MCT: Psicologia do Comportamento Turístico

Duração
Candidaturas
Periodo do curso
Custo

Nesta microcredencial abordam-se os principais processos mentais e emocionais que influenciam as escolhas e experiências dos diversos tipos de turistas, por forma a ajustar a oferta à procura, não descorando as tendências atuais relacionadas com o turismo inclusivo e sustentável, o impacto das redes sociais e as mudanças pós-pandemia, que moldam o comportamento deste tipo de consumidores.
Destinatários
São destinatários desta microcredencial:
- Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados ao setor do Turismo, com formação mínima ao nível do 12º ano;
- Público em geral com interesse na temática, com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários de qualquer área de formação técnica/científica.
Condições de Frequência
Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:
a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;
b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.
Critérios de Admissão
1º Ter submetido candidatura completa
2º Ordem cronológica do registo da candidatura
Objetivos
- Compreender os principais conceitos da psicologia aplicados ao setor do Turismo, identificando os fatores psicológicos, sociais e culturais que influenciam as decisões e atitudes dos indivíduos durante a experiência turística;
- Analisar a influência da comunicação interpessoal, das dinâmicas de grupo e da pressão social sobre o comportamento dos turistas;
- Reconhecer diferentes tipologias de turistas e respetivas motivações, preferências e padrões comportamentais;
- Aplicar princípios psicológicos na conceção de experiências turísticas positivas, envolventes e emocionalmente gratificantes para os envolvidos;
- Identificar estratégias para prevenir e gerir comportamentos desafiantes em contextos turísticos;
- Analisar os impactos da pandemia na perceção de risco, da segurança e da confiança nas atividades turísticas;
- Identificar atitudes e comportamentos pró-ambientais passiveis de aplicação em contextos turísticos, incentivando práticas sustentáveis;
- Refletir sobre o papel da diversidade, contribuindo para a promoção da acessibilidade e inclusão social na experiência turística.
Competências
- Ser capaz de identificar e compreender os principais conceitos da psicologia que se aplicam à experiência turística e que explicam o comportamento humano no setor do Turismo;
- Reconhecer e caracterizar diferentes perfis e motivações de turistas, adequando a oferta turística ao público-alvo e gerindo comportamentos desafiantes em ambientes turísticos;
- Ser capaz de ter em conta algumas questões contemporâneas que influenciam o comportamento turístico, promovendo a oferta de experiências turísticas mais inclusivas, seguras e sustentáveis.
Estrutura Curricular
Módulo 0 – Ambientação ao contexto online
- O ambiente virtual de aprendizagem e modos específicos de comunicação online;
- Operações na plataforma de aprendizagem;
- Percurso, temáticas e questões de formação.
Módulo 1 – Fundamentos psicológicos do comportamento humano no turismo
- Conceitos e fundamentos da psicologia aplicados ao Turismo;
- Fatores psicológicos, sociais e culturais envolvidos na experiência turística;
- Influência social, comunicação e comportamento em grupo.
Módulo 2 – Turistas e experiências turísticas
- Tipologias, motivações e padrões de comportamento dos turistas;
- Conceção e implementação de experiências turísticas gratificantes;
- Gestão de comportamentos desafiantes em contextos turísticos.
Módulo 3 – Questões Contemporâneas no Comportamento Turístico
- Turismo pós-pandemia: medo, segurança e confiança;
- Comportamento pró-ambiental e consciência ecológica no Turismo;
- Diversidade e inclusão em contextos turísticos.
Formadores
António Martins
Coordenador
José Porfírio
Coordenador
Benedita Lima
Coordenador / Formador