Microcredenciais

MCT: Turismo e Cronoadaptação

Duração

52 horas

Candidaturas

13 a 27 de maio de 2025

Periodo do curso

3 de junho a 22 de julho de 2025

Custo

Gratuito (financiamento PRR)

O turismo, um dos sectores mais dinâmicos e globais da economia, está directamente ligado a viagens internacionais e a mudança de ambiente. Neste contexto, a cronoadaptação, ou a capacidade do corpo humano de se ajustar a novos ritmos circadianos, desempenha um papel crucial para garantir o bem-estar dos viajantes e otimizar a experiência turística. A cronoadaptação é especialmente relevante em viagens que envolvem mudanças de fusos horários (jet lag), alterações climáticas extremas (como destinos polares ou tropicais) ou que requerem adaptação a padrões culturais e de atividades locais. A falta de adaptação adequada pode comprometer não apenas a experiência do turista, mas, também, a sua saúde física e mental, tornando este tema uma oportunidade estratégica para profissionais do sector turístico. 

Este curso de 2 ECTS oferece uma visão prática e teórica sobre os desafios da cronoadaptação no turismo. Explora conceitos fundamentais de cronobiologia aplicados ao sector, apresentando estratégias práticas que ajudam turistas e empresas a minimizar os impactos negativos da desregulação circadiana. Além disso, analisa como destinos turísticos podem integrar soluções e serviços que promovam o bem-estar dos viajantes, reforçando a sua competitividade no mercado. 

Destinatários

  1. Todas as pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento na área do turismo e cronoadaptação;  
  2. Todos os profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados às atividades que compõem o setor turístico; 
  3. Todos os alunos universitários. 

Condições de Frequência

Tratando-se de um curso de ensino a distância na modalidade de e-learning, a sua frequência exige que as/os candidatas/os tenham acesso a computador com ligação à Internet e possuam conhecimentos de informática, na ótica do utilizador. É também recomendável a competência de leitura de textos noutros idiomas. 

Critérios de Admissão

a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente; 

b) O titular com residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação. 

Objetivos

  • Compreender os princípios básicos da cronoadaptação e a sua relação com a saúde e o turismo. 
  • Identificar os principais desafios que os turistas enfrentam em termos de adaptação a diferentes ambientes e fusos horários. 
  • Explorar estratégias práticas para melhorar a cronoadaptação, incluindo uso de tecnologias, nutrição e planeamento de itinerários. 
  • Analisar como destinos turísticos podem incorporar a cronoadaptação como parte das suas ofertas, promovendo bem-estar e satisfação. 

Competências

  • Compreender os princípios da cronoadaptação e sua aplicação no turismo. 
  • Diagnosticar os desafios enfrentados pelos turistas em diferentes cenários. 
  • Planejar e aplicar estratégias práticas para promover o bem-estar dos viajantes. 
  • Integrar soluções de cronoadaptação como diferencial competitivo em destinos turísticos e empresas do setor. 

Avaliação

Consideram-se com aproveitamento e credores da Microcredencial em Turismo e Cronoadaptação os formandos que obtiverem numa escala de 0 a 20, em cada um dos módulos 1, 2, 3 e 4, uma classificação igual ou superior a 8 valores e, no conjunto dos quatro módulos, uma média mínima de 9,5 valores. 

Bibliografia

Pizzolito, B. A., & Stoppa, E. A. (2012). Cronobiologia e suas influências nas vivências de lazer. Revista Turismo em Análise, 23(1), 78-103. 

Markus, R. P., Mortani, E. J., Junior, B., & Ferreira, Z. S. (2003). Ritmos biológicos: entendendo as horas, os dias e as estações do ano. Einstein, 1, 143-148. 

Pizzolito, B. A., & Stoppa, E. A. (2012). Cronobiologia e suas influências nas vivências de lazer. Revista Turismo em Análise, 23(1), 78-103. 

Acúrcio, A. R., & Rodrigues, L. M. (2009). Os ritmos da vida: uma visão actualizada da cronobiologia aplicada. 

Menna-Barreto, L., & Wey, D. (2007). Ontogênese do sistema de temporização: a construção e as reformas dos ritmos biológicos ao longo da vida humana. Psicologia USP, 18, 133-153. 

Manfredini, R., Cappadona, R., Tiseo, R., Bagnaresi, I., & Fabbian, F. (2023). Light, circadian rhythms and health. In Therapeutic Landscape Design: Methods, Design Strategies and New Scientific Approaches (pp. 81-92). Cham: Springer International Publishing. 

Estrutura Curricular

MÓDULO 1: Fundamentos da Cronobiologia e Cronoadaptação 

Objetivos

  • Compreender os princípios básicos dos ritmos circadianos e cronoadaptação. 
  • Identificar os impactos da desregulação circadiana em viajantes. 
  • Introduzir conceitos relacionados ao jet lag e outras dificuldades adaptativas durante viagens. 

MÓDULO 2: Impactos da Cronoadaptação no Turismo 

Objetivos

  • Identificar os principais desafios da cronoadaptação no turismo. 
  • Compreender os impactos do jet lag e outras mudanças ambientais nos turistas. 
  • Analisar como fatores culturais e climáticos afetam a experiência turística. 

MÓDULO 3: Estratégias Práticas para Cronoadaptação 

Objetivos

  • Explorar técnicas e tecnologias para facilitar a cronoadaptação em viagens. 
  • Aplicar estratégias de ajustamento de hábitos para minimizar o impacto do jet lag e outras dificuldades adaptativas. 
  • Analisar estudos de caso sobre cronoadaptação em diferentes cenários turísticos. 

MÓDULO 4: Cronoadaptação como Diferencial Competitivo no Turismo 

Objetivos

  • Integrar a cronoadaptação nas práticas de gestão turística. 
  • Explorar como destinos e empresas podem oferecer serviços diferenciados voltados para o bem-estar dos viajantes. 
  • Analisar o impacto da cronoadaptação na competitividade de destinos turísticos. 

Formadores

Foto de António Eduardo Pais Falcão Barbosa Martins

António Martins

Coordenador

Foto de José Porfírio

José Porfírio

Coordenador

Foto de Michele Gomes da Rosa

Michele Rosa

Formador

Foto de Maria Isabel Sousa Rocha

Maria Rocha

Formador