MCT: Turismo Educativo e Pedagógico

Duração
Candidaturas
Periodo do curso
Custo
Esta microcredencial visa qualificar profissionais para a conceção, planeamento e implementação de produtos turísticos com carácter educativo e pedagógico, explorando o papel do turismo como espaço de aprendizagem em contextos não formais. Com uma abordagem teórico-prática, o curso oferece conhecimentos fundamentais sobre o Turismo Educativo e Pedagógico, abordando a cidade como espaço educativo, a segmentação de públicos, as tendências atuais do sector e os elementos estruturantes de roteiros turísticos educativos.
Serão ainda exploradas ferramentas digitais de mediação e apresentados casos de boas práticas nacionais e europeias. Ao longo da formação, os participantes desenvolverão competências para a criação de produtos turísticos inovadores, educativos e alinhados com os princípios da educação ao longo da vida, criando um roteiro de turismo educativo dirigido a diferentes públicos, com espaço para colaboração e feedback entre pares. A proposta é capacitar educadores, profissionais do turismo e demais interessados a criar experiências significativas que unam lazer, aprendizagem e descoberta.
Destinatários
São destinatários desta microcredencial:
- Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas do Turismo Educativo e Pedagógico;
- Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários;
- Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras.
- Educadores e profissionais direta ou indiretamente ligados aos temas e ações de Territórios Educativos.
Condições de Frequência
Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:
a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;
b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.
Critérios de Admissão
1º Ter submetido candidatura completa
2º Ordem cronológica do registo da candidatura
Objetivos
No final da formação, os(as) participantes deverão ser capazes de:
- Compreender os fundamentos e aplicações do turismo educativo e pedagógico;
- Planear produtos turísticos com fins educativos e pedagógicos;
- Obter os conceitos sobre o tema para estabelecer parcerias com instituições de ensino
e cultura;
- Desenvolver propostas de roteiros educativos e pedagógicos em diferentes contextos;
- Aplicar o turismo educativo e pedagógico como instrumento de valorização local e
inovação territorial.
Competências
- Análise crítica de experiências turísticas com intencionalidade educativa;
- Planeamento e desenho de roteiros educativos e pedagógicos;
- Comunicação institucional e estabelecimento de parcerias;
- Capacidade de conceber e apresentar projetos de turismo educativo;
- Conhecimento sobre ações educativas no turismo.
Avaliação
A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios:
- Participação nas actividades e fóruns (20%);
- Partilha de experiências em um Padlet / Wakelet do curso (10%);
- Desenvolvimento e apresentação de projecto final (50%);
- Comentário ao projecto de pelo menos 2 colegas (20%).
Assim, a avaliação final do módulo é atribuída pela média simples numa escala de 0 a 10 valores. A classificação final do curso traduz a média da avaliação obtida nos módulos, expressa na escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota final igual ou superior a 9,5 valores.
Bibliografia
Alves, K. dos S., Amorim, K. S. A., & Guilherme, M. da L. (2012). Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio-cultural em cidades turísticas. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(17/18), 517–527. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12941
Baldacci, A. (2019, 25 de abril). Turismo e cidade educadora: tudo a ver!!! Rede Brasileira de
Cidades Educadoras. https://www.edcities.org/rede-brasileira/751-2/
Beames, S., Higgins, P., & Nicol, R. (2012). Learning outside the classroom: Theory and guidelines for practice. Routledge.
Bonfim, M. V. S. (2010). Por uma pedagogia diferenciada: Uma reflexão acerca do turismo pedagógico como prática educativa. Turismo: Visão e Ação, 12(1), 114–129. https://www.redalyc.org/pdf/2610/261056080007.pdf
Carvalho, I. (2012). Turismo educativo: Aprender em movimento. Revista Turismo & Desenvolvimento, 17/18, 225–236. https://periodicos.fgv.br/oit/article/download/5788/4500/11207
Chau, S., & Ren, L. (2024). How does educational travel promote lifelong learning? International Journal of Tourism Research, 26(4), e2731.https://doi.org/10.1002/jtr.2731
Cooper, C., & Shepherd, R. (1997). The relationship between tourism education and the tourism industry: Implications for tourism education. Tourism Recreation Research, 22(1), 34–47. https://doi.org/10.1080/02508281.1997.11014784
De Lima, F., Cappellano Dos Santos, M. M., & Köche, J. C. (2020). Turismo pedagógico ou atividade pedagógica pelo turismo? O binômio «turismo pedagógico»: concepções de turismo e pressupostos epistemológico-pedagógicos subjacentes. Investigaciones Turísticas, 19, 139–162. https://doi.org/10.14198/INTURI2020.19.07
Dewey, J. (1938). Experiência e Educação.
Freire, P. (2001). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido (17ª ed.). Paz e Terra.
Holden, A. (2008). Environment and tourism (2nd ed.). Routledge.
Kolb, D. A. (1984). Experiential learning: Experience as the source of learning and development. Prentice Hall.
Lewis, A., & Tribe, J. (2002). Critical issues in the globalisation of tourism education. Tourism Recreation Research, 27(1), 13–20. https://doi.org/10.1080/02508281.2002.11081352
Lima, F. de, & Ferreira, L. T. (2024). O turismo como agente promotor e protagonista de aprendizagens em cidades educadoras (AICE): perspectivando caminhos para a efetivação de seus princípios. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 18, e-2902. https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/2902
Morais, R. de, Andrade, L. P. de, & Guedes, N. M. R. (2020). Turismo pedagógico: Ressignificando a aprendizagem. Revista Brasileira de Ecoturismo, 13(1), 1–15. https://doi.org/10.34024/rbecotur.2020.v13.6742
Organização Mundial do Turismo (OMT). (2016). Tourism and culture: Building a new partnership. UNWTO. https://www.e-unwto.org/doi/epdf/10.18111/9789284416899
Phi, G. T. L., Whitford, M., Dredge, D., & Reid, S. (2017). Educating tourists for global citizenship: A microfinance tourism providers’ perspective. Tourism Recreation Research, 42(2), 235–247. https://doi.org/10.1080/02508281.2017.1290738
Rickinson, M., Dillon, J., Teamey, K., Morris, M., Choi, M. Y., Sanders, D., & Benefield, P. (2004).
A review of research on outdoor learning. National Foundation for Educational Research & King’s College London. https://informalscience.org/wp-content/uploads/2019/02/Review-of-research-on-outdoor-learning.pdf
Ritchie, B. W., Carr, N., & Cooper, C. (2003). Managing educational tourism. Channel View Publications. https://nibmehub.com/opac-service/pdf/read/Managing%20Educational%20Tourism%20(Aspects%20of%20Tourism-%2010).pdf
Tribe, J. (2010). Contemporary tourism education: Notes from the frontline. Tourism Recreation Research, 35(1), 47–52. https://doi.org/10.1080/02508281.2010.11081621
UNESCO (2017). Educação para o Desenvolvimento Sustentável: roteiro. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000378650
UNESCO. (2015). Rethinking education: Towards a global common good? United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232555
Valduga, V. Fernandes, A. (2016). Turismo Pedagógico: uma práxis transdisciplinar entre o turismo e a pedagogia. https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/13/639.pdf
Estrutura Curricular
Semana 1
- Ambientação e apresentação das ferramentas digitais a serem utilizadas na Microcredencial
- Introdução aos conceitos de Turismo Educativo e Pedagógico
- O turismo como espaço não-formal de aprendizagem
Semana 2 – Introdução ao Turismo Educativo e Pedagógico
- As cidades como espaços educativos
- Segmentação e tendências actuais
- Elementos de um roteiro educativo e pedagógico
- Públicos-alvo e o que oferecer: escolas, universidades,
famílias, grupos de diferentes segmentos - Tendências e casos de boas práticas
Semana 3 – Design e Planeamento de Produtos Turísticos Educativos e Pedagógicos
- Fases do planeamento
- Modelos de guiões para elaboração de produtos em
Turismo Educativo e Pedagógico - Ferramentas digitais para planeamento e mediação
turístico-pedagógica - Possibilidades de oferecimento de roteiros educativos
e pedagógicos - Projetos portugueses e europeus
Semana 4 – Desenvolvimento de Projecto Final Avaliativo
- Conceção de um roteiro ou plano de turismo educativo
- Fórum de dúvidas
Semana 5 – Avaliação
- Postagem do Projeto Final no Fórum
- Devolutiva entre pares: Leitura e comentário a Projeto de um colega
- Avaliação do curso
Formadores
António Martins
Coordenador
José Porfírio
Coordenador
Marília Rossi
Formador