Pós- Graduação em Segurança e Terrorismo Internacional

Duração
Candidaturas
Periodo do curso
Custo
O curso de pós-graduação em Segurança e Terrorismo Internacional da Universidade Aberta (UAb) surge como uma resposta à crescente complexidade dos desafios contemporâneos relacionados com a segurança e a interconexão dos níveis nacional e internacional. A evolução constante das ameaças e dos riscos, impulsionada por fatores como a globalização, os avanços tecnológicos e as disputas geopolíticas exige abordagens inovadoras e multidisciplinares para compreender, prevenir e mitigar essas ameaças e riscos associados ao terrorismo.
Esta pós-graduação oferece uma formação aprofundada sobre as dinâmicas do terrorismo e as estratégias de combate a ameaças, capacitando os participantes a desenvolverem soluções eficazes e inovadoras para os desafios da segurança no mundo atual. Destaca-se, ainda, pelo seu corpo docente altamente qualificado, composto por investigadores e especialistas reconhecidos nas áreas da segurança, inteligência e terrorismo.
Para a submissão da candidatura é necessário anexar, obrigatoriamente, os seguintes documentos:
– Certificado de habilitações académicas – Se tem uma formação realizada numa Instituição de Ensino Superior fora de Portugal junte ao seu processo de candidatura a declaração NARIC que complementa o reconhecimento académico de graus e diplomas estrangeiros de ensino superior. Para tal siga este link.
– Curriculum Vitae
– Cartão de Cidadão (traçar para efeitos de candidatura à UAb)
A candidatura a esta Pós-graduação pressupõe o pagamento, não reembolsável em circunstância alguma, da taxa de candidatura no valor de 45€. O não pagamento desta taxa exclui a candidatura.
O pagamento deverá ser efetuado através da referência Multibanco (MB) disponível em PDF após a formalização da candidatura. Os candidatos estrangeiros poderão efetuar o pagamento através de Cartão Crédito (Visa/MasterCard).
_________________________________________________________________________________________________________
* Acesso ao curso: Terá acesso ao curso após o pagamento da 1ª prestação de propina. O valor da 1.ª prestação, a pagar antes do início do Curso, corresponde a 20% do valor do Curso. As restantes serão distribuídas em quatro prestações mensais e equitativas.
_________________________________________________________________________________________________________
ATENÇÃO: Depois de realizar a sua candidatura/inscrição será SEMPRE contactado pelos nossos serviços. Fique atento à caixa de entrada do seu email e ao SPAM.
Matricula e Acesso ao Curso
O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite), analisada pelo júri, ser-lhe-á comunicado para o seu email.
No caso de ser aceite, a sua matrícula será realizada automaticamente, não tendo de se preocupar com essa questão administrativa.
Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina).
Anulação de Matrícula
Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. Saiba como fazer a Anulação de Matrícula nesta página.
A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada.
Destinatários
O curso destina-se prioritariamente a dirigentes, profissionais da segurança, forças de defesa, técnicos da administração pública, consultores, analistas de risco, investigadores, gestores de crises, especialistas em relações internacionais, membros de ONGs e do setor privado envolvidos em segurança corporativa, cibersegurança e gestão de emergências, além de académicos e estudantes interessados na segurança e no combate ao terrorismo.
Condições de Frequência
Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
São condições importantes para o sucesso de cada formando a sua motivação para interagir com os formadores na colocação de questões ou dúvidas sobre as matérias; a sua disponibilidade de tempo para trabalhar os conteúdos e elaborar todas as atividades sugeridas, bem como as autoavaliações propostas.
Os formandos devem possuir habilitações ao nível de licenciatura, bacharelato ou experiência profissional considerada relevante, que será avaliado por um júri de seleção.
Além disso os formandos devem ter conhecimentos e prática de informática como utilizadores.
Tratando-se de um curso de ensino a distância na modalidade de e-learning, a sua frequência exige que as/os candidatas/os tenham acesso a computador com ligação à Internet e possuam conhecimentos de informática, na ótica do utilizador, incluindo de navegação na Internet.
Adicionalmente, embora não seja um requisito obrigatório, é aconselhável que as/os candidatas/os tenham capacidade de leitura e compreensão de textos em língua inglesa, dado que alguns materiais ou recursos de apoio poderão estar nesse idioma.
Objetivos
A pós-graduação em Segurança e Terrorismo Internacional tem como principal objetivo capacitar profissionais para enfrentarem os desafios contemporâneos ligados à segurança nacional e internacional, com foco na prevenção, mitigação e resposta a ameaças terroristas.
Destina-se a dirigentes, técnicos superiores e outros agentes da administração central e local, bem como a profissionais das forças de segurança e defesa, dotando-os de conhecimentos e competências fundamentais para a análise de riscos, gestão de crises e desenvolvimento de estratégias eficazes no combate ao terrorismo.
Competências
Para mais informações veja o Guia de Curso.
Avaliação
As unidades curriculares do curso adotam o modelo de avaliação contínua, sendo a classificação final dos formandos o resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos trimestres, nomeadamente, a participação nos fóruns e a realização de atividades de avaliação, designadamente, a elaboração e apresentação de trabalhos individuais e em grupo, com uma ponderação de 60% da nota final.
Como regra, cada unidade curricular considera um trabalho final individual, com ponderação não inferior a 40% na classificação final.
A conclusão do curso requer a aprovação em todas as unidades curriculares, com uma classificação igual ou superior a 10 valores, sendo reconhecida com a atribuição de um Diploma de Estudos Pós-Graduados em Segurança e Terrorismo Internacional.
A classificação final será expressa numa escala de 0 a 20 valores e corresponderá à média das classificações em cada unidade curricular, arredondada às unidades.
Regime Ensino
As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em regime de ensino a distância, em ambiente completamente virtual com recurso a uma plataforma de e-learning. O primeiro semestre é antecedido por um módulo inicial de Ambientação Online com a duração de uma semana, com o objetivo de permitir que as/os estudantes se familiarizem com o ambiente de trabalho da PlataformAbERTA da Universidade Aberta e adquiram competências fundamentais de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual.
Estrutura Curricular
O Curso de Pós-Graduação em Segurança e Terrorismo Internacional (30 ECTS) está estruturado em dois semestres letivos com 8 unidades curriculares (UC) obrigatórias, precedidas do módulo Integração e Ambientação ao Contexto do e-learning, com os conteúdos específicos que a seguir se indicam.
O formando deve frequentar as 8 UC obrigatórias a fim de perfazer um total de 30 ECTS.
1º semestre
Políticas Públicas de Segurança
Terrorismo Contemporâneo
Fundamentos da Segurança
Ética e Deontologia da Segurança
2º semestre
Criminalidade Organizada Transnacional
Políticas e Estratégias da Política Criminal
Intelligence e Cibersegurança
Gestão de Crises e Resiliência
Formadores
Fernando Caetano
Coordenador
Eduardo Correia
Vice-coordenador
Mario Carmo
Vice-coordenador