Retórica e Técnicas de Comunicação: Do Argumento à Performance no Contexto da Formação em Turismo
Introdução
Objetivos
- Compreender os fundamentos históricos e conceptuais da retórica;
- Distinguir as principais formas de discurso oratório;
- Analisar e construir argumentos válidos;
- Desenvolver competências de comunicação oral eficazes;
- Avaliar criticamente a performance comunicativa;
- Aplicar conhecimentos adquiridos na conceção e apresentação de um projeto prático;
- Promover uma atitude ética e reflexiva na prática comunicativa.
Competências
- Domínio dos fundamentos da retórica clássica;
- Capacidade de construção, análise e avaliação crítica de argumentos;
- Competência expressiva na comunicação oral e escrita;
- Capacidade de adaptação da comunicação a diferentes contextos e audiências;
- Conhecimento das técnicas de performance comunicativa;
- Aptidão para conceber e apresentar discursos ou projetos argumentativos;
- Desenvolvimento de uma atitude ética e crítica face ao poder da linguagem.
Destinatários
São destinatários desta microcredencial:
Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas da Retórica e das Técnicas de Comunicação;
Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários;
Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras.
Pré-requisitos para a Frequência do Curso
Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:
a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;
b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.
Critérios de Admissão
1º Ter submetido candidatura completa
2º Ordem cronológica do registo da candidatura