PPFCP: Cidadania e Segurança Online, Prevenir a Ciberviolência: bE_SAFE - 4ª edição

Duração
Candidaturas
Periodo do curso
Custo
O uso da Internet trouxe liberdade de acesso ao mundo virtual e também novos riscos como a ciberviolência e a ciberviolência sexual, fenómeno crescente com impactos na vida de jovens e crianças, em especial do sexo feminino. Como preparar raparigas e rapazes para este fenómeno, conhecendo-o, compreendendo o seu impacto e sabendo utilizar internet de modo seguro? Esta oficina tratará do equilíbrio entre a liberdade online e a prevenção da ciberviolência sexual; do papel da educação digital na conscientização entre pares e na segurança das comunidades online; do combate à culpabilização e traumatização das vítimas.
Visa ainda aumentar o conhecimento sobre a ciberviolência sexual e capacitar docentes para preparar crianças e jovens para os seus riscos, com informação científica atualizada e aplicação um programa educativo de capacitação de discentes face à ciberviolência.
Esta oferta formativa insere-se no projeto europeu, bE_SAFE – Conscientização sobre a ciberviolência e defesa de um ambiente online mais seguro para raparigas e mulheres, promovido pela Ombudsperson for Gender Equality da República da Croácia com as parcerias do Institute for Social Research in Zagreb, CESI – Center for Education Counseling of Research e Domine, desenvolvido em Portugal pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e em Espanha pelo Lobby Europeo de Mujeres en España.
Conta com a colaboração de especialistas convidadas: Alexandra Silva, Diana Pinto, Maria Sepúlveda e Elsa Nogueira
Formação realizada em parceria com a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) no âmbito do Projeto Europeu bE_SAFE – Conscientização sobre a CIBERVIOLÊNCIA e defesa de um ambiente online mais SEGURO para raparigas e mulheres
(CERV-2022-DAPHNE-101096462-BE-SAFE), promovido pela Ombudsperson for Gender Equality da Croácia e financiado pela União Europeia (UE) no âmbito do Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV).
Critérios de Admissão
CRITÉRIOS E PRIORIDADES DE SELEÇÃO
1. Ser docente do 2º ou 3.º ciclo e/ou ensino secundário com horário letivo atribuído no ano letivo 2025-2026 em escolas das regiões Alentejo, Centro e Área Metropolitana de Lisboa;
2. Grupos de docentes pertencentes à mesma escola ou agrupamento de escolas;
3. Ser docente do 2º ou 3.º ciclo e/ou ensino secundário com horário letivo atribuído no ano letivo 2025-2026 em qualquer escola do continente e ilhas;
4. Ordem cronológica do registo da candidatura;
5. Assumir o compromisso de concluir a formação quando tomar conhecimento da aceitação da candidatura.
Número máximo de formandos admitidos: 40
Estrutura Curricular
Após um enquadramento teórico de introdução e conscientização da problemática da ação de formação, será promovida a reflexão e aprofundamento sobre as situações de ciberviolência e de ciberviolência sexual, com vista à capacitação das e dos docentes para trabalharem com discentes, com base num Programa Educativo sobre esta temática específica. No final dos três primeiros módulos de formação seguir-se-á uma interrupção da oficina de formação durante a qual as e os docentes em formação aplicarão, em trabalho autónomo, o Programa Educativo sobre Ciberviolência junto das suas turmas. O último momento de formação será destinado à partilha dos resultados da aplicação.
• Módulo 1 (6 horas: 4h assíncronas e 2h síncronas) Conteúdos: Enquadramento teórico (Estereótipos, sexismo, redes sociais, pegada digital, violência online e violência sexual online – causas, características, formas e impacto em rapazes e em raparigas).
• Módulo 2 (6 horas: 5h assíncronas e 1h síncrona) Conteúdos: As novas gerações como agentes de mudança; combater a violência online (diferentes tipos de envolvimento na violência online, contenção da disseminação e denúncia).
• Módulo 3 (7 horas: 5h assíncronas e 2h síncronas) Conteúdos: Violência online nas relações entre jovens (relações saudáveis e abusivas, centralidade do consentimento)
• Módulo 4 (trabalho autónomo) e 3 horas (assíncronas) de apoio Conteúdos: Aplicação do Programa Educativo bE_SAFE em contexto escolar
• Módulo 5 (4 horas: 2h assíncronas e 2h síncronas) Partilha dos resultados da aplicação
Oficina de Formação: 19h assíncronas, 7h síncronas e trabalho autónomo.
As sessões síncronas serão sempre em regime pós-laboral, entre as 19h e as 21h.
Calendário para as sessões síncronas:
21/10/2025; 30/10/2025; 04/11/2025; 10/11/2025; 11/12/2025; 12/12/2025
Formadores
Maria Pinto
Coordenador
Anabela Diogo
Formador
Maria Nunes
Formador
Rita Correia
Formador