Microcredenciais

MCT: Turismo e Alteridade: Os lugares do outro

Duração

52 horas

Candidaturas

25 de junho a 5 de setembro de 2025

Periodo do curso

30 de setembro a 25 de novembro de 2025

Custo

Gratuito (financiamento PRR)

Lugares de memória (lieux de mémoire) é um conceito desenvolvido pelo historiador francês Pierre Nora para descrever locais, objetos, símbolos, ou práticas que desempenham um papel central na construção e preservação da memória coletiva de uma sociedade. Esses lugares podem ser como espaços físicos ou simbólicos, onde a memória de um evento, grupo ou identidade é cristalizada.

Partindo desta definição, podemos entender como lugares de memória da alteridade ou do Outro os espaços físicos ou simbólicos que preservam, representam ou evocam a memória de grupos,
culturas ou indivíduos que foram historicamente considerados como “o Outro” – ou seja, aqueles que foram/são percebidos como diferentes, marginais ou externos em relação à identidade dominante de uma sociedade. Estes lugares “narram” experiências de exclusão, confronto, resistência ou convivência entre diferentes identidades culturais, religiosas, étnicas ou sociais. Esta microcredencial visa explorar a relação entre identidade e alteridade, abordando como a relação com o “Outro” influencia a construção de narrativas históricas e culturais e pode potenciar a criação de produtos turísticos que preservam a memória do Outro.

Destinatários

São destinatários desta microcredencial:

  • Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas da história do Turismo religioso;
  • Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários;
  • Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras.

Condições de Frequência

Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:
a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;
b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa

2º Ordem cronológica do registo da candidatura

Objetivos

A presente microcredencial tem como principal objetivo dotar o estudante de competências que permitam aprofundar a história nacional e local, por forma a melhor compreender o potencial turístico dos chamados lugares de memória do Outro.
Antecedida por um módulo de ambientação ao e-learning, a componente letiva divide-se em três módulos complementares e sequenciais: um primeiro, de teor eminentemente teórico, que visa fornecer aos formandos ferramentas teórico-conceptuais para a compreensão da relação iidentidade-alteridade; um segundo módulo visa apresentar exemplos concretos de mecanismos e dinâmicas de confronto numa perspetiva histórica; um terceiro e último módulo apresentará exemplos de “lugares do Outro”, evidenciando o potencial turístico destes lugares de memória (do Outro) e a sua importância para a formação de uma cidadania inclusiva.

Competências

  • Problematizar os conceitos de identidade e alteridade no contexto nacional;
  • Conhecer e analisar, numa perspetiva da longa duração, as dinâmicas de confronto eu/nós-Outro(s);
  • Compreender a importância do papel do turismo para a preservação dos lugares de memória e para a consciencialização para uma cidadania inclusiva;
  • Conhecer e identificar património material e imaterial que potencie a criação de roteiros turísticos.

Avaliação

A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios:

  • Presença e participação nas atividades propostas – 30%
  • Trabalho final – 70%

Assim, a avaliação final do módulo é atribuída pela média simples numa escala de 0 a 10 valores. A classificação final do curso traduz a média da avaliação obtida nos módulos, expressa na escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota final igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia

FRANCO, José Eduardo (Dir.) (2018). Dicionário dos Antis: A Cultura Portuguesa em Negativo. 2. Vols. Lisboa: INCM;
MATOS, Sérgio Campos, JOÃO Maria Isabel (coord.) (2012). Historiografia e memórias. Lisboa: Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta;
RICOEUR, Paul (2007). A memória, a história, o esquecimento. Trad. de Alain François. Campinas: Unicamp;
SILVA, Cristiana Lucas (2021). Imaginar o Estrangeiro em Portugal: Ideias, Esterótipos e Mitos. Lisboa: Theya Editores.

Estrutura Curricular

MÓDULO DE AMBIENTAÇÃO

  1. Apresentação do curso
  2. Ambientação online

MÓDULO 1 | IDENTIDADE E ALTERIDADE: CONCEITOS, TEMAS E PROBLEMAS

  1. A retórica da alteridade
  2. Identidade e diferença: O estrangeiro
  3. Memória, história, esquecimento

MÓDULO 2 | O OUTRO NA HISTÓRIA DE PORTUGAL: REPRESENTAÇÕES, MECANISMOS E DINÂMICAS DE CONFRONTO

  1. Representações do estrangeiro exógeno na cultura portuguesa
  2. Representações do estrangeiro endógeno na cultura portuguesa
  3. Aplicação do mecanismo do bode expiatório

MÓDULO 3 | “LUGARES DO OUTRO” COMO DESTINOS TURÍSTICOS EM PORTUGAL

  1. Lugares de memória
  2. Lugares de memória do Outro

ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL

  1. Elaboração, apresentação e discussão do trabalho final

Formadores

Foto de José Porfírio

José Porfírio

Coordenador

Foto de António Eduardo Pais Falcão Barbosa Martins

António Martins

Vice-coordenador

Foto de José Eduardo Franco

José Franco

Vice-coordenador

Foto de Cristiana Isabel Lucas Silva

Cristiana Silva

Formador