Biblioterapia e Imaginário

Introdução

A leitura é uma atividade de grande abrangência, ainda que nem todos tenhamos consciência plena dessa amplitude (conforme consagrou Daniel Pennac). Assim, o presente curso tem como finalidade abrir horizontes e debater as potencialidades desta atividade, aparentemente simples, mas efetivamente de grande complexidade. Começar-se-á por uma breve história da leitura. Abordar-se-á, seguidamente, as suas vertentes terapêuticas para, depois, se passar à consideração da leitura como meio de acesso aos sistemas do Imaginário humano. Procura-se promover o conhecimento de como a leitura pode ter um efeito metamórfico em dados contextos e com determinados leitores. O curso enquadra-se nas atividades promovidas pelo Departamento de Humanidades da Universidade Aberta e pelo IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (FCSH-NOVA) – Polo UAb.

Objetivos

1. Fomentar a leitura como atividade;
2. Promover uma escolha esclarecida de leituras;
3. Conhecer(-se) e dar sentido ao Mundo através da leitura

Destinatários

O curso destina-se para o público em geral.

Metodologia

O curso Biblioterapia e Imaginário funciona em regime de e-learning, de ensino à distância e em rede, de forma assíncrona, através da plataforma de aprendizagem da Universidade Aberta, Moodle v3.9. A sala de aula virtual é a unidade curricular criada especificamente para o curso e inclui uma diversidade de recursos e ferramentas de aprendizagem distribuídos por tópicos semanais e disponibilizados ao longo de dois meses.

Estrutura Curricular

Os conteúdos do curso serão distribuídos por 3 tópicos, complementados por um trabalho final.
Em cada tópico trabalhar-se-ão as várias competências sempre com o enfoque na promoção da leitura (individual ou coletiva):

Tópico 1: Uma história da leitura e da sua promoção – As noções de cânone, clássico, “história da leitura” e leituras aconselhadas, – Perspetiva cronológica do conceito de leitor.

Tópico 2: Uma metodologia biblioterapêutica – Considerar a vertente curativa da leitura, – As neurociências e o poder transformador da leitura.

Tópico 3: O Imaginário pessoal e cultural – As metodologias e os 3 Imaginários, – O Imaginário e os sentidos do Mundo.

Avaliação e Classificação Final

O regime de avaliação a que estão sujeitos os formandos é de avaliação contínua onde serão considerados os seguintes elementos e critérios: Presença e participação em atividades – 60% Trabalho final – 40% Os formandos serão avaliados através da sua participação em atividades formativas que incluem tarefas individuais (visualização de vídeos, leitura, trabalhos escritos) e colaborativas (debates em fórum, partilha de leituras). Acresce o trabalho final individual.

Informações Importantes

Matricula e Acesso ao Curso

O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa.

Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina).

Anulação de Matrícula

Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula.

A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada.