Turismo Acessivel e Inclusivo
Introdução
Objetivos
- Compreender os fundamentos e o enquadramento legal e social do turismo acessível e inclusivo;
- Identificar as principais barreiras à acessibilidade em contextos turísticos e propor medidas de melhoria;
- Conhecer boas práticas e casos de sucesso em turismo inclusivo a nível nacional e internacional;
- Desenvolver competências para planear e implementar estratégias de acessibilidade e inclusão no setor do turismo.
Competências
- Capacidade de análise crítica das condições de acessibilidade em diferentes contextos turísticos;
- Competência para aplicar princípios de design universal e inclusão no planeamento turístico;
- Aptidão para comunicar e sensibilizar stakeholders sobre a importância da acessibilidade;
- Conhecimento técnico para contribuir para a construção de produtos, serviços e experiências turísticas inclusivas.
Destinatários
- Todas as pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento na área do turismo e inclusão;
- Todos os profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados às atividades que compõem o setor turístico;
- Todos os alunos universitários.
Pré-requisitos para a Frequência do Curso
Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:
a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;
b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.
Critérios de Admissão
1º Ter submetido candidatura completa
2º Ordem cronológica do registo da candidatura
Bibliografia
Estrutura Curricular
Avaliação e Classificação Final
A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios:
• Participação nas atividades propostas – 40%
• Trabalho final – 60%
Consideram-se com aproveitamento e credores da Microcredencial em Turismo Acessível e Inclusivo os formandos que obtiverem numa escala de 0 a 20, em cada um dos módulos 1 e 2, uma classificação igual ou superior a 8 valores e, no conjunto dos dois módulos, uma média mínima de 9,5 valores.