principais mercados emissores a nível global e as suas características;
  • Interpretar dados e indicadores (OMT, WTTC, INE, etc.);
  • Analisar tendências, desafios e oportunidades no contexto das viagens internacionais.

Competências

a) Capacidade de análise crítica de dados e indicadores turísticos internacionais;
b) Aptidão para identificar perfis de viajantes e preferências por mercado;
c) Conhecimento sobre estratégias de captação e adaptação da oferta turística;
d) Competência para aplicar fontes estatísticas e documentos estratégicos no planeamento turístico.

Destinatários

  • Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas do turismo;
  • Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários;
  • Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras.

Pré-requisitos para a Frequência do Curso

Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:

a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;

b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa

2º Ordem cronológica do registo da candidatura

Bibliografia

Nelson, V. (2021). An introduction to the geography of tourism (3.ª ed.). Rowman & Littlefield.
Organização Mundial do Turismo (2023a). Compendium of tourism statistics, data 2017–2021. Disponível em https://www.e-unwto.org/doi/book/10.18111/9789284424146 .


Organização Mundial do Turismo (2023b). International tourism highlights: The impact of COVID-19 on tourism (2020–2022). Disponível em https://www.e-unwto.org/doi/10.18111/9789284424986 .
Organização Mundial do Turismo (2023c). Tourism highlights 2023 edition. Disponível em https://tourismecotedivoire.ci/wp-content/uploads/2023/12/Tourism-Highlights.pdf .


Organização Mundial do Turismo (2023d). International tourism to end 2023 close to 90% of pre-pandemic levels. Disponível em https://www.unwto.org/news/international-tourism-to-end-2023-close-to-90-of-pre-pandemic-levels .


Organização Mundial do Turismo (2023e). Yearbook of tourism statistics, data 2017–2021. Disponível em https://www.e-unwto.org/doi/book/10.18111/9789284424139 .


Organização Mundial do Turismo (2024a). World tourism barometer (Vol. 22, Edição 1). Disponível em https://www.e-unwto.org/loi/wtobarometereng?expanded=d2020.v21 .


Organização Mundial do Turismo. (2024b). World tourism barometer (Vol. 22, Edição 2). Disponível em https://www.e-unwto.org/loi/wtobarometereng?expanded=d2020.v21 .


Organização Mundial do Turismo (2024c). World tourism barometer (Vol. 23, Edição 1). Disponível em https://www.unwto.org/un-tourism-world-tourism-barometer-data .


Turismo de Portugal. (2024a). Fichas rápidas 2022: 5 principais mercados turísticos emissores para Portugal. Disponível em https://travelbi.turismodeportugal.pt/mercados/publicacoes/fichas-rapidas-2022-5-principais-mercados-turisticos-emissores-portugal/ .


Turismo de Portugal (2025). Turismo em Números 2024. Disponível em https://travelbi.turismodeportugal.pt/turismo-em-portugal/turismo-numeros-2024/ .

Metodologia

As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em regime de ensino a distância, em ambiente completamente virtual com recurso a uma plataforma de e-learning.

O curso é antecedido por um módulo inicial de Ambientação Online com a duração de uma semana, com o objetivo de permitir que as/os estudantes se familiarizem com o ambiente de trabalho da PlataformAbERTA da Universidade Aberta e adquiram competências fundamentais de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual.

Estrutura Curricular

  • MÓDULO 1: Panorama Global das Viagens Internacionais
    Os objetivos do módulo são:
    – Entender a evolução das viagens internacionais no pós-pandemia;
    – Identificar os principais fluxos turísticos globais e suas implicações;
    – Conhecer as fontes oficiais de dados estatísticos e a sua aplicação.

  • MÓDULO 2: Perfis e Tendências dos Mercados Turísticos Internacionais
    Os objetivos do módulo são:
    – Analisar os principais mercados emissores e suas especificidades culturais e económicas;
    – Identificar novas tendências e comportamentos dos turistas;
    – Relacionar a oferta turística com as preferências dos mercados.

Avaliação e Classificação Final

A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios:
– Presença e participação nas atividades propostas – 40%;
– Trabalho final – 60%.


Assim, a avaliação final do módulo é atribuída pela média simples numa escala de 0 a 10 valores. A classificação final do curso traduz a média da avaliação obtida nos módulos, expressa na escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota final igual ou superior a 9,5 valores.