Primeiros Socorros Psicológicos

Introdução

Com esta microcredencial, Primeiros Socorros Psicológicos (PSP), pretende-se dotar os alunos de competências para a utilização de estratégias de apoio emocional e social a pessoas afetadas por situações críticas que possam ocorrer em diversos tipos de contextos, contribuindo para a sua estabilização imediata e prevenção de futuros impactos psicológicos negativos, de forma coordenada e articulada com as entidades locais e outros atores a intervir no terreno.

Objetivos

• Identificar os objetivos e princípios de aplicação dos Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) em diversos tipos de contextos;
• Identificar os tipos de catástrofes, de impactos e de vítimas;
• Analisar comportamentos em emergências;
• Aplicar competências de comunicação adequadas a emergências;
• Aplicar as técnicas de intervenção dos PSP;
• Identificar manifestações de stresse em socorristas e utilizar técnicas de autocuidado e cuidado dos outros.

Competências

• Ser capaz de identificar e utilizar estratégias de PSP adequadas para estabilizar vítimas de catástrofes, prevenindo o aparecimento futuro de stresse pós-traumático;
• Ser capaz de utilizar técnicas de comunicação adequadas à diversidade de públicos atingidos por catástrofes;
• Ser capaz de identificar reações de stresse e de aplicar técnicas de autocuidado e cuidado das equipas de intervenção psicossocial.

Destinatários

Profissionais de vários setores de atividade com potencial intervenção em situações de crise e catástrofe e público em geral com interesse na temática.

Pré-requisitos para a Frequência do Curso

Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:
a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;
b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa

2º Ordem cronológica do registo da candidatura

Metodologia

A metodologia é definida no Modelo Pedagógico Virtual da UAb para ações de aprendizagem ao longo da vida a desenvolver em regime de e-learning. Os formandos terão acesso aos conteúdos de forma sequencial e maioritariamente assíncrona, com algumas sessões síncronas. Esta metodologia permite flexibilidade espaciotemporal, acesso permanente a textos, atividades, debates e troca de experiências com os pares, sendo ainda assegurada orientação online ativa e permanente por parte dos formadores, nomeadamente através dos fóruns de discussão abertos nos diversos tópicos, na plataforma Moodle.

Estrutura Curricular

Módulo 0 – Ambientação ao contexto on-line
Módulo 1 – Fundamentos dos Primeiros Socorros Psicológicos
Módulo 2 – Comportamento e comunicação em emergências
Módulo 3 – Intervenção em emergências

Avaliação e Classificação Final

A microcredencial adota o modelo de avaliação contínua, pelo que a classificação final reflete o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do curso, nomeadamente, a participação ativa nos fóruns e a realização das atividades de avaliação propostas, com apresentação de um trabalho final individual.
A classificação final é calculada com base nos seguintes elementos e critérios:

Trabalho final – 50%
Consideram-se com aproveitamento os formandos que, no final do curso, obtenham uma classificação de 10 valores, numa escala de 0 a 20.

Participação nas atividades propostas – 50%