Apresentação do Curso
Em resposta aos desafios atuais do sistema educativo, a Universidade Aberta orgulha-se de lançar a nova edição do Curso de Profissionalização em Serviço (CPS).
A profissionalização em serviço constitui uma condição essencial para a consolidação do vínculo provisório e para o acesso à carreira docente. Oferecemos a formação pedagógica especializada de que necessita, com a assinatura de qualidade e a flexibilidade do ensino a distância que é marca distintiva da UAb, contando com a parceria de diversas IES, como a Universidade do Algarve, o Instituto Politécnico de Lisboa, o Instituto Politécnico de Santarém e o Instituto Politécnico de Setúbal.
Por favor, tenha em atenção as seguintes secções:
Critérios de Elegibilidade
Para ser considerado para este curso, deve reunir cumulativamente as seguintes condições:
- Ser docente com habilitação própria, vinculado provisoriamente ao abrigo do Decreto-Lei n.º 57-A/2024.
- Estar colocado num dos seguintes QZP: 39, 40, 41, 42, 44, 45, 46, 51, 59, 60, 61, 62 ou 63.
- Estar vinculado a um dos seguintes grupos de recrutamento: 200, 220, 300, 330, 400, 420, 430, 500, 510, 520 ou 550.
- Docentes colocados através do concurso externo extraordinário 2024/2025, nos Grupos de recrutamento antes indicados, em qualquer QZP, desde que que possuam 5 ou mais anos de serviço à data de 31 de agosto de 2025, serão admitidos como supranumerários.
A seriação e seleção dos candidatos admissíveis será realizada de acordo com o Decreto-Lei n.º 287/88.
Indicações mais específicas sobre as vagas por par quadro de zona pedagógica/Grupo de recrutamento devem ser consultadas no regulamento (Anexos I e II - Vagas disponíveis por Grupo de Recrutamento e Quadro de Zona Pedagógica)
Modalidade
E-learning(1.º ano) e Acompanhamento tutorial(2.º ano)
Vagas
318 (menos 5 anos tempo serviço)
65 (+ 5 anos tempo de serviço)
Estrutura Curricular
O 1.º ano curricular totaliza 60 ECTS, compostos por 52 ECTS de formação geral obrigatória e 8 ECTS de formação opcional.
Educação inclusiva (6 ECTS)
Pretende desenvolver conhecimentos e competências que permitam aos formandos assumir o seu papel enquanto agentes da educação inclusiva nas escolas.
Microcredencial Projetos educacionais (4 ECTS)
Pretende argumentar e demonstrar na prática os componentes essenciais dos projetos educacionais, bem como capacitar os formandos para planearem, operacionalizarem e definirem os modos avaliativos dos projetos educacionais.
Microcredencial Psicologia do Desenvolvimento e da aprendizagem (4 ECTS)
Pretende desenvolver nos docentes uma compreensão aprofundada dos principais modelos e teorias do desenvolvimento humano e da aprendizagem, relacionando-os com as práticas pedagógicas e estratégias de ensino.
Microcredencial Organização e Gestão da Sala de Aula (4 ECTS)
Pretende desenvolver conhecimentos e competências que permitam aos formandos organizar e gerir de forma eficaz e reflexiva o ambiente da sala de aula, promovendo contextos educativos inclusivos e favoráveis à aprendizagem de todos os alunos.
Microcredencial Princípios de Gestão curricular (4 ECTS)
Pretende proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos e competências que permitam aos formandos assumir o seu papel enquanto agentes do currículo nas escolas.
Microcredencial Avaliação para a aprendizagem (4 ECTS)
Pretende que os formandos dominem os conceitos centrais do campo científico da avaliação das aprendizagens, aplicando os mesmos às situações pedagógicas que caracterizam a educação escolar.
Microcredencial Educação para a cidadania (4 ECTS)
Pretende proporcionar conhecimentos e competências que permitam aos formandos desenvolver atividades no âmbito da Educação para a Cidadania, quer no contexto letivo, quer de forma abrangente em toda a atividade educativa.
Educação em Rede e Tecnologias Digitais emergentes (6 ECTS)
Pretende a exploração de cenários e paradigmas educacionais emergentes no contexto das tecnologias digitais, promovendo a compreensão do papel das tecnologias cognitivas, imersivas e audiovisuais na transformação da educação; e desenvolver competências para a integração ética, inclusiva e inovadora dessas tecnologias em contextos educativos.
Unidades Curriculares Didáticas específicas (16 ECTS)
Pretendem que os formandos apliquem os saberes didáticos específicos, de cada área concreta, à sua prática pedagógica, identifiquem problemas educativos, reflitam e encontrem soluções para as problemáticas diagnosticadas. Os formandos serão divididos em turmas de acordo com a sua área de profissionalização.
Os formandos devem escolher 2 das 3 microcredenciais seguintes.
Microcredencial Culturas e Colaboração Docente (4 ECTS)
Pretende proporcionar aos participantes um espaço de desenvolvimento profissional onde possam explorar e aprofundar o conceito de trabalho colaborativo, experimentando novas estratégias que favorecem a colaboração e a aprendizagem conjunta.
Microcredencial Introdução à gestão escolar (4 ECTS)
Pretende proporcionar conhecimentos e competências que permitam aos formandos desenvolver atividades de gestão, nos diferentes níveis da organização educacional.
Microcredencial Desenvolvimento de Competências Sociais e Emocionais (4 ECTS)
Pretende que os professores sejam capazes de atuar como mediadores do desenvolvimento socioemocional das crianças e jovens, contribuindo para a criação de ambientes escolares mais inclusivos, saudáveis e propícios à aprendizagem.
Projeto de formação e ação pedagógica (60 ECTS)
O PFAP visa promover o desenvolvimento profissional do professor em formação, através da prática pedagógico-didática no âmbito da intervenção junto da(s) turma(s), da implementação de um projeto de intervenção ou de investigação e da gestão educativa (Direção de Turma). Pretende-se desenvolver competências didáticas, investigativas, comunicacionais e organizacionais.
Documentação Essencial
Guia do Curso
Consulte os objetivos, destinatários, plano de estudos e sinopse das Unidades Curriculares.
Download (PDF)Regulamento e Vagas
Leia as condições de acesso, critérios de seriação e o processo de matrícula dos candidatos selecionados.
Download (PDF)Perguntas Frequentes
O CPS é um curso de profissionalização em serviço de dois anos, ministrado pela Universidade Aberta, destinado a docentes com habilitação própria que ingressaram provisoriamente na carreira docente.
Sim. Nos termos do Decreto-Lei n.º 287/88, os docentes vinculados provisoriamente devem obter a profissionalização no prazo de quatro anos após a abertura do primeiro curso.
A coordenação científica é assegurada pelo Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, articulando com as instituições parceiras através do Conselho Coordenador do CPS.
Podem candidatar-se os docentes que cumulativamente:
- Tenham habilitação própria para a docência;
- Tenham vínculo provisório resultante do concurso externo extraordinário 2024/2025;
- Não estejam a realizar profissionalização por outra via;
- Estejam colocados num dos seguintes Grupos de Recrutamento e Quadro de Zona Pedagógica indicados na página do curso.
O candidato deve possuir:
- Computador com ligação à Internet;
- Competências de informática na ótica do utilizador e de navegação na Internet.
As vagas distribuem-se por pares QZP/Grupo de Recrutamento, divididas entre:
- ANEXO I: docentes com menos de 5 anos de serviço;
- ANEXO II: docentes com 5 ou mais anos de serviço.
Se tiver 5 ou mais anos de serviço a 31/08/2025, pode concorrer às vagas do ANEXO II em qualquer QZP.
Para concorrer às vagas do ANEXO I, deve:
- Ter menos de 5 anos de serviço a 31/08/2025;
- Estar em QZP: 39, 40, 41, 42, 44, 45, 46, 51, 59, 60, 61, 62 ou 63.
As vagas estão indicadas no Anexo I sendo a distribuição realizada de acordo com a seriação. Alguns dos pares têm poucas, ou nenhumas, vagas.
- Candidatura: até 1 de dezembro de 2025;
- Resultados: 23 de dezembro de 2025;
- Início do curso: 6 de janeiro de 2026.
A candidatura é feita exclusivamente online em: https://formacao.uab.pt/cps
A candidatura poderá ser consultada em: https://formacao.uab.pt/candidaturas
- Sim, até ao fim do prazo de candidatura.
- Não, após 1 de dezembro de 2025.
Uma certidão de licenciatura discriminada (ou Certidão de Percurso Académico) é um documento que lista todas as unidades curriculares concluídas, respetivas classificações, créditos (se aplicável) e a média final.
A seriação segue a graduação profissional definida pelo Ministério da Educação (Decreto-Lei n.º 287/88). Os candidatos são colocados até ao limite de vagas por par QZP/GR.
- Colocado;
- Não colocado;
- Indeferido liminarmente.
Sim. Os colocados são automaticamente inscritos no CPS.
Sim. Pode apresentar reclamação no prazo de 15 dias úteis após a notificação, dirigida à coordenação científica do CPS (cps@uab.pt).
O plano de estudos inclui unidades curriculares e microcredenciais em Ciências da Educação. O 2.º ano inclui supervisão pedagógica.
1.º Ano: Ensino a distância (e-learning) com avaliação contínua (artigos, ensaios, projetos, fóruns).
2.º Ano: Projeto de Formação e Ação Pedagógica na escola de colocação.
É o documento normativo sobre funcionamento, avaliação, transição de ano, certificação e precedências.
Sim. Estão dispensados da componente PFAP – Projeto de Formação e Ação Pedagógica. Assim, estes docentes apenas realizam o 1.º ano do CPS.
São resolvidas por despacho da Reitora, em articulação com os serviços competentes.
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