Microcredenciais

MCT: Turismo e Digitalização

Duração

52 horas

Candidaturas

8 a 25 de maio de 2025

Periodo do curso

3 de junho a 22 de julho de 2025

Custo

Gratuito (financiamento PRR)

O sector do turismo está a passar por uma transformação digital acelerada, impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças no comportamento dos consumidores. Ferramentas digitais como inteligência artificial, big data, realidade aumentada e plataformas online estão a reconfigurar a forma como os serviços turísticos são concebidos, promovidos e consumidos.

A digitalização oferece oportunidades para melhorar a experiência do cliente, otimizar operações e criar modelos de negócio mais sustentáveis. No entanto, também apresenta desafios, como a necessidade de adaptação às novas tecnologias, a gestão de dados pessoais e a competição em mercados digitais globais.

Destinatários

  • Todas as pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento na área do turismo e digitalização;
  • Todos os profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados às atividades que compõem o setor turístico;
  • Todos os alunos universitários.

Condições de Frequência

Tratando-se de um curso de ensino a distância na modalidade de e-learning, a sua frequência exige que as/os candidatas/os tenham acesso a computador com ligação à Internet e possuam conhecimentos de informática, na ótica do utilizador. É também recomendável a competência de leitura de textos noutros idiomas.

Critérios de Admissão

a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;

b) O titular com residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Objetivos

  • Compreender o impacto da digitalização no sector do turismo.
  • Identificar as principais tendências tecnológicas e digitais aplicáveis ao turismo.
  • Desenvolver competências para implementar ferramentas digitais na gestão e promoção de serviços turísticos.
  • Avaliar os desafios éticos e operacionais associados à transformação digital no turismo.
  • Explorar casos práticos e boas práticas de digitalização no sector.

Competências

  • Compreender o papel de plataformas digitais básicas no turismo (redes sociais, marketing online).
  • Identificar oportunidades iniciais para a digitalização de serviços turísticos.
  • Reconhecer como tecnologias digitais podem apoiar práticas sustentáveis.
  • Criar conteúdos simples e eficazes para atrair turistas online.

Avaliação

  • Uma componente contínua ao longo do módulo (participação no fórum de discussão   e eventual realização de e-atividades intermédias);
  • Uma componente final do módulo baseada na realização de uma e-atividade final que pode revestir qualquer forma (trabalho, teste, projeto, etc.).
  • Os instrumentos de avaliação de um módulo têm o mesmo peso e, por isso, a avaliação final do módulo é dada pela média simples das 2 ou 3 provas realizadas, numa escala de 0 a 20 valores.
  • A média final da avaliação dos módulos traduz a classificação final.

Bibliografia

Harnessing Technology for Smart Destinations (2020). www.unwto.org.

OECD Tourism Trends and Policies Report (2021). www.oecd.org.

Castela, A. (2024). Resenha: Turismo digital. Uma comunicação para nómadas intermitentes.

Guimarães, A. S., Poggi, M., & Borges. (2010). E-TURISMO: INTERNET E NEGÓCIOS DO TURISMO. Cengage Learning Edições Ltda.

Moutinho, L., Abranja, N., Vargas-Sánchez, A., & Rodrigues, T. (2023). Turismo e Hotelaria: Futureland. Sustentabilidade e Tecnologías para o futuro. Lidel–Edições Técnicas.

Serra, J. (2008). As Tecnologias de Informação e Comunicação no Turismo:-a emergência do e-tourism.

Milheiro, E., Costa, C., & Santos, B. S. (2010). A informação turística e as tecnologias da informação e da comunicação: o caso português. Revista Turismo & Desenvolvimento2(13/14), 871-881.

Regime Ensino

As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em regime de ensino a distância, em ambiente completamente virtual com recurso a uma plataforma de e-learning.

O curso é antecedido por um módulo inicial de Ambientação Online com a duração de uma semana, com o objetivo de permitir que as/os estudantes se familiarizem com o ambiente de trabalho da PlataformAbERTA da Universidade Aberta e adquiram competências fundamentais de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual.

Estrutura Curricular

MÓDULO 1: Introdução à Digitalização no Turismo

  • Conceitos-chave de digitalização e transformação digital no setor do turismo.
  • Impactos das tecnologias digitais nas operações, gestão e experiência do cliente.
  • Tendências atuais e exemplos práticos de digitalização em destinos e empresas turísticas.
  • Desafios e oportunidades da adoção tecnológica no turismo.

MÓDULO 2: Ferramentas Digitais no Turismo

  • Plataformas e ferramentas digitais essenciais: CRM, sistemas de reservas, gestão de reputação online.
  • Aplicações práticas das ferramentas digitais na operação turística e atendimento ao cliente.
  • Tecnologias emergentes: realidade aumentada, realidade virtual, visitas interativas.
  • Seleção e adaptação de ferramentas conforme o tipo e escala de negócio turístico.

MÓDULO 3: Comunicação e Promoção Digital

  • Fundamentos da comunicação digital e sua aplicação no turismo.
  • Criação de conteúdos atrativos: texto, imagem e vídeo para promoção online.
  • Introdução ao storytelling digital para fortalecer a identidade de marca.
  • Utilização estratégica de redes sociais para promoção de destinos e serviços turísticos.

MÓDULO 4: Turismo Sustentável e Digitalização

  • Conceito de turismo sustentável e o papel das tecnologias digitais na sua promoção.
  • Ferramentas digitais para gestão eficiente de recursos e redução de impactos ambientais.
  • Casos práticos de destinos e empresas que integram sustentabilidade e digitalização.
  • Desenvolvimento de pequenas iniciativas digitais com impacto positivo no turismo sustentável.

Formadores

Foto de António Eduardo Pais Falcão Barbosa Martins

António Martins

Coordenador

Foto de José Porfírio

José Porfírio

Coordenador

Foto de Michele Gomes da Rosa

Michele Rosa

Formador

Foto de Maria Isabel Sousa Rocha

Maria Rocha

Formador