Eneagrama como Caminho para o Bem-Estar: Autoconhecimento e Relações Humanas

Apresentação

Este curso tem como objetivo proporcionar uma compreensão aprofundada do Eneagrama como ferramenta de autoconhecimento e transformação pessoal, com foco específico na sua aplicação no setor do turismo. Através do estudo dos nove tipos de personalidade — os eneatipos — os participantes irão explorar os padrões de comportamento, motivações, desafios e formas de interação de cada tipo, com o intuito de aplicar esse conhecimento na melhoria das relações interpessoais, na gestão de equipas e na promoção do bem-estar em contextos turísticos.

O trabalho que sustenta este curso centra-se na utilização do Eneagrama como instrumento de desenvolvimento de pessoas dentro das organizações, com especial ênfase em ambientes ligados ao turismo e hospitalidade. Ao promover o autoconhecimento, esta ferramenta auxilia na compreensão mútua, melhorando o clima organizacional, a qualidade do acolhimento ao turista e a experiência global da pessoa.

Descrevem-se as características dos nove eneatipos, suas características emocionais, modos de agir em equipa e impacto no desempenho diário em ambientes que exigem empatia, atenção ao outro e gestão emocional — características essenciais em qualquer contexto turístico.

A abordagem metodológica será teórico-prática, permitindo que os participantes conheçam os fundamentos do Eneagrama e, posteriormente, explorem formas práticas de aplicação nos seus contextos profissionais. Através da observação e análise das formas de estar e comunicar dos diferentes perfis, os participantes serão capazes de identificar estratégias para oferecer um atendimento mais personalizado, empático e eficiente, contribuindo para a excelência no acolhimento e para a construção de experiências turísticas mais humanas e transformadoras.

A estruturação do curso foi baseada em pesquisa bibliográfica de autores que estudam o Eneagrama nas suas diversas vertentes, incluindo abordagens específicas para contextos profissionais e turísticos. Como resultado esperado, destaca-se o desenvolvimento de competências emocionais e relacionais que favorecem a resolução de conflitos, a cooperação em equipa e a promoção de ambientes harmoniosos. Ao aplicar o Eneagrama no setor do turismo, amplia-se a qualidade da formação dos profissionais e a capacidade de criar experiências mais significativas e acolhedoras para todos os envolvidos.

Destinatarios

São destinatários desta microcredencial:

  • Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas do Turismo;
  • Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras;
  • Interessados na área.

Condições de Frequência

Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta.
Podem candidatar-se:

a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;

b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Critérios de Admissão

1º Ter submetido candidatura completa

2º Ordem cronológica do registo da candidatura

Objetivos

No fim do curso, os participantes deverão ser capazes de:

A presente microcredencial tem como principal objetivo capacitar os estudantes com competências que lhes permitam compreender de forma aprofundada o Eneagrama, reconhecendo a sua relevância enquanto ferramenta de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e interpessoal.

Pretende-se que os participantes sejam capazes de: identificar os nove tipos de personalidade; compreender os seus padrões de comportamento, motivações e desafios, e aplicar esse conhecimento de forma crítica e contextualizada nos ambientes profissionais em que atuam.

Ao integrar esses referenciais à sua prática, os estudantes poderão promover relações mais saudáveis, melhorar a comunicação interpessoal e contribuir ativamente para o bem-estar social e coletivo, com especial ênfase em contextos que exigem empatia, acolhimento e trabalho colaborativo, como é o caso do setor do turismo e da hospitalidade.

Competências

  • Análise crítica do Eneagrama enquanto ferramenta de desenvolvimento humano, considerando os seus limites e potencialidades.
  • Interpretação do Eneagrama como instrumento de apoio à construção de relações interpessoais saudáveis, particularmente em contextos de hospitalidade e atendimento ao público.
  • Domínio dos conceitos fundamentais, das terminologias técnicas e das origens históricas associadas ao Eneagrama.
  • Identificação e descrição dos nove eneatipos, incluindo os seus padrões comportamentais, motivações internas, virtudes, desafios e formas de interação social.
  • Reconhecimento da manifestação prática dos diferentes eneatipos no comportamento de indivíduos em contextos reais.
  • Desconstrução de estereótipos e crenças limitantes relacionados com o Eneagrama, promovendo uma abordagem ética, crítica e fundamentada.
  • Aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre o Eneagrama em contextos profissionais do turismo e da hospitalidade.

Avaliação

A classificação será expressa numa escala de pontuação de 0-20. A aprovação no curso exige classificação igual ou superior a 10 valores. Será feita a seguinte ponderação:

  • Tema 1 – 20% (4 valores)
  • Tema 2 – 20% (4 valores)
  • Tema 3 -20% (4 valores)
  • Trabalho final – 40% (8 valores)

Bibliografia

Costa, V.( 2025) A escolha de UNO: uma viagem através da sabedoria milenar do eneagrama. Editora Leya Oficina do Livro, Lisboa.
Chestnut, B. (2021). O eneagrama completo: O mapa definitivo para o autoconhecimento e a transformação pessoal (L. E. Pereira, Trad.). Pergaminho. (Obra original publicada em 2013)
Jardim, J. (2024). Escola e autocuidado: Fundamentos e práticas para humanizar a educação com base no Eneagrama. SkillsResearch.
Jardim, M. Jacinto & Franco, José & Pereira, Anabela. (2021). História do Eneagrama Da Tradição Oral à Escrita e a Globalização de um Sistema de Autoconhecimento [History of the Enneagram From Oral Tradition to Writing and the Globalization of a Self-Knowledge System]. 10.13140/RG.2.2.27870.56641
Ouspensky, P. D. (2002). O quarto caminho (M. Carvalho, Trad.). Pensamento. (Obra original publicada em 1957).
Riso, D. R. (2003). A sabedoria do Eneagrama: Guia completo para o crescimento psicológico e espiritual dos nove tipos de personalidade. Cultrix.
Guimarães, A. B., Roma, A., & Cursino, N. (2019). Eneagrama com PNL: Descubra como potencializar seu desenvolvimento. Editora Leader.

Estrutura Curricular

Semana 1 – Ambientação e Apresentação Do Curso

Semana 2, 3 – Introdução ao Eneagrama

  • História e origens do Eneagrama: raízes filosóficas e espirituais (Gurdjieff, Ichazo e Naranjo);
  • A estrutura do Eneagrama: os nove tipos de personalidade.

Semana 4 – Identificação, Asas e subtipos

  • Autopreservação (foco na segurança e necessidades básicas)
  • Social (interação em grupos e pertencimento)
  • Sexual (busca por intensidade nos relacionamentos)

Semana 5 – Identificação o seu tipo de personalidade com o eneagrama

Semana 6 e 7 – Como utilizar esse conhecimento para evolução pessoal?

  • Eneagrama nas relações interpessoais: empatia e comunicação assertiva;
  • Eneagrama no ambiente de trabalho: liderança e trabalho em equipe;
  • Eneagrama e inteligência emocional: desenvolvimento da autoconsciência e autorregulação;
  • Como usar o Eneagrama na tomada de decisões e na resolução de conflitos;
    – Relacionamento interpessoal com clientes e colegas.
    – Personalização de serviços de acordo com diferentes perfis de personalidade.

Semana 8 – Finalização do curso e trabalho fina