MCT: Mercados Turísticos

Duração
Candidaturas
Periodo do curso
Custo
A compreensão dos mercados turísticos internacionais denota-se basilar para a formulação de estratégias eficazes de promoção, de captação e de fidelização de turistas. Num contexto global em constante mutação, marcado por crises, transformações tecnológicas e mudanças comportamentais, a leitura informada dos dados de mobilidade turística, das tendências de consumo e das dinâmicas geoeconómicas permite que os gestores de destinos turísticos aufiram de uma atuação mais competitiva e alinhada com as tendências da procura global. Esta microcredencial foca-se na análise dos mercados emissores, com base em fontes oficiais de turismo, e no posicionamento de Portugal no panorama internacional.
Destinatários
- Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas do turismo;
- Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários;
- Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras.
Condições de Frequência
Tratando-se de um curso de ensino a distância na modalidade de e-learning, a sua frequência exige que as/os candidatas/os tenham acesso a computador com ligação à Internet e possuam conhecimentos de informática, na ótica do utilizador. É também recomendável a competência de leitura de textos noutros idiomas.
Critérios de Admissão
a) Titulares que tenham obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;
b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.
Objetivos
- Compreender os fundamentos da segmentação e análise de mercados turísticos internacionais;
- Conhecer os principais mercados emissores a nível global e as suas características;
- Interpretar dados e indicadores (OMT, WTTC, INE, etc.);
- Analisar tendências, desafios e oportunidades no contexto das viagens internacionais.
Competências
a) Capacidade de análise crítica de dados e indicadores turísticos internacionais;
b) Aptidão para identificar perfis de viajantes e preferências por mercado;
c) Conhecimento sobre estratégias de captação e adaptação da oferta turística;
d) Competência para aplicar fontes estatísticas e documentos estratégicos no planeamento turístico.
Avaliação
A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios:
– Presença e participação nas atividades propostas – 40%;
– Trabalho final – 60%.
Assim, a avaliação final do módulo é atribuída pela média simples numa escala de 0 a 10 valores. A classificação final do curso traduz a média da avaliação obtida nos módulos, expressa na escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota final igual ou superior a 9,5 valores.
Bibliografia
Nelson, V. (2021). An introduction to the geography of tourism (3.ª ed.). Rowman & Littlefield.
Organização Mundial do Turismo (2023a). Compendium of tourism statistics, data 2017–2021. Disponível em https://www.e-unwto.org/doi/book/10.18111/9789284424146 .
Organização Mundial do Turismo (2023b). International tourism highlights: The impact of COVID-19 on tourism (2020–2022). Disponível em https://www.e-unwto.org/doi/10.18111/9789284424986 .
Organização Mundial do Turismo (2023c). Tourism highlights 2023 edition. Disponível em https://tourismecotedivoire.ci/wp-content/uploads/2023/12/Tourism-Highlights.pdf .
Organização Mundial do Turismo (2023d). International tourism to end 2023 close to 90% of pre-pandemic levels. Disponível em https://www.unwto.org/news/international-tourism-to-end-2023-close-to-90-of-pre-pandemic-levels .
Organização Mundial do Turismo (2023e). Yearbook of tourism statistics, data 2017–2021. Disponível em https://www.e-unwto.org/doi/book/10.18111/9789284424139 .
Organização Mundial do Turismo (2024a). World tourism barometer (Vol. 22, Edição 1). Disponível em https://www.e-unwto.org/loi/wtobarometereng?expanded=d2020.v21 .
Organização Mundial do Turismo. (2024b). World tourism barometer (Vol. 22, Edição 2). Disponível em https://www.e-unwto.org/loi/wtobarometereng?expanded=d2020.v21 .
Organização Mundial do Turismo (2024c). World tourism barometer (Vol. 23, Edição 1). Disponível em https://www.unwto.org/un-tourism-world-tourism-barometer-data .
Turismo de Portugal. (2024a). Fichas rápidas 2022: 5 principais mercados turísticos emissores para Portugal. Disponível em https://travelbi.turismodeportugal.pt/mercados/publicacoes/fichas-rapidas-2022-5-principais-mercados-turisticos-emissores-portugal/ .
Turismo de Portugal (2025). Turismo em Números 2024. Disponível em https://travelbi.turismodeportugal.pt/turismo-em-portugal/turismo-numeros-2024/ .
Regime Ensino
As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em regime de ensino a distância, em ambiente completamente virtual com recurso a uma plataforma de e-learning.
O curso é antecedido por um módulo inicial de Ambientação Online com a duração de uma semana, com o objetivo de permitir que as/os estudantes se familiarizem com o ambiente de trabalho da PlataformAbERTA da Universidade Aberta e adquiram competências fundamentais de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual.
Estrutura Curricular
- MÓDULO 1: Panorama Global das Viagens Internacionais
Os objetivos do módulo são:
– Entender a evolução das viagens internacionais no pós-pandemia;
– Identificar os principais fluxos turísticos globais e suas implicações;
– Conhecer as fontes oficiais de dados estatísticos e a sua aplicação.
- MÓDULO 2: Perfis e Tendências dos Mercados Turísticos Internacionais
Os objetivos do módulo são:
– Analisar os principais mercados emissores e suas especificidades culturais e económicas;
– Identificar novas tendências e comportamentos dos turistas;
– Relacionar a oferta turística com as preferências dos mercados.
Formadores
António Martins
Coordenador / Vice-coordenador
José Porfírio
Coordenador / Vice-coordenador