MCT: TURISMO 5.0: Gestão de Pessoas em Contextos Digitais e com Inteligência Artificial

Duração
Candidaturas
Periodo do curso
Custo
Vivemos numa era de transição para um novo paradigma no setor turístico: o Turismo 5.0, onde a tecnologia e a inteligência artificial (IA) se aliam à criatividade e empatia humanas.
Este curso oferece uma abordagem atual e aplicada sobre a gestão de pessoas no setor do Turismo, mediada pela tecnologia.
Pretende-se aprofundar como é que a automação, a IA e outras ferramentas digitais estão a redesenhar a forma como hotéis, agências e empresas de Turismo atraem, desenvolvem e retêm talento, ao mesmo tempo que analisamos o novo papel do profissional do Turismo, através de estudos de caso, análise de experiências reais e apresentação de ferramentas práticas de IA, com um olhar ético, sustentável e centrado nas pessoas.
Destinatários
São destinatários desta microcredencial:
- Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados ao setor do Turismo, em particular, com cargos de chefia, com formação mínima ao nível do 12º ano;
- Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas da Gestão de Pessoas em Contextos Digitais e com IA.
Condições de Frequência
Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:
a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;
b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.
Critérios de Admissão
1º Ter submetido candidatura completa
2º Ordem cronológica do registo da candidatura
Objetivos
No fim do curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Compreender e contextualizar o Turismo 5.0 no âmbito da gestão de pessoas e de equipas no setor do Turismo
- Compreender a aplicação de tecnologias de IA no recrutamento e seleção, onboarding, formação, avaliação de desempenho e gestão de carreiras
- Analisar ferramentas e sistemas de automação em ambientes turísticos (hotéis, agências e outros operadores).
- Liderar equipas híbridas, com competências digitais e inteligência emocional.
- Criar estratégias eficazes de retenção e motivação de colaboradores em ambientes mediados por IA.
- Analisar criticamente os impactos éticos e sociais da utilização de IA na gestão de pessoas.
Competências
- Liderança digital e gestão de equipas híbridas
- Uso de ferramentas de IA em Recursos Humanos
- Pensamento crítico e ético na implementação de tecnologias
- Desenvolvimento de estratégias de gestão de pessoas em ambientes automatizados
- Capacidade de identificar e implementar soluções Homem-Máquina no Turismo
- Planeamento estratégico com foco em pessoas, tecnologia e sustentabilidade
Avaliação
A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios:
- Presença e participação nas atividades propostas ao longo dos módulos 1 a 4 – 30% (nesta componente contínua, cada um dos quatros módulos terá um peso de 25%);
- Trabalho final, no âmbito do módulo 5, baseado na realização de um Plano de Gestão de Pessoas no setor do Turismo, com aplicação da IA – 70%.
Assim, a avaliação final do módulo é atribuída pela média simples numa escala de 0 a 10 valores. A classificação final do curso traduz a média da avaliação obtida nos módulos, expressa na escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota final igual ou superior a 9,5 valores.
Bibliografia
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Taulli, T. (2019). Artificial Intelligence Basics: A Non-Technical Approach. Apress.
Estrutura Curricular
Módulo 1/Semana 1: Turismo 5.0 – Pessoas e Tecnologia (10h)
- Turismo 5.0: valores, missão e identidade
- Digitalização no Turismo: impactos nos Recursos Humanos, liderança e cultura
organizacional - O novo profissional do Turismo: competências humanas, digitais e híbridas
- Introdução a Hotéis Inteligentes, Agências Automatizadas e Experiências Real-World
Módulo 2/Semana 2: Liderança em contextos digitais e automatizados(10h)
- Liderança em contextos digitais: estilos, competências e desafios
- Inteligência emocional, empatia digital e soft skills
- Comunicação remota e colaborativa com IA
- Estratégias de motivação, engagement e retenção em ambientes mediados pela
tecnologia
Módulo 3/Semana 3: Ferramentas e Tecnologias de IA Aplicadas à Gestão de Pessoas no Turismo (10h)
- Recrutamento e Seleção inteligentes
- Onboarding digital e automatizado
- Employee Experience
- Formação e desenvolvimento com IA
- Avaliação de desempenho com IA
- Gestão de carreira e mobilidade interna com IA
Módulo 4/Semana 4: Ética e Sustentabilidade na Gestão de pessoas com IA (10h)
- Sustentabilidade e bem-estar na era digital
- Ética, responsabilidade digital e regulamentação
- Estratégias de gestão e proteção de dados
- Inclusão e literacia no uso da IA
Módulo 5/Semana 5: Projeto Final – Plano de Gestão de Pessoas no setor do Turismo, com aplicação da IA (12h)
- Diagnóstico organizacional e enquadramento digital
- Criação de uma estratégia de recrutamento, desenvolvimento e retenção com IA
- Definição de KPIs e métricas de sucesso
Formadores
Carla Magalhães
Coordenador / Formador
António Martins
Coordenador
José Porfírio
Coordenador