Microcredenciais

MCT: Turismo Educativo e Pedagógico

Duração

52 horas

Candidaturas

7 de julho a 5 de setembro de 2025

Periodo do curso

23 de setembro a 28 de outubro de 2025

Custo

Gratuito (financiamento PRR)

Esta microcredencial visa qualificar profissionais para a conceção, planeamento e implementação de produtos turísticos com carácter educativo e pedagógico, explorando o papel do turismo como espaço de aprendizagem em contextos não formais. Com uma abordagem teórico-prática, o curso oferece conhecimentos fundamentais sobre o Turismo Educativo e Pedagógico, abordando a cidade como espaço educativo, a segmentação de públicos, as tendências atuais do sector e os elementos estruturantes de roteiros turísticos educativos.
Serão ainda exploradas ferramentas digitais de mediação e apresentados casos de boas práticas nacionais e europeias. Ao longo da formação, os participantes desenvolverão competências para a criação de produtos turísticos inovadores, educativos e alinhados com os princípios da educação ao longo da vida, criando um roteiro de turismo educativo dirigido a diferentes públicos, com espaço para colaboração e feedback entre pares. A proposta é capacitar educadores, profissionais do turismo e demais interessados a criar experiências significativas que unam lazer, aprendizagem e descoberta.

Destinatários

São destinatários desta microcredencial:

  • Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas do Turismo Educativo e Pedagógico;
  • Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários;
  • Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras.
  • Educadores e profissionais direta ou indiretamente ligados aos temas e ações de Territórios Educativos.

Condições de Frequência

Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:

a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;

b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa

2º Ordem cronológica do registo da candidatura

Objetivos

No final da formação, os(as) participantes deverão ser capazes de:

  • Compreender os fundamentos e aplicações do turismo educativo e pedagógico;
  • Planear produtos turísticos com fins educativos e pedagógicos;
  • Obter os conceitos sobre o tema para estabelecer parcerias com instituições de ensino
    e cultura;
  • Desenvolver propostas de roteiros educativos e pedagógicos em diferentes contextos;
  • Aplicar o turismo educativo e pedagógico como instrumento de valorização local e
    inovação territorial.

Competências

  • Análise crítica de experiências turísticas com intencionalidade educativa;
  • Planeamento e desenho de roteiros educativos e pedagógicos;
  • Comunicação institucional e estabelecimento de parcerias;
  • Capacidade de conceber e apresentar projetos de turismo educativo;
  • Conhecimento sobre ações educativas no turismo.

Avaliação

A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios:

  • Participação nas actividades e fóruns (20%);
  • Partilha de experiências em um Padlet / Wakelet do curso (10%);
  • Desenvolvimento e apresentação de projecto final (50%);
  • Comentário ao projecto de pelo menos 2 colegas (20%).

Assim, a avaliação final do módulo é atribuída pela média simples numa escala de 0 a 10 valores. A classificação final do curso traduz a média da avaliação obtida nos módulos, expressa na escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota final igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia

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UNESCO. (2015). Rethinking education: Towards a global common good? United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232555


Valduga, V. Fernandes, A. (2016). Turismo Pedagógico: uma práxis transdisciplinar entre o turismo e a pedagogia. https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/13/639.pdf


Estrutura Curricular

Semana 1

  • Ambientação e apresentação das ferramentas digitais a serem utilizadas na Microcredencial
  • Introdução aos conceitos de Turismo Educativo e Pedagógico
  • O turismo como espaço não-formal de aprendizagem

Semana 2 – Introdução ao Turismo Educativo e Pedagógico

  • As cidades como espaços educativos
  • Segmentação e tendências actuais
  • Elementos de um roteiro educativo e pedagógico
  • Públicos-alvo e o que oferecer: escolas, universidades,
    famílias, grupos de diferentes segmentos
  • Tendências e casos de boas práticas

Semana 3 – Design e Planeamento de Produtos Turísticos Educativos e Pedagógicos

  • Fases do planeamento
  • Modelos de guiões para elaboração de produtos em
    Turismo Educativo e Pedagógico
  • Ferramentas digitais para planeamento e mediação
    turístico-pedagógica
  • Possibilidades de oferecimento de roteiros educativos
    e pedagógicos
  • Projetos portugueses e europeus

Semana 4 – Desenvolvimento de Projecto Final Avaliativo

  • Conceção de um roteiro ou plano de turismo educativo
  • Fórum de dúvidas

Semana 5 – Avaliação

  • Postagem do Projeto Final no Fórum
  • Devolutiva entre pares: Leitura e comentário a Projeto de um colega
  • Avaliação do curso

Formadores

Foto de António Eduardo Pais Falcão Barbosa Martins

António Martins

Coordenador

Foto de José Porfírio

José Porfírio

Coordenador

Foto de Marília Freitas Rossi

Marília Rossi

Formador