Pós-Graduação em Administração e Políticas Públicas

Duração
Candidaturas
Periodo do curso
Custo
O curso de pós-graduação em Administração e Políticas Públicas é uma iniciativa da Universidade Aberta (UAb) que se justifica por três razões principais:
•a renovação recente em curso dos desafios e das abordagens científicas, técnicas e políticas neste domínio do conhecimento e de intervenção;
•o facto de o curso dispor de um núcleo de investigadores de reconhecida competência científica e técnica nesta área, testemunhado nas atividades de investigação e de intervenção profissional que desenvolveram nas últimas décadas neste domínio;
•a adequação do espaço virtual e de metodologias de formação/aprendizagem da UAb a um curso de pós-graduação num domínio cujo público-alvo é, necessariamente, constituído por profissionais atuantes em diversos territórios, geograficamente distantes.
Leia atentamente as seguintes informações:
_________________________________________________________________________________________________________
Para a submissão da candidatura é necessário anexar, obrigatoriamente, os seguintes documentos:
– Certificado de habilitações académicas – Se tem uma formação realizada numa Instituição de Ensino Superior fora de Portugal junte ao seu processo de candidatura a declaração NARIC que complementa o reconhecimento académico de graus e diplomas estrangeiros de ensino superior. Para tal siga este link.
– Curriculum Vitae
– Cartão de Cidadão (traçar para efeitos de candidatura à UAb)
A candidatura a esta Pós-graduação pressupõe o pagamento, não reembolsável em circunstância alguma, da taxa de candidatura no valor de 45€. O não pagamento desta taxa exclui a candidatura.
O pagamento deverá ser efetuado através da referência Multibanco (MB) disponível em PDF após a formalização da candidatura. Os candidatos estrangeiros poderão efetuar o pagamento através de Cartão Crédito (Visa/MasterCard).
_________________________________________________________________________________________________________
* Acesso ao curso: Terá acesso ao curso após o pagamento da 1ª prestação de propina. O valor da 1.ª prestação, a pagar antes do início do Curso, corresponde a 20% do valor do Curso. As restantes serão distribuídas em quatro prestações mensais e equitativas.
_________________________________________________________________________________________________________
ATENÇÃO: Depois de realizar a sua candidatura/inscrição será SEMPRE contactado pelos nossos serviços. Fique atento à caixa de entrada do seu email e ao SPAM.
Matricula e Acesso ao Curso
O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite), analisada pelo júri, ser-lhe-á comunicado para o seu email.
No caso de ser aceite, a sua matrícula será realizada automaticamente, não tendo de se preocupar com essa questão administrativa.
Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina).
Anulação de Matrícula
Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. Saiba como fazer a Anulação de Matrícula nesta página.
A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada.
Destinatários
Dirigentes, técnicos superiores da administração pública e outras pessoas, candidatas a cargos públicos, especialmente interessadas nestas áreas do conhecimento e de intervenção.
Condições de Frequência
Motivação dos formandos para interagir com os formadores na colocação de questões ou dúvidas sobre as matérias; a sua disponibilidade de tempo para trabalharem os conteúdos e elaborarem todas as atividades sugeridas, bem como as autoavaliações propostas.
Cumulativamente, os formandos devem possuir:
• habilitações ao nível de licenciatura, bacharelato ou experiência profissional considerada relevante;
• conhecimentos e prática de informática como utilizadores, em ambiente Windows;
• conta de correio eletrónico ativa e alguma prática na sua utilização;
• disponibilidade de cerca de 12-15 horas/ semana para participação nos fóruns de discussão; e realização de estudo individual dos conteúdos disponibilizados online ou em CD-ROM;
• cumprimento das tarefas determinadas e elaboração das autoavaliações e avaliações formativas e sumativas.
Objetivos
• Capacitar dirigentes, técnicos superiores e outros trabalhadores da administração central e local para responderem aos novos desafios que se colocam, como sejam o de compatibilizar a gestão sustentável dos recursos humanos e a mitigação e adaptação aos novos conceitos de modernização e reforma administrativa;
• Proporcionar um conhecimento abrangente e compreensivo dos fatores socioeconómicos de transformação da reforma e modernização da administração pública, no contexto das dinâmicas territoriais globais das regiões em que se inserem, propiciando aos profissionais um perfil crítico e inovador para atuarem em questões relativas ao exercício de uma cidadania ativa;
• Concretizar uma formação profissionalizante, proporcionando aos formandos a aquisição de metodologias ligadas à formulação, planeamento, gestão, acompanhamento e avaliação de programas e projetos de administração pública;
• Capacitar os formandos para a elaboração de projetos de investigação aplicada e de relatórios técnicos de natureza extensiva ou monográficos.
Competências
Para mais informações veja o Guia de Curso.
Regime Ensino
A metodologia seguida neste curso é a estabelecida no Modelo Pedagógico Virtual da UAb para formações avançadas a desenvolver em regime de e-learning. A forma de trabalho utilizada neste curso compreende:
1) a leitura individual e a reflexão sobre os conteúdos disponibilizados ou sobre temas obtidos pelos formandos;
2) a partilha da reflexão e do estudo entre os formandos;
3) o esclarecimento de dúvidas nos fóruns moderados pelos formadores-tutores e a realização das atividades propostas;
Estrutura Curricular
A Pós-graduação em Administração e Políticas Públicas (30 ECTS) está estruturada em dois semestres letivos com 8 unidades curriculares (UC), todas obrigatórias, precedidas do módulo Integração e Ambientação ao Contexto de e-learning.
•1.º Semestre
UC : Políticas Públicas, Instituições e Partidos
UC: New Public Management e Modelos de Gestão
UC: Regime Jurídico da Administração Pública Portuguesa
UC: Políticas Públicas de Governação, Democracia e Globalização
• 2.º Semestre
UC: Ética, Deontologia e Políticas Públicas de Gestão de Carreira e Emprego Públicos
UC: Finanças Públicas e Contabilidade Pública
UC: Gestão de Serviços Públicos, Compras e Contratação Públicas
UC: Economia e Políticas Públicas
Formadores
Fernando Caetano
Coordenador
Mario Carmo
Vice-coordenador